Foi adquirido da concessionária de Curitiba um veículo zero, financiado pelo Banco com Alienação Fiduciária em 48 prestações mensais. Foi pago 6 prestações onde foi investido vários acessórios no veículo como: rodas, cd, engate etc., após adquirir o veículo ao receber o carnê do banco achou que foi lesado e que os valores das prestações estavam além dos normais, o mesmo tentou negociar com o banco porém não deram nenhuma atenção, acabou atrasando algumas prestações. O banco entrou com a liminar de busca e apreensão em outra cidade (Piraquara Pr.), próximo a Curitiba, tomando o veículo que estava estacionado em Colombo Pr. onde trabalhava. Foi contestado, alegando que a ação deveria ser no fórum de Curitiba, reclamando das cobranças abusivas do contrato, solicitando a devolução dos valores já efetuados e investidos, porém o juiz deu favorável ao Banco em sua apreensão. Ingressei com o recurso de apelação. Gostaria de entrar com uma ação no fórum de Curitiba contra ABN Anro Bank pois o contrato foi formalizado em Curitiba, para a restituição dos valores pagos e investidos no veículo. Caberia a ação de revisão do contrato de alienação fiduciária com purgação de mora ? Qual ação que poderia ingressar para poder reaver os valores investidos no veículo e as prestações pagas? O veículo já está de posse ao banco,e o cliente não quer mais reaver o veículo se possível venho solicitar alguns modelos de petição. Agradeço pela Vossa atenção. Obrigado

Respostas

    ?

    jurandir Quarta, 26 de outubro de 2005, 8h15min

    Depois da apreensão, o veículo é vendido pelo Banco e o saldo favorável ao consumidor, se existir, deverá ser restituído a ele. É difícil existir saldo favorável ao mutuário, mas pode acontecer. O valor dos acessórios instalados no veículo não pode ser restituído separadamente. É a velha regra segundo a qual o acessório segue a sorte do principal.
    Devolução dos valores pagos? Ora, o consumidor usou o bem, pagou apenas seis parcelas de quarenta e oito, deixou de pagar e ainda quer receber o valor pago de volta? Francamente, isso não parece ser razoável.