Sou estudante de Direito e estou no meu último período da faculdade. Em todos esses anos de curso nunca deixei de pagar uma única pensalidade, cumprindo na data exata todos os pagamentos, que é minha obrigação. Acontece que em janeiro fui mandada embora do meu emprego, e isso me acarretou sérios problemas financeiros, ainda mais porque eu tinha adquirido um financiamento pela Caixa Econômica em Novembro, quando adquiri minha casa, estou de casamento marcado para o dia 22 deste mês, enfim, minha vida virou de cabeça para baixo. Precisei renegociar cartões de crédito, estou com 4 meses de atraso na faculdade, fora as outras preocupações financeiras que nunca passei. Agora recebi uma carta do Tribunal Arbitral me notificando a comparecer na audiência de conciliação do processo que a faculdade instaurou contra mim devido aos débitos financeiros. Preciso renovar minha matrícula pois só faltam duas disciplinas, mas não possuo R$ 1.700,00 para quitar a dívida. Estou preocupada porque nunca enfrentei uma situação dessa, e apesar de estar acabando o curso, ainda não tenho a experiência e o embasamento para tentar fazer um acordo que eu poderei cumprir,porque ainda estou desempregada. Além do mais a audiência está marcada para o dia 25/07 e neste dia estarei em Lua de Mel, só retornando dia 30/07. Como faço essa comunidação de que eu não poderei comparecer na audiência? O que posso propôr para eles que até liberem minha matrícula na faculdade? Eu sou obrigada a arcar com as custas da justiça arbitral?

Desde já agradeço a quem puder me ajudar!

Respostas

    ?

    Luiz Fernando Segunda, 17 de julho de 2006, 12h21min

    Cara Aline

    1 - voce já sabendo que não poderá comparecer a audiencia no dio 25/07, dirija-se até lá no juizado arbitral, peça para conversar com o arbitro, exponha seus justos motivos (lua de mel) e peça para que seja redesignada nova data;

    2 - quando esta nova data chegar, compareça, e declare toda sua dificuldade, haja vista ter perdido o emprego, no sentido de que voce tem interesse em dirimir da melhor forma possivel, ou seja de pagar, estando disposta a assinar um termo de reconhecimento e confissão de dívida, onde voce irá pagar os R$ 1.700,00 reais em 10 parcelas mensais, fixas e consecutivas.

    Atenciosamente

    Luiz Fernando