cabe açao de cobrança por serviços prestados, sem ter nenhum doc assinado pela pessoa que nao quer pagar o serviço???

pois meu tio prestou serviço de fazer um murro, todavia a mulher nao quer paga-lo a qtia de 1000 reais. pergunto cabe açao de cobrança? posso provar por testemunhas? sera via juizado especial civel ou a justiça comum?? cabe pedir justiça gratuita com advogado constituido no caso eu seu sobrinho??? os senhores poderiam me enviar um modelo so pra mimter uma base ...

desde ja agradeço a todos que me ajudarem, pois sou recem formado e meu tio é meu 1 cliente e quero agrada-lo sem erros...

Respostas

    ?

    jurandir Terça, 01 de novembro de 2005, 7h59min

    Tem certeza que você é advogado?

    ?

    angela lima Terça, 01 de novembro de 2005, 15h36min

    Dr. Jurandir

    Por incrível que pareça, tive a mesma dúvida quando li a indagação do Sr. Bruno...

    ?

    Marcos Sábado, 05 de novembro de 2005, 22h20min

    Bom vou responder
    A partir da emenda n°45 no final do ano passado.
    A competência e da justiça do trabalho para relações de trabalho antes era somente de emprego.
    Ou seja como é contrato de pequena empreitada, entre com um pedido direto na justiça do trabalho.
    Vc pode provar somente com testemunhas.
    Como vc tem pouca experiência e bom orientar-se com um advogado da vossa cidade.

    ?

    Tatiane de Lima Segunda, 07 de novembro de 2005, 12h01min

    Olha Bruno, lendo a sua dúvida a primeira questão que me vem em mente é onde vc se formou.
    Acredito que deva se preocupar, e começar a estudar.

    ?

    Rodrigo Braga Segunda, 07 de novembro de 2005, 13h19min

    Bruno, peça a seu tio que procure a justiça trabalhista, não precisa de advogado e pode ser provado por testemunhas. O trabalhador avulso, que deve ser a questão em debate, não tem os mesmos direitos do trabalhador comum mas pode cobrar os seus valores na justiça do trabalho. Não deixe de estudar, principalmente a língua portuguesa.

    ?

    clara Terça, 08 de novembro de 2005, 15h38min

    Vc passou na prova da OAB?????

    ?

    adriana Terça, 08 de novembro de 2005, 16h34min

    Qdo casei foi em comunhão parcial de bens, vivi durante 15 anos com meu exmarido, me separei a 1 ano e 8 meses,ele so aceitava se eu abrisse mão dos meus direitos e tive q abrir, inclusive da nossa casa q terá q ser vendida e divida ao meio sendo q é normal q o divorcio so saia com 2 anos, ele e o advogado dele levaram duas testemunhas falsas uma das quais nunca tinha visto nem ele a mim, q falaram perante ao juiz q estavamos separados a mais de 2 anos, outra temos 3 filhos, a pensão q ele dá é irrisoria, aceitei na época pq falou q seria somente pra alimentação, como ficou, so q hoje ele quer q eu arque com despesas como vestuario, e realmente n tenho condições, ele paga minha faculdade e tenho medo de entrar na justiça contra ele, pois preciso terminar meu curso, me iluminem por favorr.

    ?

    bruno Quarta, 09 de novembro de 2005, 19h42min

    SOU ADVOGADO DE UMA EMPRESA - SBT . COLOQUEI ESTA PERGUNTINHA IDIOTA SO PARA VER COMO ANDA A HUMILDADE DAS PESSOAS E PELO QUE PERCEBI TODOS SE ACHAM OS MELHORES E PASSAM POR CIMA DAQUELES QUE NAO DEMONSTAM UM CERTO CONHECIMENTO COMO OS SEUS, TUDO BEM QUE A PERGUNTA É IDIOTA, MAIS QUASE TODOS SO SE PREOCUPARAM COM O DETALHE DA PERGUNTA COM SEUS ERROS E TUDO MAIS E APENAS O SENHOR MARCOS DEMONSTROU HUMILDADE E RESPONDEU.MUITO OBRIGADO DOUTOR MARCOS. SERA QUE ESTES QUE SO OFEDERAM REALMENTE SABERIAM RESPONDER A ESTA PERGUNTA INSIGNIFICANTE? CREIO QUE NAO, POIS TODOS BATERAM NA MESMA TECLA ...DE FAZER POUCO CASO PARA A DUVIDA APRESENTADA, E AQUELE QUE REALMENTE SABE NAO DEMONSTRA ARROGANCIA E NEM DESCASO POR NENHUMA DUVIDA E NEM POR QUEM A PERGUNTA PODE SER DE UM MENDIGO A UM JUIZ, MAS TODOS SAO HUMANOS E DEVEM SER TRATADOS COM O MESMO RESPEITO.

    COLOQUEI ESTA PERGUNTINHA INSIGNIFICANTE SO PARA TESTA-LOS CLARO QUE SABIA ESTA RESPOSTA ENTREI SO PARA VER O GRAU DAS RESPOSTAS E FOI O BASTANTE PARA QUE EU CHEGASSE A VARIAS CONCLUSOES.

    SEM Mais DELONGAS, FALAMOS E ABOMINAMOS O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS - GEORGE BUSH, MAS O QUE VCS FIZERAM AQUI FOI UM COMEÇO E UMA CONFIRMAÇÃO DO VELHO DITADO: QUER CONHECER UMA PESSOA BASTA DAR PODERES A ELA.

    VCS AINDA NAO TEM " PODERES" PARA "GOVERNAR" UMA NAÇÃO ESPERO QUE NUNCA TENHAM POIS PERTO DISSO O MUNDO EM VOSSAS MAOS, OS HORRORES QUE O PERSIDENTE BUSH FEZ E ESTA FAZENDONAO DERIA NADA PERTO DO QUE VCS FARIAM.
    BASTARIA UM MINISTRO DA CHINA PERGUNTA ALGO "INSIGNIFICANTE" PARA VCS RECHAÇA-LOS...

    FIQUEM COM SUAS IRONIAS DE SEM RESPEITO E LEMBRE-SE SER HUMILDE AS VEZES NOS ABREM MUITAS PORTAS... LEIAM A BIBLIA.

    SEI QUE VCS VAO IRONIZAR NOVAMENTE O QUE EU DISSE MAIS JA ERA DE ESPERAR, OS MAIS IMPORTANTES CIENTISTAS DA HISTORIA TB FORAM HUMILHADOS POR INSIPIENTES COMO VCS.

    SOU ADVOGADO DO SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISAO.

    ?

    bruno Quarta, 09 de novembro de 2005, 19h43min

    SOU ADVOGADO DE UMA EMPRESA - SBT . COLOQUEI ESTA PERGUNTINHA IDIOTA SO PARA VER COMO ANDA A HUMILDADE DAS PESSOAS E PELO QUE PERCEBI TODOS SE ACHAM OS MELHORES E PASSAM POR CIMA DAQUELES QUE NAO DEMONSTAM UM CERTO CONHECIMENTO COMO OS SEUS, TUDO BEM QUE A PERGUNTA É IDIOTA, MAIS QUASE TODOS SO SE PREOCUPARAM COM O DETALHE DA PERGUNTA COM SEUS ERROS E TUDO MAIS E APENAS O SENHOR MARCOS DEMONSTROU HUMILDADE E RESPONDEU.MUITO OBRIGADO DOUTOR MARCOS. SERA QUE ESTES QUE SO OFEDERAM REALMENTE SABERIAM RESPONDER A ESTA PERGUNTA INSIGNIFICANTE? CREIO QUE NAO, POIS TODOS BATERAM NA MESMA TECLA ...DE FAZER POUCO CASO PARA A DUVIDA APRESENTADA, E AQUELE QUE REALMENTE SABE NAO DEMONSTRA ARROGANCIA E NEM DESCASO POR NENHUMA DUVIDA E NEM POR QUEM A PERGUNTA PODE SER DE UM MENDIGO A UM JUIZ, MAS TODOS SAO HUMANOS E DEVEM SER TRATADOS COM O MESMO RESPEITO.

    COLOQUEI ESTA PERGUNTINHA INSIGNIFICANTE SO PARA TESTA-LOS CLARO QUE SABIA ESTA RESPOSTA ENTREI SO PARA VER O GRAU DAS RESPOSTAS E FOI O BASTANTE PARA QUE EU CHEGASSE A VARIAS CONCLUSOES.

    SEM Mais DELONGAS, FALAMOS E ABOMINAMOS O PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS - GEORGE BUSH, MAS O QUE VCS FIZERAM AQUI FOI UM COMEÇO E UMA CONFIRMAÇÃO DO VELHO DITADO: QUER CONHECER UMA PESSOA BASTA DAR PODERES A ELA.

    VCS AINDA NAO TEM " PODERES" PARA "GOVERNAR" UMA NAÇÃO ESPERO QUE NUNCA TENHAM POIS PERTO DISSO O MUNDO EM VOSSAS MAOS, OS HORRORES QUE O PERSIDENTE BUSH FEZ E ESTA FAZENDONAO DERIA NADA PERTO DO QUE VCS FARIAM.
    BASTARIA UM MINISTRO DA CHINA PERGUNTA ALGO "INSIGNIFICANTE" PARA VCS RECHAÇA-LOS...

    FIQUEM COM SUAS IRONIAS DE SEM RESPEITO E LEMBRE-SE SER HUMILDE AS VEZES NOS ABREM MUITAS PORTAS... LEIAM A BIBLIA.

    SEI QUE VCS VAO IRONIZAR NOVAMENTE O QUE EU DISSE MAIS JA ERA DE ESPERAR, OS MAIS IMPORTANTES CIENTISTAS DA HISTORIA TB FORAM HUMILHADOS POR INSIPIENTES COMO VCS.

    SOU ADVOGADO

    ?

    Carlos Terça, 15 de novembro de 2005, 23h51min

    Sr. Bruno

    Foi muito prazeiroso ver um advogado constatar que falta humildade na classe, como administrador, posso verificar que
    alguns advogados tem complexo de superioridade fora do comum.

    O Sr. Jurandir, o primeiro que respondeu com ironia, sempre que pode faz questão de espizinhar as pessoas que pedem uma solução, principalmente para problemas com dívidas.

    As respostas são sempre no tom , " porque ao invés de tentar procurar um advogado vc não paga o que deve ?

    Sr. Bruno, o senhor chegou a uma constatação importantíssima, falta humildade e sobra ironia.

    Parabéns

    ?

    Luerson italo da silva Terça, 27 de dezembro de 2005, 11h55min

    PARABENS PELA RESPOSTA DEVERIAMOS SER UMA CLASSE UNIDA PARA OBTERMOS FORÇA. NUNCA SE ESQUEÇA DE SER HUMILDE

    ?

    Aparecida Segunda, 09 de janeiro de 2006, 11h35min

    Dr. Bruno, não me surpriendi com as respostas dos nossos colegas, infelizmente já presenciei fatos semelhantes, advogo a 02 anos, e a maioria dos advogados que estão a mais tempo no mercado se acham os melhores, e na maioria das vezes quando deparam em juizo com advogados novos já demonstram um ar de superioridade, mas até gosto destas situações, pois na maioria das vezes eles acabam se afogando na sua superioridade, eles esquecem que o bom advogado não se faz somente com experiencia, mas com conhecimentos atualizados, já deparei com advogados com 20 anos de profissão perdendo causas por falhas que nem estagiario cometeria, não desmerecendo os estagiarios claro, já fui uma.

    Tenho observados também que os melhores advogados são aqueles que tem humildade para ajudar o colega ou dar uma informação a quem precisar, sem falar de honorarios.

    Abraços e sucesso.