Eu e meu marido passamos por um problema financeiro grave e estamos acertando as dívidas em atraso. Acontece que não conseguimos parcelar o valor do cartão de crédito e do cheque especial. O cartão de crédito eles dizem que só fazem um acordo quando pararmos de pagar o limite mínimo, o nome ir a protesto e depois ser negociado no setor jurídico. Só que se isto acontecer, bloqueia a conta e por consequencia o cheque especial, e daí não negocia isto também. Não sabemos mais o que fazer, pois estamos pagando só de juros mais de 300 reais mensais, sem esperança de sair diso, pois não está sendo usado para amortecer a dívida.

minah pergunta é a seguinte: o que posso fazer na esfera jurídica para solucionar esse problema ? Nosso interesse é pagar a dívida e não ficar protelando, ou pagando apenas os juros que são altíssimos.

Agradeço a ajuda

Respostas

    ?

    Valdomiro Rodrigues de Souza Sexta, 06 de janeiro de 2006, 21h51min

    Dra. Cristina,

    Primeiro vc e seu marido têm que ficar calmos, pois em que a situação se configurar desesperadora, existe solução.

    Embora não tenha ficado claro se a sua conta é mútipla, ou seja, cartão e cheque especial juntos, vc pode propor para o banco uma reestruturação financeira; essa é uma prática comum no mercado financeiro. Funciona assim; o banco concede um empréstimo, normalmente a juros menores, que será aplicado para cobrir o saldo devedor. Este valor é parcelado e, neste período vc fica sem poder usar o limite, o que em minha opinião é o melhor que se pode fazer hoje em dia. As prestações cobrem juros e capital e assim vc consegue pagar a sua dívida.
    O segundo passo, que diz respeito ao Cartão de Crédito, vc poderá procurar o Juizado Especial e propor o pagamento de sua dívida em juízo. Certamente o juiz ao conceder a liminar que autoriza o depósito considerará a sua situação de quase insolvência.