INICIO DA SESSÃO: PORQUE TEMOS QUE LEVANTAR?

Há 15 anos ·
Link

Assisti pela primeira vez uma Sessão de Julgamento de Tribunal (TST - SDI-I). Quando os magistrados chegaram todos tiveram que se levantar, e só apos autorização nos voltamos a nos sentar.

Obviamente temos que ter um comportamento respeitoso, mas será que isso nao é exagero? Outro lugar assim, só na Igreja, no momento da missa....

Existe ordem legal para que essa regra seja obrigatória? Se existir, ainda sim tem pertinência constitucional, ou seja, tem fundamento?

Se alguem se recusa a levantar? O que podem fazer?

11 Respostas
CLTeodoro
Há 15 anos ·
Link

Luiz, essa cerimônia toda vem do tempo da idade antiga e média quando os julgadores eram os mais sábios, ou no caso da idade média o senhor feudal, o bispo e às vezes o próprio rei ou rainha. Mas isso claro vc sabe. O costume ficou. Acho maravilhoso, pois o nosso judiciário já está tão desacreditado, um pouquinho de respeito não faz mal a ninguém, vc não acha?

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Só que tem magistrado que recebe reverência demais, pode achar mesmo que é "superior"...

ISS
Há 15 anos ·
Link

Com tanta coisa para se preocupar!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

CLTeodoro
Há 15 anos ·
Link

Luiz, como dizem existe o DEUSembargador. Mas não se preocupe, faça o seu papel de procurador. Defenda os direitos do seu cliente, de acordo com a lei. Não perca a fé no Poder Judiciário. Boa Sorte.

ISS, temos MUITAS COISAS para nos preocuparmos, realmente. O mundo anda um caos. Pessoas são julgadas por causa de aparência física, opção sexual, por seguirem determinada religião (lembra o que aconteceu com os Judeus?). Mas isso é fórum, onde devemos esclarecer dúvidas, sejam elas quais forem. Abraços.

Adv. Antonio Gomes
Há 15 anos ·
Link

Trata-se de EDUCAÇÃO.

V ejamos o CAPÍTULO II - Dos Direitos do Advogado

    Art. 6º Não há hierarquia nem subordinação entre advogados, magistrados e membros do Ministério Público, devendo todos tratar-se com consideração e respeito recíprocos.

    Parágrafo único. As autoridades, os servidores públicos e os serventuários da justiça devem dispensar ao advogado, no exercício da profissão, tratamento compatível com a dignidade da advocacia e condições adequadas a seu desempenho.

Lei Federal8906/94

Contador.SP
Há 15 anos ·
Link

Luiz, fui militar por muitos anos e também exite esse mesmo comportamento na entrada de um superior em uma sala ou lugar fechado onde os presentes são de patente inferior. Esse comportamento de fato é um sinal de respeito a patente e não ao homem que a ostenta. Tem haver com a mesma atitude que temos quando estamos sentados e somos apresentados a uma senhora que chega a nossa mesa e por um comportamento respeitoso nos levatamos e fazemos as reverencias e só retornamos a sentar depois dela estar bem acomodada. Veja que nos quartéis vc seria preso por falta de respeito, no caso da senhora que lhe fosse apresentada vc já iria contar com a má vontade dela, visto que todos ao redor da mesa se levantaram, então pra que chamar para vc a ira dos vaidosos ou das mulheres. Se é tradição não se discute, é feito a fé vc crê ou não crê, mas sempre será lembrado como rebelde ou sem educação cristã se agir contrário. Por isso aconselho, embora vc não esteja pedindo conselho, que vc levante e siga os costumes da casa e quando chegar ao SUPREMO TRIBUNAL vc tenta mudar as regras, Eu como não cheguei a general não tive a oportunidade de mudar as regras e assim achei por bem saber a hora de sair do exército.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 15 anos ·
Link

Juiz Criminal é Deus.

Se existe o inferno na Terra ele é lá nas penitenciárias, e quem decide quem fica no paraíso ou vai para inferno é o juiz criminal. Esse é o Deus da terra.

ISS
Há 15 anos ·
Link

quem decide na verdade é o sujeito que comete o crime, ou será culpa da vítima?

Cavaleiro do Apocalipse
Há 15 anos ·
Link

Não estava me referindo ao comportamento, ação da réu.

Existem 1001 teses para absolver e 1001 teses para condenar. Basta o juiz escolher uma. E quando não há nenhuma, ele inventa um princípio na hora, para decidir como ele quiser, ou, como eles dizem, “decido conforme minha consciência”.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 15 anos ·
Link

Vamos analisar alguns exemplos do que afirmei acima?

São casos fáceis de identificar a deturpação de teorias e a criação de novas teorias e princípios ad hoc.

Cavaleiro do Apocalipse
Há 15 anos ·
Link

“As pessoas fazem história sob condições que não escolhem” (Marx).

“O povo faz suas próprias vidas sob condições que não escolhe” (Bauman).

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos