Procuro ajuda para montar 2 peças buscando fixaçao de aluguel de imóvel.

1-O proprietário faleceu, deixando uma viúva no imóvel. As herdeiras filhas buscam a fixação de valor de aluguel para cobrar de suas quotas-parte da viúva que no imóvel reside há muito tempo.

2-Um cidadão adquiriu 1/3 de um imóvel, que tem mais 2 condôminos. Um desses dois condôminos mora no imóvel há vários anos sem pagar aluguel. O adquirente pretende cobrar aluguel de sua quota-parte do imóvel do condômino que nele reside.

Caso alguém tenha um modelo de ação equivalente espero ajuda.

Grata.

Respostas

    ?

    Zenaide Sábado, 04 de junho de 2005, 11h23min

    1-O proprietário faleceu, deixando uma viúva no imóvel. As herdeiras filhas buscam a fixação de valor de aluguel para cobrar de suas quotas-parte da viúva que no imóvel reside há muito tempo.
    R: Se o imóvel é o único deixado pelo falecido, a viúva tem o direito de habitação sobre ele. Portanto, as herdeiras não podem cobrar o aluguel;

    2-Um cidadão adquiriu 1/3 de um imóvel, que tem mais 2 condôminos. Um desses dois condôminos mora no imóvel há vários anos sem pagar aluguel. O adquirente pretende cobrar aluguel de sua quota-parte do imóvel do condômino que nele reside.

    R: O condômino deverá fazer a avaliação para saber qual o aluguel deverá ser cobrado , e pedir 1/3 que é a parte que lhe cabe.