transferência de veículo

Há 20 anos ·
Link

Veja a seguinte questão. A vende o veículo para B. B revende o veículo para C que é comerciante de automóveis e revende o carro para D. Em nenhuma das transferência efetuou-se a transferência documental do veículo.

D, pretendendo regularizar a situação de proprietário quer que o documento de transferência lhe seja entregue com assinatura e firma reconhecida, mas A nega-se a fazê-lo, pois não recebeu de B.

A melhor alternativa é:

Ação de execução de obrigação de fazer ou

Alvará Judicial para transferência.

2 Respostas
angela lima
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Sérgio

Infelizmente, neste caso, nenhuma das opções é possível.

A transferência do veículo somente poderá se dar através da assinatura do DUT pelo proprietário do veículo (A). Ele não está obrigado a assinar o referido documento uma vez que não recebeu o valor prometido por B.

D não poderá, em hipótese alguma, pagar qualquer quantia pelo veículo sem que o recibo esteja devidamente assinado. Se assim o fez, pagou mal e restará apenas ação indenizatória contra C, que lhe vendeu o veículo e este por sua vez terá o direito de acionar C.

Inclusive, A poderá ingressar com ação para reaver a posse do automóvel, uma vez que ele é o legítimo proprietário do bem em questão.

Em qualquer das situações que você esteja, tanto na situação de A como de D, procure urgentemente um advogado para resolver a questão!

Boa sorte.

Rafael Candido
Advertido
Há 20 anos ·
Link

Caro Sergio,

Endosso as palavras da nossa amiga Angela. Apenas farei um adendo, se D houver uma recibo ou algum documento escrito que prove a venda do bem, estaremos diante de um justo título. Infere-se que D agiu também impelido por boa-fé. Neste caso, se D estiver na posso do bem por mais de 3 anos, configura-se a usucapião ordinária de bem móvel, nos termos do Art. 1260, "in verbis": "Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade." Se estiver na posse por 5 anos, a usucapião figurará ainda que nao haja o justo título. Não havendo esses requisitos, faço minhas as palavras da Dra. Angela. Espero ter ajudado.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos