"A" separado de fato de "B", em vias de requerer a separação judicial, cuja renda mensal está vinculada a especulação e/ou compra e venda de imóveis, utiliza-se de "C" para realizar negócios, objetivando que os imóveis negociados, não ingressem na comunhão de bens. Pergunta-se:

O negócio jurídico é nulo ou anulável ?

Respostas

    ?

    jurandir Terça, 18 de outubro de 2005, 8h03min

    É nulo, porque se trata de simulação.

    ?

    Marcos Sábado, 22 de outubro de 2005, 19h11min

    Art. 167. É nulo o negócio jurídico simulado, mas subsistirá o que se dissimulou, se válido for na substância e na forma.

    Ou seja será nulo se tinha como intenção lesar o conjugê, e o conjugê alega a nulidade.

    Não será nulo nem anulável, se for recursos próprios advindos depois da separação de fato sem nexo com o casamento.

    Apesar de ser nulo se for com intuito de lesar o cojunge mas o mesmo(a) não se pronunciar entra na segunda parte do artigo citado será ´valido na forma e na inteção.

    Atenção corre prazo decadencial, salvo má-fé