Imovel financiado e consorcio feito antes casamento como fica em caso de separação?

Há 15 anos ·
Link

Estou prestes a me casar em comunhão parcial de bens. Minha esposa possui dois filhos com (23 e 24 anos ) Porém, no final de 2009 adquiri em meu nome um apartamento na planta, dei uma entrada para a construtora e o restante estou aquardando a Caixa chamar para efetuar o financiamento de tal valor. Além do apartamento, também adquiri um consórcio de veículo em meu nome na mesma época. Estou pagando as mensalidades, porém ainda não fui contemplado. Se porventura ocorrer separação no futuro, terei que dividir o imovel e o carro com minha esposa e os filhos?

11 Respostas
HELDER Adv SP/SP
Há 15 anos ·
Link

Lock Dias

Se os bens foram comprados somente por voce e sem participação de sua futura esposa, os bens que voce adquiriu antes do casamentos são seus. Mas voce terá que pagar as parcelas em seu nome exclusivamente. Resumindo, bens adquiridos antes do casamento não se comunicam. A esposa só terá direito em caso de seu falecimento, quando então entrará como herdeira e meeira ta bom? Abs Helder

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Helder

 Embora tardio, por falta de tempo, envio a vc os meus agradecimentos. 
 As parcelas serão pagas sim em meu nome. Minha preocupação não é com a esposa, mas sim com os filhos. Se eu vier a falecer primeiro, tudo bem. Mas se por acaso ela vier a obito primeiro, meu temor é que tenha que vender tudo ( inclusive o q financiei pela caixa e o consorcio) para dividir com os filhos dela. Eles não ajudam a mãe em nada e não têm participação nenhuma na obtenção dos nossos bens. Seria algo meio q injusto.
 Ela tem uma casa que adquiriu há 2 anos (mas não passou para o nome dela ainda) e um carro que esta financiado no nome dela, mas estamos pagando 50% cada. Essa casa e o carro, embora não concorde, entendo se tiver que ficar com eles, já que foi a mãe que adquiriu. Sou leigo nesses assuntos e qualquer dica que puder me dar, agradeço muito.   Mais uma vez, obrigado.

Abs

Lock Dias

HELDER Adv SP/SP
Há 15 anos ·
Link

RESPONDENDO

• Mas se por acaso ela vier a obito primeiro, meu temor é que tenha que vender tudo ( inclusive o q financiei pela caixa e o consorcio) para dividir com os filhos dela. Neste caso os filhos são herdeiros necessários, portanto são herdeiros e fim de conversa, melhor a fazer, um testamento a seu favor e vice versa.

• Eles não ajudam a mãe em nada e não têm participação nenhuma na obtenção dos nossos bens. Seria algo meio q injusto. É injusto, mas a constituição garante o direito de herança, porém, isso só poderá mudar se ela deixar um testamento cerrado que poderá ser aberto somente em juízo e destinando os bens dela, que ela julgar ser o merecedor, ai não tem jeito, será de quem ela determinar em vida, após a morte.

• Ela tem uma casa que adquiriu há 2 anos (mas não passou para o nome dela ainda) e um carro que esta financiado no nome dela, mas estamos pagando 50% cada. Se vc paga com ela vc tem direito, então oriento para que façam um testamento cada um deixando para o outro.

Pardhal
Há 11 anos ·
Link

Amigos, adquiri um imóvel financiado pela caixa antes do casamento, o financiamento está no meu nome e eu pago as prestações e paguei tudo até hoje. Porém juntamos a renda para financiar um valor maior. Nosso casamento é com comunhão parcial de bens. Em caso de separação ela tem direito ao apartamento?

Anderson M.S.
Há 11 anos ·
Link

Terá.

camila
Há 11 anos ·
Link

ALGUÉM POR FAVOR ME AJUDE, EU FINANCIEI UM APARTAMENTO COM O MEU COMPANHEIRO , AGORA ESTA NA QUINTA PRESTAÇÃO, ELE FOI EMBORA. E O APTO ESTA NO NOME DE NOS DOIS ELE O TITULAR,EU A SEGUNDA COMPRADORA, EU ESTOU PAGANDO AS PRESTAÇÕES NORMAL, PARA EVITAR PERDER E IR PRA LEILÃO E MEU NOME SUJAR ESTOU PAGANDO, TENHO MEDO DE QUANDO TIVER QUASE QUITADO ELE VOLTAR QUERENDO PARTE DELE. O QUE FAÇO?

RONALDO
Há 11 anos ·
Link

minha amiga, Camila, infelizmente, ele terá direito à parte dele até o momento que ele saiu de casa, mas antes de tudo, vc deverá fazer a oficialização de separação de corpos e abandono de lar pelo seu marido. Após a separação, tudo o que você pagar é de seu direito exclusivo, Boa sorte !!!

camila
Há 11 anos ·
Link

Boa tarde, Ronaldo obrigada pela resposta, Meu ex companheiro me ajudou a pagar a prestação do apartamento ate a quinta parcela, esse mês foi a sexta parcela no qual eu paguei sozinha, ele foi embora e me disse que não quer nada porque todo dinheiro gasto com entrada e documentação foi meu, O problema que na caixa juntamos a nossa renda para que a caixa liberasse o credito, e o apartamento ficou no nome de nos dois. Tenho medo de ter problemas futuros, ele voltar e querer o que ele não pagou, porque esta no nome dele também, ele quer passar para meu nome só que a caixa não passa agora por causa da minha renda, o que ele pagou já falei pra ele que vou devolver ele não quer.

Vou verificar como proceder sobre abandono de lar, oficialização de separação de corpos.

SE ALGUÉM MAIS TIVER UMA OPINIÃO AGRADEÇO.

Wilson
Advertido
Há 11 anos ·
Link

Faça o reconhecimento e dissolução de união estavel para evitar problemas futuros.

Caso ele abra mão na justiça poderá ficar tranquila.

Lina Marques
Há 10 anos ·
Link

Boa Tarde!

Tenho dois questionamentos ligados:

1 - Irei me casar com comunhão parcial de bens, ele irá dar entrada na nossa casa e financiar no nome dele antes do casamento, após o casamento iremos pagar 50% cada um das parcelas da casa. Gostaria de saber se vier a termo o casamento tenho direito ao que paguei do financiamento até o justo momento? (Sei que não tenho direito ao imóvel por não estar em meu nome e ter sido adquirido antes do casamento) E quais seriam as demais hipóteses de julgamento do Juiz à meu favor?

2 - Tenho um consórcio de um imóvel em andamento. Tenho em vista o caso de ser contemplada após o casamento, dar-se o imóvel um bem adquirido antes (direito meu), ou adquirido após o casamento em comunhão parcial (direito de ambos) ?

Desde já Agradeço!

Manoel Nazario Ferreira Neto
Há 10 anos ·
Link

Gostaria de fazer uma pergunta: Financiei uma casa em meu nome e casei no regime de separação parcial de bens, minha esposa não trabalha e quem paga a casa sou eu. ELA TEM DIREITO SOBRE A CASA? MESMO SEM PAGAR?

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos