No caso de um loteamento irregular qual a melhor solução para os moradores, formar um condomínio ou uma ssociação? Qual a diferença prática de ambas?

Caso o loteamento seja clandestino, algum conselho com base na formação do estatuto (associação ou condomínio)?

Se formada uma associação cujo gasto traga benefício até de quem não seja associado, pode a associação cobrar dos demais que se beneficiam, mas não são associados?

Se os colegas puderemj, favor dar os fundamentos jurídicos, por favor.

Abraços.

Elton

Respostas

1

  • 0
    ?

    Eduardo Oliveira/ Edna Oliveira Sábado, 04 de março de 2006, 20h15min

    Prezado Dr. Elton.

    O seu caso é muito comum e a solução do mesmo vem dando dores de cabeça a muita gente.

    Conto com experiência de 15 anos apenas tratando deste tipo de problema no registro de imóveis em que trabalho.

    A solução de todos estes problemas está no congresso nacional. Está dentro do projeto de Lei 3057 que está em fase final nas comissões e irá para plenário ainda este ano.

    Além deste projeto, que quando promulgado em Lei será um guia prático para tratar dos loteamentos/condomínios irregulares, temos no Estado de São Paulo o Provimento 10/02 (se não me engano) que trata da forma de solução destes condomínios. Ainda existem as leis 4.591 e 6.766.

    Lembre que para que haja condomínio da Lei 4.591/64 o mesmo deve ter sido feito com a venda das frações ideiais do terreno e das construções, mas todas feitas pela construtora (seja a preço fechado ou a preço de custo).

    Caso tenham sido vendidos os lotes, a solução está na Lei 6.766/79, mas esta solução normalmente não é a melhor, pois tem todo o processo de aprovação urbanística que transfere aos Municipio várias áreas (espaços livres, logradouros públicos, áreas institucionais), as quais não foram previstas no projeto de loteamento e não constam disponíveis para tanto, pois ocupadas por lotes.

    Neste caso há a legislação de compensação ambiental que seria uma forma de regularização desta falta de área, mas precisa ser muito bem pensada, pois envolve custos de compra de outras áreas.

    A solução do problema por você proposto é muito técnica e depende da contratação de profissionais com experiência, principalmente pelo fato de que seja loteamento ou seja condomínio, não estando registrado, ambos os vendedores/empreendedores, cometeram crimes de parcelamento do solo e contra a economica popular. Isso sem falar em crimes ambientais, caso o imóvel esteja em área de proteçao ambiental - APA.

    Precisando de ajuda técnica para solução do seu problema, favor entrar em contato para que possamos acertar as bases.

    Abs,

    Eduardo Oliveira

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.