Estou preocupado ! Meu Neto foi literalmente raptado pela minha ex nora. Meu filho ingressou na justiça com separação litigiosa pedindo a guarda da criança. Aguardamos audiência para os próximos dias. Percebemos pelas ligações (poucas e difícieis), que meu Neto está sendo alienado. Às vezes recusa-se a falar com os familiares, e sai da boca dele ,(de apenas 8 anos), palavras e frases incompatíveis com a idade mental dele. - Quando vivia com minha familia, sempre demonstrou forte influência (negativa), por parte da mãe em relação à família do pai. Basicamente foi criado dentro da minha casa, onde era muito feliz e uma criança saudável, muito querida. - Sempre teve verdadeira adoração pelo pai e pela avó paterna. - Levado do nosso convivio, vive hoje na casa da familia da minha ex-nora. Temos as conversas gravadas, etc. É um caso típico de Alienação Parental ! - Estou muito preocupado, pois , meu neto está numa casa em que o único homem, (parente em primeiro grau), é, segundo informações seguras, homossexual não assumido. - Notamos pelas poucas conversas que meu Neto está sofrendo forte influência desse tio, assumindo o modo de falar e os trejeitos, uma vez que passa muito tempo com ele. Não sou homofóbico pois acredito que cada um, em seu livre arbítrio, tem o direito de fazer com sua vida o que bem entender, contudo, acredito que uma criança em idade de formação ainda não tem livre arbítrio. - Sei também que o fato de conviver nessa situação não necessariamente poderá torná-lo um homosexual também, contudo, não gostaria de expor meu neto a esse risco. Pergunto : A falta de uma referência masculina (de fato) ou na situação exposta, poderia ser considerada perante a lei de familia, como justa para pleitear a guarda da criança ?

Respostas

    L

    Lilian29 Sexta, 12 de novembro de 2010, 13h05min

    Bem, o seu filho, que é o pai do menor e, portanto, tem o interesse de agir na causa deve reiterar a tese de alienação parental na audiência, pois da sua pergunta esse é o ponto juridicamente relevante.
    Quanto a ausência de influência masculina, muitas crianças são criadas sem a presença do pai e até em famílias só de mulheres. Não é o recomendado, especialmente quando a criança tem pai, mas nem sempre o mesmo quer criá-la. Outras vezes é falecido ou mesmo desconhecido. Não é proibido. Agora, seu filho está vivo e se quer participar, ele e o filho possuem esse direito.
    Já em relação ao tio homossexual, alguns juízes tem concedido a adoção de crianças por casais homossexuais e jamais soube de uma decisão que impedisse, evitasse ou limitasse a convivência com homossexual, seja assumido ou não. Não vou entrar em méritos religiosos, culturais ou psicológicos, mas do ponto de vista jurídico não creio que haja problema.

    Diga ao seu filho que se concentre na alienação parental, esse é meu conselho.

    P

    Paulo Fonseca,adv Sexta, 12 de novembro de 2010, 13h33min

    Lourdinha, bem sintetizada a resposta, parabéns.

    L

    Lilian29 Sexta, 12 de novembro de 2010, 21h50min

    Obrigada Dr Paulo. Fico feliz em saber que o colega concorda com meu parecer.

    T

    Ten.Reformado. Sexta, 12 de novembro de 2010, 23h02min

    Quanto preconceito!Tem muitos filhos que nascem de pais heteroxual e tem uma orientação homosexual como explicar?Senhor TSUKU se seu filhor resolver ser homosexual não vai ser por "influência" do tio e de ninguém...Conheço filhos de homossexuais e nem por isso eles também são,como também conheço filhos de pais heteroxuais e tem uma orientação homosexual como explicar???
    Agora cá pra nós risco é seu neto crescer um homem mau cater e preconceituoso,onde nao respeita as diferenças...Se ele tiver que ser homossexual nao deixará de ser seu neto,pois tem muitos homossexual trabalhadores,que pagam seus imposto e que precisam ser respeitados!Deveres muitos tem,mas direito a sociedade hipocrita usurpa!
    Primeiramente esteja de coração e alma leve para aceitar seu neto seja homossexual ou nao,pois só o tempo irá dizer.

    F

    FJ-Brasil (Morreu)-Fim do Mundo Suspenso Sábado, 13 de novembro de 2010, 11h12min

    Tsuku,
    enquanto não tem uma decisão judicial, a guarda pertence a mãe, isso signigica que não houve rapto (sequestro). Questão da guarda do filho, a justiça vai entender o que é o melhor interesse da criança. Tome cuidado com esses argumentos, em relação a familia da sua nora. pois a questão do tio ser ou não homossexual, em nada vai influenciar um juiz, dependendo do ponto de vista moral. o seu filho ainda poderá tomar alguns puxões de orelha do juiz, caso diga as barbaridades que vc relatou, principalmente o preconceito. hoje nas varas de familia, no direito da famlia, estamos passando por um crescimento enorme, pois o mais importante para o filho, é a afetividade, entendeu? amor, carinho, afeto, educação, limites. isso é o que os pais devem fazer pelos filhos. em relação a alienação parental, voces tem somente indicios de alienação. ja é suficiente para o juiz determinar que a criança passe por estudo psicossocial, e em muitos casos as familias tbm. uma orientação, não fale mais sobre o homessexualismo. pois vcs podem estar criando provas contra si mesmo. e a mãe acusa-los de alienação parental.