Cachorro Grande em Apartamento

Há 15 anos ·
Link

Oi. alguém saberia me dizer qual é a posição da justiça no tocante à permanencia ou não de cachorro de grande porte em apartamento?

Agradeço a resposta

24 Respostas
página 1 de 2
Beth Almeida
Há 15 anos ·
Link

É preciso ver o que diz a convenção e o regulamento do condomínio. Geralmente é permitido animais de pequeno porte mas pessoas, por motivos de segurança, acabam trocando as casas por apartamentos e claro não querem abrir mão dos seus animais de estimação.

Pode ser que a convenção e o regulamento prevejam multa para os casos abusivos.

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Quanto mais eu conheço os humanos, mais eu amo o meu cachorro.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Oi Beth

Na verdade a convenção é antiga e proibe a presença de animais. Entretanto nós sabemos que atualmente isso é abusivo e permitimos a presença dos mesmos. Só que esse cachorro é muito grande (e dócil) e eu gostaria de agir de acordo com a lei, porque os vizinhos se sentem em posição de insegurança.

oi Carlos

Eu também gosto de cachorro e gostaria de arrumar uma saída para esse ficar no prédio, mas não posso impor minha vontade, não é mesmo? O que eu busco são saídas legas, ou ao menos jurisprudencia a respeito. Se vc tiver alguma, por favor eu agradeço.

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Marisa...

O cachorro é seu? se for, lute a até o final e não deixe que tirem o seu cachorro!!!

Tem vizinho fresco e babaca que implica com tudo, pois você mesmo disse que ele é grande, porém dócil.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Oi

Na verdade o cachorro não é meu. Mas eu sou síndica e o pessoal está me apertando. O cachorro realmente é muito grande, se ele resolver atacar ninguém segura. Por isso eu preciso de uma sapida que seja legal e justa.

Agradecida

Beth Almeida
Há 15 anos ·
Link

Você pode pedir ao dono do animal que deixe o cachorro com algum parente que more em casa e que tenha quintal pois quanto maior for o cão, maior espaço ele necessitará. Também é preciso ver quanto aos latidos, se o dono mantém todas as vacinas em dia e é óbvio, a higiene do cão (banho, tosa, andar sempre de coleira, não usar elevador social), etc. Enfim, se os demais condôminos estão incomodados alguma insatisfação eles tem. Então faça uma reunião com os moradores pra ver qual a melhor saída para esse impasse. Geralmente os prédios não tem local adequado para os animais "fazerem as suas necessidades" e nem os funcionários do prédio são obrigados a "limpar" o que eles sujam.

Ouvindo as opiniões/reivindicações de todos vai ser mais fácil achar uma saída sem se comprometer. O síndico vai agir em nome de todos e com imparcialidade.

Cecília.
Há 15 anos ·
Link

Olá, Aproveitando o tópico... Vou me mudar para um apartamento de cobertura. A opção por cobertura é exatamente por eu ser proprietária de dois cães grandes. Ambos absolutamente mansos. Nenhum dos dois late. A convensão do condomínio diz apenas que os cães não podem permanecer na área comum e quando forem sair dos apartamentos devem estar no colo dos donos. Não fala sobre tamanho... Considerando que é humanamente impossivel carregar no colo um cãe de 50kg, pensei em adquirir uma caixa de transportes com rodas. Coloco um cão de cada vez na caixa, ainda no apartamento, desço pelo elevador, levo pra rua e busco o outro. Pela experiencia de vocês, será que ainda assim posso ter problemas com os vizinhos? Quais são meus direitos, considerando que não pretendo em hipótese alguma desrespeitar as regras do condomínio? Meus cães só circularão pelas áreas comuns em caixas... Estou realmente apreensiva... alguém pode me dar uma sugestão?

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Cecília....

Antes de mais nada esqueça os vizinhos, você não deve nada a eles, a idéia da caixa com rodas é ótima, fazendo dessa maneira não vejo problema algum principalmente se eles forem dóceis.

Possuir um animal de estimação é um direito seu ou de qualquer outra pessoa, desde que ele não venha causar prejuizos a nenhum morador.

Dê uma lida nessa matéria: http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1885617/tj-mantem-decisao-que-determinou-permanencia-de-animal-em-condominio

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Carlos

Aproveitando a brecha, lá vou eu de novo: no meu caso eu estava me desgastando para o cachorro poder ficar no ape. Só que a dona do cachorro está partindo para o abuso. Esclarecendo:

  • prédio de temporada, poucos moradores, ela cansou de ser avisada que o cachorro não pode ficar tansitando na área comum, e mesmo assim ela leva o bicho para tomar água no lava pés. Todo dia. Tenho Imagens. Isso já é falta de higiene porque crianças usam o lava pés, que aliás é para uso de seres humanos e não animais.

  • trata-se de um dog alemão, maior do que isso impossível. Ela insiste em deixar a sua porta aberta e isso causa um transtorno real - o bicho fede e impregna o andar com cheiro de cachorro; um transtorno potencial - por mais que o animal seja dócil, cachorro não se confessa, se ele resolver atacar ninguém contem. Custava ela manter a porta fechada? Ao lado mora um bebe e de outro lado um casal de idosos.

Diante desses fatos, o que vocês me aconselham?

Abraços

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Então Marisa como eu havia explicado em minha última postagem, todos tem direito de ter animais de estimação, porém existem as obrigações e pelo o seu relato essa sua vizinha está agindo de maneira incorreta. Mande uma carta para ela com aviso de recebimento ( AR ) relatando o que vem acontecendo e pedindo para a mesma tomar as medidas cabíveis quanto a higiene do animal. Se nada for feito, junte todas as provas e converse com os demais vizinhos, procure um advogado de sua confiança e boa sorte. Você diz que o cachorro fede, além disso você observa mais algum tipo de mau trato, o cachorro tem espaço suficiente dentro da casa? Existe um site: http://www.pea.org.br, existem links para denunciar abusos ( se for o caso da sua vizinha )

Abraços.

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Sou colaborador da SUIPA aqui do Rio de Janeiro, e repudio qualquer tipo de maus tratos a animais.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Carlos

Eu adquiri o relatório da UIPA de São Paulo para subsidiar meu voto no conselho de que o cachorro fica. Mas veja, ela se comprometeu que o animal apenas circularia pelas áreas comuns do prédio no espaço necessário para entrar e sair, e devidamente contido por mordaça, como determina a lei aqui em SAMPA. Ele é manso, com ela nenhum problema, mas volto a perguntar: a porta fica aberta, ele fica solto, se ele se assusta com algo e ataca alguém?

Quanto ao espaço, o ape é o que aqui se chama "kitão" é pequeno mas até aí, e não sei se você vai concordar comigo, também é pequeno para crianças e têm famílias morando. O cachorro passa o dia sozinho mas não late, sinal que não está estressado e sai todos os dias, então eu não posso em sã consciencia acusa-la de maus tratos.

Eu já tentei mandar notificação que ela simplesmente se negou a receber, então notifiquei o proprietário e tudo indica que isso vai acabar na justiça, embora eu preferisse o contrário.

Obrigada por suas respostas, abraços

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Ele é manso, com ela nenhum problema, mas volto a perguntar: a porta fica aberta, ele fica solto, se ele se assusta com algo e ataca alguém?

Resp: Se ele machucar alguém quem responde e a dona, é ela quem tem que tomar os cuidados necessários.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Desculpe o abuso, mas e o síndico?

No mínimo ele se estrepa também porque vão dizer que a assembleia quer o cachorro fora, os condôminos querem o cachorro fora (tem abaixo assinado sobre isso) e ele não faz nada.

Eu entendo a posição dele: a convenção proibe animais mas tem um monte de pets no prédio e a gente nunca fez valer um item da convenção que a gente sabe que não se sustenta. O problema é a atitude dessa pessoa, todos entram e saem com o pet no colo, ninguém espera que ela faça isso com um dog alemão, mas a gente esperava que ele fosse ficar no ape, ninguém contava com o bicho tomando água e se refrescando onde as crianças tomam banho, (é praia OK).

Tudo bem que criminalmente ela responde, mas isso não justifica deixarmos continuar uma situação de risco, porque os machucados ninguém tira depois.

Enfim, vamos ver, já demos prazo ao proprietário (ela é inquilina) para que o cachorro saia. Mas como ela diz que não sai, lá vamos nós para a justiça. Só não sei ainda se será contra o condômino ou a inquilina.

Grata, abraços

Cecília.
Há 15 anos ·
Link

Marisa, Eu estou do outro lado, sou a dona dos cães, mas são pessoas como a sua vizinha que atrapalham gente como eu... É por atitudes assim que as pessoas partem do pressuposto que cães grandes são inconvenientes e incompatíveis com apartamentos... se o dono não tem senso é dificil mesmo conversr... Eu ainda não me mudei, já olhei o partamento disposta a subir 7 lances de escada só pra não colocar meus dois cães no elevador. Agora que descobri que eles não podem transitar pelas areas comuns nem pra entrar e sair já decidi comprar uma caixa de transporte e empurrar um de cada vez pra casa... desculpe, mas sua vizinha parece não se importar tanto assim com os cães dela... Boa sorte e desculpe o desabafo...

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Situação compllicada essa, o sindico tem que tomar alguma providência a respeito, já que a maioria quer o cachorrão fora do predio e você mesmo disse que ele não toma nenhuma atitude, se um dia acontecer algum ataque ao meu entender o condomínio é responsabilizado.

Quando você notificou o proprietário foi pelos correios ou pessoalmente? se foi pessoalmente é melhor que seja pelos correios. ( AR )

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Oi Carlos

Nós entregamos a notificação pessoalmente e o proprietário assinou de boa. Só que a dona do cachorro é inquilina. No mais o proprietário que mora em outro estado, deu um prazo para ela sair do ape ou tirar o cachorro, só que esse prazo não vai ser cumprido. Daí ele pediu ao síndico (que também não mora na cidade) para estar no prédio no dia que vence o prazo.

Pois bem eu também vou largar minhas coisas e estarei presente, mas não tem o que nós possamos fazer, não dá para entrarmos no ape e expulsar o cachorro, não pe mesmo: Infelizmente só via justiça.

Oi Cecilia

Tenta entrar no site da globo, no programa SP TV e baixe uma matéria que fala justamente sobre animais em apartamentos. Eu considero exagerado o animal não poder nem entrar e sair. Concordo, elevador de serviço, se houver gente vamos dar prioridade, mas proibir por proibir nunca foi de meu agrado. Mas veja a matéria, quem sabe te da alguma luz.

Abraços

Carlos Alberto F. B.
Há 15 anos ·
Link

Marisa....

Então só pela justiça mesmo.

Boa sorte.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Vou precisar. Depois eu conto o que aconteceu.

Abraços

maspp- Rio de Janeiro
Há 15 anos ·
Link

Marisa | S�o Paulo/SP,

Na convenção do prédio que administro se fala que não pode animais. E como não queremos ter proprietários insatisfeito e inquilino também, fazemos vista grossa, desde que o cachorro não incomode os moradores.

Estou com o mesmo problema no meu prédio, estou conversando com o inquilino, para ver a melhor maneira possível, para que todos fiquem satisfeito.

Fico com dó, mas eu não gosto de cachorro, mas nem por isso quero ele fora do prédio, tenho meus motivos por não gostar de cachorro.

Tente uma conversa com os moradores e resolva da melhor maneira.

Boa sorte

Esta pergunta foi fechada
Há 8 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos