PESSOA FISICA TEM QUE DAR GARANTIA DE MOTOR E CAMBIO?
Há dois meses comprei um carro no valor de R$ 20 000,00 a vista, ocorre que após uma semana deu um problema no cambio (cambio automático), já fui a varias oficinas, existem algumas duvidas sobre o defeito, mas e certo de que se tiver que abrir o cambio não fica por menos de R$ 5 000,00, tentei uma conversa amigável, mas o antigo proprietário da sinais de que não esta nem ai pra mim, ele acha que o carro estava bom e quebrou na minha mão. Gostaria de saber se eu tenho direito a garantia de 90 dias mesmo tendo comprado o carro de particular?
Dr. Pedro e ou Drª. Cristina.
Em uma conversa informal com o antigo proprietário, o mesmo alega que o carro estava bom e que ele é pessoa física e essas garantias só quem da são lojas e concessionárias.
-Então qual seria o primeiro passo?
-Arrumar o carro em uma oficina de minha confiança e após o termino do serviço entrar nas pequenas causas para o ressarcimento?
-Fazer três orçamentos e arrumar na oficina que cobrar o menor valor?
Agradeço pela atenção
Monte Alegre
[email protected]
Vou deixar bem claro!
Transação feita com empresas (garagens, concessionárias) A garantia é de 90 dias regida pelo CDC, e não é só do motor e câmbio! É garantia do carro inteiro! Parte elétrica, pintura, funilaria,estofamento, suspensão, motor, cambio, fechaduras, etc etc!
Transação feita entre particulares A garantia é somente sob constatação de vícios ocultos! Ex.: o carro está fumando, e o cara colocou Bardhal Prolonga B12 para ele não fumar, para tentar te enganar! Isso é um vício oculto, e é crime!
Se você comprar um carro de particular, e daí duas semanas ele der defeito no motor, e nada de vício oculto foi encontrado, ele não tem que pagar nada!!!!! Pode esperniar lá no fórum, pode recorrer a quem quiser, se não tem vício oculto, não existe garantia entre particulares!
No caso de negociação com empresas, elas não podem negar a garantia de nada, pois estarão cometendo crime contra o CDC!!!!