Advogados e Teoria do Conhecimento-Socorro !
Doutores: Com esta explicito em meu perfil , exercito atividades em Tecnologia da Informacao. No momento estou desenvolvendo um projeto de Gerenciamento do Conhecimento , que possue a pretensao de tentar sistematizar TODO o conhecimento. Estao previstos cerca de 999 trilhoes de topicos menores para todo o conhecimento. Em seu conteudo esta presente um topico sobre Direito. Ocorre que embora ja tenha feito algumas tentativas de disciplinar este tema-Direito , me falta uma visao global-(mundial) do Direito. Me explicando melhor: Meu projeto parte de uma codificacao de topicos e para a area do Direito disponho de um total de 99 codigos para inclusao de todos os temas possiveis do Direito em todo o mundo. E obvio que nao tenho a intencao de cadastrar-(!) todo o Direito , em todos os paises e em todas as epocas. Necessito somente de auxilio nestes 99 codigos. Exemplo , para o Direito Brasileiro existem , entre outras as categorias demonstradas neste site. Mas sao especificas para o Direito Brasileiro. Nao servem como codigos o Direito Romano , Direito Ingles , Alemao etc. Para a nacionalidade do direito-(existe ?) , ja tenho disponiveis 999 outros codigos. Existe a possibilidade de auxilio ? Saudacoes e vida longa
“Sistematizar TODO o conhecimento”.
Aristóteles tentou isso na época dele.
E também o Direito não é só as Leis, e isso porque o Direito é uma arte alográfica, que são aquelas artes que necessitam de um autor – legislador – e de um intérprete – atores do direito, que são os que criam a norma (leia-se: atribui sentido aos textos normativos (leis)).
Camarada Pedrao : Concordo letra a letra sobre o que v. disse. So que: a)-Aristoteles era de origem grega-(como eu) , falava e escrevia somente o koine; b)-Nasceu em 384ac e faleceu em 0322ac; c)-Apesar de ter sido o criador da Logica , nao era la muito logico; d)-Nao possuia a experiencia e os conhecimentos que nos , modernos , possuimos; e)-nao conhecia a Informatica; f)-nao tinha acesso a vasta bibliografia atual , muito menos conhecia a Internet; Voce ressaltou-(tentar) sistematizar todo o conhecimento-nao esta escrito em meu texto -colecionar todo o conhecimento. Sistematizar significa simplesmente , agrupar nao o conhecimento-(que e impossivel! ) , mas as referencias sobre conhecimentos diversos. Ou seja tentar estabelecer alguma ordem , sabendo-se que a Natureza nao conhece sistemas!. Por favor , esqueca momentaneamente , os autores do Direito (e seus clientes , etc. ) e concentre-se somente no que esta disponivel para consulta. E muito mais facil.
Saudacoes
Direito não se confunde com a Lei. Se você quer um conjunto de Leis, como disse no início, então a única coisa que não vai conseguir fazer é sistematizar o Direito. Lógico, estou falando isso partindo do pressuposto que você quer fazer um trabalho sério.
Um bom projeto é aquela Enciclopédia Saraiva do Direito, que você pode comprar em algum sebo e ver como é feito, ou então alterar o nome do projeto para o maior Vade Mecum eletrônico do mundo.
Camarada Pedrao: Em nenhum momento , instante , trecho , de minha discussao , falei em Lei , nunca falei em conjunto de leis. Vou tentar explicar-lhe de forma seca e direta. a)-cada pais , nacao , estado , povo , possue suas proprias normas juridicas; b)-cada uma destas entidades , estas normas estao agrupadas , organizadas de alguma forma; c)-cada uma destas entidades , dentro de suas peculiaridades-geograficas , historicas , economicas , etc.-estas normas sofrem alguma interferencia. d)-o que estou procurando , nesta area de Direito e saber , UNICAMENTE , como em cada pais , nacao , estado , povo estas normas estao organizadas-(e nao como foram elaboradas. Isto e proprio da Historia do Direito , em cada pais). Voce poderia sugerir a Internet. Otimo !. Tente pesquisar Direito e verifique a quantidade de informacoes dispersas e desorganizadas. Aposto que se voce tentar localizar um topico qualquer , tera que , necessariamente navegar em n sites , rolar n telas , clicar n vezes , descartar n baboseiras , para chegar a um resultado que na maioria das vezes , uma consulta ao indice de um livro-(desde que esteja a mao) , se obtem em poucos segundos. Nao sou idiota e reconheco a importancia da Internet , mas ja estabeleci uma teoria: a Internet e extremamente valida para quem dispoe de um minimo de conhecimento. No caso contrario-quem ja dispoe de uma razoavel massa de conhecimentos , ela e irritante!. Creio que devem existir especialistas em Direito , capazes de atender a minha solicitacao: Diluir em 99 topicos , as diversas especialidades possiveis do Direito em todo o mundo. Certamente incluira Direito Penal , Civil , etc.. Como citei em meu comentario inicial , para a area de Direito no Brasil e muito facil fazer esta referenciacao. No entanto ela e especifica para o Brasil. Em tempo: esta solicitacao , sobre Direito , faz parte de um projeto maior , e nao pretende ser fonte de consulta sobre um tema qualquer. Somente tem a expectativa de analisar a Evolucao do Conhecimento Humano e hierarquiza-lo. Saudacoes,
Meu querido!
Fico até comovido com sua hecúlea intenção.
Mas sou obrigado a dizer que você necessita estudar mais sobre o que realmente deseja fazer.
Na verdade, em todas as suas colocações, nota-se que você nao sabe o que deseja perguntar.
Um único ramo do Direito (Civil por exemplo) tem dezenas de subdivisões e milhares de livros escritos elucidando e interpretando os temas nele consigandos. E isso só no Brasil!
Nem a wikpedia que é editada durante anos por milhares de internautas do mundo todo nao conseguiu (nem de longe) o que está pretendendo fazer.
Reavalie quais sao os seus reais objetivos e, se pudermos ajudar, estaremos à disposicao.
Abraço
Carlos - Pr (Meu Querido ?) : Sinto muito , mas minha intencao nao e deixar ninguem comovido !. Bom , se eu nao sei o que desejo perguntar , talvez v. o faca por mim. Ou nao ?. Voce mesmo , sem saber , ja deu a sua contribuicao , quando citou Direito Penal. E so ?. Em nenhum momento , instante , frase , trecho , solicitei as subdivisoes do Direito Penal. Nem tampouco sugeri-os milhares de livros. Uma dica: quando for responder a uma pergunta , responda somente o que souber. Pressupor , supor , achar , pensar que sabe , acreditar que usa bem o cerebro , nao e muito inteligente. Vou tentar , novamente , (Se bem que esta explicito em meu comentario anterior) , esclarecer a pergunta: Pretendo somente , que alguem com conhecimento juridico suficiente , tente , resumir em ate 99 topicos , as diversas (e possiveis ) subdivisoes do Direito , vamos dizer , referentes aos mais conhecidos paises. Nao e necessario se preocupar com a base juridica , digamos , do Estado de Papua-Guine. Nao sei se voce sabe , mas eu tambem conheco a Wikipedia (e muitas outras coisas). Se ela me esclarecesse esta duvida , nao teria recorrido aos senhores. Relendo , meu comentario anterior , percebi que voce , como e habito de quem e precipitado , chuta o balde sem saber o que esta dentro. Se nao for pedir muito , perca algum tempo e releia meu comentario. Agradeco os seus adjetivos sobre minha proposta , mas nao fico nem um pouco comovido!.
Att.
Olha, adimiro sua iniciativa, uma pena eu não poder ajudá-lo pois me tomaria muito tempo e não estou dispondo dele no momento, e ainda, penso que sendo o direito uma ciência não exata, você ficará um bom tempo pesquisando, levando-se em consideração as alterações diárias do direito, seja através de Leis ou costumes, penso que seria impossível chegar a um resultado final convincente. Mas, mesmo assim, desejo boa sorte em seu árduo trabalho, e se puder nos presentear com o resultado final por favor avise. Abraços. Boa Sorte!
Prezado Müller - www.gmuller.adv.br Finalmente encontro motivos para agradecer a alguem o eventual interesse , mesmo nao podendo me auxiliar , o que claramente , entendo. Sinto nao poder presente-a-lo com o resultado final , diante do tamanho do projeto em si-(afinal de contas , se o Conhecimento e incomensuravel , as referencias ao mesmo , sao do mesma proporcao). O projeto em si esta sendo desenvolvido ha cerca de 10 anos e creio ter solucionado 30%. A ideia geral do mesmo e analisar a Evolucao do Conhecimento Humano-(e me servir como base de consultas-sem querer fazer ou pretender concorrencia com Wikipedia/Google etc.). Meu Sistema , no meu modesto ponto de vista e muitissimo mais flexivel , embora extremamente mais simples e pratico. Talvez um dia eu o conclua. Saudacoes e vida longa
Capadocio-?
Primeiro:-Por acaso v. seria natural da Capadocia-(sabe onde fica?). Segundo:-Saber ler, penso, e o ponto de partida para saber escrever-( wmacrian-?). Terceiro:-Ainda bem que a sua maquina do tempo e para o futuro. Normalmente ouve-se falar de maquina do tempo para voltar ao passado e corrigir besteirinhas!. Quarto:-Agora, se o Conhecimento foi gerado-(passado) de que ira valer uma maquina do tempo para o futuro?. Quinto:-Aprenda Logica, "menino"!. Sexto:-cesto de lixo para sua opiniao.
wmacriani;
A sua proposta, aparentemente, é intrigante. Porém, não consegui perceber aquilo que pretendes exatamente.
Se o sr. pudesse deixar um exemplo mais explícito do que o deixado acima "Pretendo somente , que alguem com conhecimento juridico suficiente , tente , resumir em ate 99 topicos , as diversas (e possiveis ) subdivisoes do Direito , vamos dizer , referentes aos mais conhecidos paises". Este comentário me fez lembrar do meu professor de História do Direito, um dia entrou na sala de aulas, já não me lembro pq cargas d´água, disse "E pá! A história do Direito é muito extensa, não dá para falar de tudo em 8 meses, vcs vejam lá a área com a qual possuem mais afinidade e trabalhem nela".
Só para o sr. ter uma noção, geralmente, os Códigos Civis (escolhi o código civil, pois é o que mais demora para sofrer alterações ao ponto de ser feito um novo. Para o sr. ter uma ideia, o Code Civil é de 1804), possuem 5 divisões principais, nem sempre na mesma disposição a seguir:
- Parte Geral
- Obrigações em Geral
- Direitos Reais
- Direito da Família
- Sucessões
Ora, cada uma destas divisões tem várias subdivisões, por exemplo, nos Direitos Reais poderás encontrar, a posse; a propriedade; as servidões; o usufruto, uso e habitação; a enfiteuse; o direito de superfície; e as servidões prediais. Dentro da propriedade poderás ter, a propriedade de imóveis, a propriedade das águas, a compropriedade e a propriedade horizontal.
Bem, estou para aqui a escrever, como disse no início, sem saber exatamente aquilo que pretendes.
PS: Carlúcio, sempre a nos presentear com a sua boa disposição.
Cumprimentos
Prezada Srta./Sra. Elisete Almeida:
Fiquei extremanente contente com sua resposta!.
Primeiro, porque conclui que ainda existe vida inteligente.
Segundo, para esclarecer melhor-nao tenho a minima,menor ou melhor, nenhuma intencao de sistematizar "todo o conhecimento".
Terceiro: sua insercao, me esclareceu uma duvida inicial sobre o Direito Civil.
Minha proposta se resume em "coletar" os topicos principais de cada Area de Conhecimento-(obviamente inclui-se o Direito ou Ciencias Juridicas). Detalhando melhor minha proposta, seria "sistematizar os topicos principais de cada Area de Conhecimento" e a cada um aplicar uma codificacao, mantendo cada topico, dentro de uma determinada ordem dentro de sua Area de Conhecimento.
Quarto: Nao sou advogado, medico, nada, (quase nada). Simplesmente, extremamente dedicado a estudar e aprender o maximo possivel-(se nao for crime ou alguma contravencao ou ainda alguma neurose ou patologia) de todo o Conhecimento Humano. Modestia a parte, ate que nao sou tao incompetente neste aspecto. Sem pretender ser sarcastico ou ironico, Diogenes-(filosofo grego) sem ter frequentado qualquer Universidade ou Escola, afrontou Alexandre-(imperador macedonio), que foi educado, nada menos que por Aristoteles e outros.
Quero dizer, simplesmente, que alguns (desculpe!) "babacas" que pagam muito para aprender em pessimamente em escolas de quinta categoria e saem exibindo Di plomas como se estes, resumissem algum Conhecimento.
Sexto: Os 99 topicos citados em minha proposta, sao 99 topicos iniciais, que irao se desdobrando, sucessivamente-(ate certo limite), explicitando a (ou uma) hierarquia existente dentro de cada Area de Conhecimento.
De qualquer forma, agradeco sua otima intencao e acrescento que o progresso cultural e tecnologico da Humanidade, deu-se por acrescimos de parcelas de conhecimento, formando "ciencias". E se ocorreu-(e creio que sim) foi porque "sabios" participaram de uma ou outra forma. Os arabes costumam dizer "os caes ladram, enquanto passa a caravana".
Saudacoes,
Sra. ou Srta. Ana Werneck (Acadêmica):
Inicialmente desculpe a grosseria de minha pergunta: “Acadêmica” seria algo relativo a alguma Academia de Musculação? Espero, sinceramente, que não!. Se não me engano, seu sobrenome refere-se a um grande jurista brasileiro, o que aparentemente não lhe faz justiça. Não sei se e do seu Conhecimento, mas, a grande maioria dos grandes gênios em todo o mundo, foram inicialmente-(e muitos ate o fim da vida) qualificados de “doidos ou malucos” e quer queira ou não, são estes os grandes responsáveis pelo progresso humano. Desde o primeiro primata-(proto-antropoide) arbicola-(que vivia em arvores) que “convenceu” seus semelhantes a descerem ao solo e apanharem a comida no chão, aprendendo a andarem erectos, humanizando-se e que também foi qualificado como “doido ou maluco” ate, finalmente um “normal”-(supostamente humano) que olhou para um outro e zás! o qualificou de “doido”.
Saudações,