um contrato bancario foi celebrado para aquisição de um bem imovel. No contrato, assinaram como fiadores dois casais, ou seja, 4 fiadores. Um desses fiadores pagou a divida com o credor integralmente e agora quer executar o outro casal(2 fiadores). Como fica essa divisão de divida?Ele poderá requerer 50% da dívida do outro casal ou essa dívida terá que ser dividida por 4 fiadores, inclusive com o seu próprio conjuge? Pode o casal assinar um contrato sendo cada um fiador independente ou o casal responde solidariamente?obrigado

Respostas

    ?

    Vanderley Muniz Quarta, 03 de maio de 2006, 11h39min

    Eduardo

    Na verdade sempre que a finaça envolve bem imóvel, obrigatoriamente o cônjuge deve assinar junto com o fiador.

    Não se trata de dois fiadores, marido e mulher, trata-se de intervenção obrigatória.

    Quanto ao direito do casal que pagou sozinho a dívida eles podem, e devem, acionar o devedor principal juntamente com o casal fiador que são co-responsáveis pelo adimplemento do contrato. Trata-se de ação regressiva.