Olá, pessoal sou estudante de direito e, a poucos dias em uma prova meu professor pôs na mesma Defina Heteronomia, bem, escrevi o pouco que eu sabia sobre, pensando estar correto, o fato é que ele deu a questão como totalmente errada, penso que não está, gostaria da opinião de juristas, já vi na net vários argumentos até iguais ou ao menos parecidos com oque escrevi.

Resposta; é o principio básico do direito, diz que todos os individuos sem exceções, devem ser submetidos ao direito.

desde já agradeço a ajuda, preciso de argumentos para a revisão

Respostas

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches

    Maria da Glória Perez Delgado Sanches Quarta, 22 de dezembro de 2010, 13h37min

    Frederico

    Infelizmente, seu professor está certo. Você não respondeu a pergunta.

    Heteronomia se opõe a autonomia.

    Heteronomia é a condição de pessoa ou grupo que receba de um elemento que lhe é exterior, ou de um princípio estranho à razão, a lei a que se deve submeter. A heteronomia é a qualidade das leis elaboradas por elementos externos. É uma imposição exterior, que independe do livre arbítrio.

    A autonomia, por sua vez, é a propriedade pela qual o homem pretende poder escolher as leis (lato sensu) que regem sua conduta.

    M

    Maria J C Ferreira Domingo, 06 de fevereiro de 2011, 10h46min

    Olá Frederico

    Concordo com o comentário anterior da colega Maria da Glória. Heteronomia (do grego, "heteros"= outro e "nomo" = lei) Sujeição ao querer aleio. Posta sempre por terceiros, a norma é para ser cumprida, com vontade ou sem a vontade do obrigado. Ex. pagamento do imposto de renda. É também uma das principais caracteristicas dos instrumentos de controle social.
    Saudações

    R

    Renato 01 Domingo, 26 de agosto de 2012, 21h15min

    Olá,

    Sou estudante e, no momento, pesquiso sobre o seguinte tema: direito e hetronomia.

    Já pesquisei na net, porém não achei muito confiável.

    Então resouvi recorrer aos renomado(a)s juristas a fim de obter alguma informação

    mais detalhada sobre o o assunto em tela.

    Abraços,

    Renato.