Separação de bens num casamento religioso: tenho direito?
Casei com minha esposa apenas na igreja católica. Convivemos juntos durante 25 anos e, como resultado desta união, tivemos 2 filhos. Infelizmente tenho que admitir que fui infiel, tendo um filho com outra mulher, fato que acabou destruindo meu casamento. Depois da separação, morei junto com outra mulher diferente e tive outra filha. Minha primeira esposa trabalhava antes do nosso namoro e casamento, e tinha uma grande quantia em dinheiro fruto do seu trabalho. Após nosso namoro e casamento, ela resolveu comprar uma casa com o dinheiro do seu trabalho de solteira.
Eu não tinha nada antes do casamento: consegui estabilidade somente depois de casado. Trabalhei como empregado durante 19 anos e, após fazer acordo na empresa, peguei o dinheiro da rescisão para comprar um automóvel e guardei o restante do dinheiro na poupança. Depois da separação nunca procuramos os meios legais para separar os bens. Ou seja, minha esposa e os dois filhos ficaram com a casa e eu fiquei com meu automóvel e minha poupança. Enquanto meus dois filhos eram menores, eu dava uma ajuda mensal para compra da alimentação, mas isso não foi algo oficial ou documentado. Nunca dei uma pensão específica para minha esposa. Meus dois filhos se tornaram adultos e desde então eu parei de dar os mantimentos para eles, pois eles arcam com todas as despesas da casa e também cuidam da minha primeira esposa, pois depois do casamento ela parou de trabalhar para cuidar apenas do nosso lar.
Desde que meus filhos se tornaram de maior, não dei nenhuma ajuda pra eles e nem pra minha esposa. Hoje, só me restou um bar, de onde tiro meu sustento. Tive que vender meu carro pra comprar este bar. Minha ex-esposa diz que eu não tenho direito na casa, pois a escritura da mesma consta no nome dela como "solteira". Ela diz que a casa é fruto do trabalho dela antes de nosso namoro e casamento, porém, eu quero entrar na justiça para reinvidicar minha parte.
Quero saber se tenho direito na casa e se eu terei que pagar as pensões que nunca paguei pra ela e dividir meu bar com ela e meus 2 filhos.
Exatamente, vc nao tem direito a casa e nao tem obrigacao nenhuma em pagar pensao pra ela, nem atrasados nem presente, como vc nao se casou no civil, entao seu casamento figura uniao estavel, que eh o mesmo que casamento em regime de comunhao parcial de bens, onde somente o que foi adquirido durante a uniao tem que ser dividido, como a casa foi comprada com dinheiro que ela conseguiu enquanto nao era unida a vc, entao vc nao tem direitos, só ira perder tempo e dinheiro entrando na justiça. Como vcs nao tem mais filhos menores e nem se casaram no civil, entao cada um pro seu lado, o casamento religioso nao tem efeito civil.
Cada vez me espanto mais com esses homens ... O cara meteu os pés pelas mãos, largou a mulher, arrumou um monte de filhos, acabou com o dinheiro que tinha (sobrou um bar!!!) e agora quer metade da casa que coitada trabalhou para conseguir, sendo que admite que nunca construiu patrimônio algum. Aff...