Comprei a Casa no nome da minha mãe e agora?

Há 15 anos ·
Link

Gostaria de saber,se fiser um contrato em cartorio tem validade? Alguém pode esclarecer minha dúvida,comprei minha casa em um financiamento da caixa. Só que minha mãe emprestou o nome dela. O que devo faser para comprovar que a casa é minha? Minha mãe mora comigo mais eu que pago o financiamento. Obs:Gostaria de lembrar que minha mãe quer resolver esse problema, pois ficamos sabendo que quando ela vir a falecer,minha irmã terá direito. O que não achamos justo.

12 Respostas
Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

??????????????

Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Por favor alguém pode me orientar?

Walter J Mathias adv
Há 15 anos ·
Link

Você pode até pagar o financiamento, mas oficialmente a casa é da sua mãe. O que você pode fazer para tentar se resguardar é assinar um contrato particular com sua mâe.

/Carlos Renato
Há 15 anos ·
Link

Se somente você paga o financiamento não será justo a sua irmã usufruir do imóvel após a morte da sua mãe. Portanto convença a sua irmã a abrir mão da herança em seu favor fazendo um documento no cartório de registro de títulos e documentos, alegando se possível o motivo pelo qual está abrindo mão.

Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Carlos Renato! Obigada pela resposta,mais ela jamais fará isso. a minha mãe mora comigo,pois ela a colocou a minha mãe para fora da sua casa após a morte do meu pai.Só não entrei na justiça para conseguir a casa da minha mãe de volta pq minha mãe não quer confusão com ela! Ai comprei este imovel e minha mãe mora comigo,se ela souber que essa casa é financiada e não alugada ela vai querer também... Abraços...

Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Dro Walter,onde posso faser este contrato? Qual a garantia desse contrato? Desde já agradeço.

GLC
Há 15 anos ·
Link

....

[email protected]
Há 15 anos ·
Link

Rayca,

Eu se fosse vc tentaria, se não houver nenhum impedimento, transferir o financiamento para o seu nome junto a caixa já que é vc quem o paga. Assim vc poderá transferir a casa para o seu nome.

Não espere sua mãe morrer para vc tentar transfeir a propriedade da casa para vc, pq. ai poderá ser tarde demais.

Outra opção é sua mãe fazer um contrato de venda e compra com vc e assinar uma procuração lhe passando amplos poderes para vc efetuar a transferência no futuro.

É melhor vc agir agora!!!

[email protected]

Autor da pergunta
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Muito obrigada Dr. Wesley,vou procurar um advogado para faser isso. Abraços...

Diane White
Há 15 anos ·
Link

Olá, Eu e meu marido estamos com um problema parecido. Ele comprou uma casa no nome do pai em virtude do processo de divórcio pelo qual estava passando na época. Porém eles são estrangeiros e a casa comprada é aqui no Brasil. Meu marido tem irmãos, que alegaram não ter interesse no imóvel. Ele tem como comprovar o empréstimo feito para a compra do imóvel. Eu tenho uma procuração dada pelo meu sogro, dando-me plenos poderes, pois fui eu quem realizou todo o procedimento da compra do imóvel. Isso nos ajuda em algo? Ou meu marido precisa de uma procuração ou contrato? Após essa transferência eu passo a ter algum direito sobre o imóvel? Somos casados pelo regime de comunhão parcial dos bens. Aguardo resposta. Obrigada.

[email protected]
Há 15 anos ·
Link

Diane, se o seu sogro e casado, com uma procuracao so dele vcs nao vao conseguir tranferir o bem ao seu marido pois tmbem necessitam do consentimento da esposa dele, caso contrario, a transferencia fica facil valendo resaltar que os demais herdeiros do seu sogro podem contestar a venda em juizo, a venda podera ser anulada. Podera, como os herdeiros nao fazem objecao, a transferencia se concretiza.

De outro lado, e preciso verificar se quando vc casou seu marido ja possuia a casa, embora tivesse posto em nome do seu sogro, por isso, entendo que vc nao tem direito sobre ela, embora isso seja apenas uma tese, pq como ele vai transferir o bem para o nome dele na constancia do casamento, ou seja, agora, vc passa a ter direito, embora o valor empregado seja oriundo de outro casamento.

Se vc tiver um minimo de conciencia, sequer vai brigar por isso, mas senao... boa sorte.

[email protected]

Diane White
Há 15 anos ·
Link

Dr. Wesley, Muito obrigada pelos seus esclarecimentos. Me ajude em mais uma coisa: é necessária a contratação de um advogado para fazer a transferência ou podemos fazer procedimento diretamento em um cartório? Abraços.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos