compra de veículo com problemas

Há 18 anos ·
Link

Por favor...

uma pessoa comprou um carro e após uma semana de uso teve a surpresa de o motor do carro fundir...Sendo este problema já existente e não informado ao comprador, qual a ação cabível para o caso concreto?? Ressalta-se que o vendedor não quer se responsabilizar pelos danos e não aceita fazer um acordo... Obs: não houve contrato, pois foi negócio entre particulares.

Agradeço muito quem puder ajudar!!!

1 Resposta
Danilo Verri Bispo
Advertido
Há 18 anos ·
Link

Boa tarde... Olha, depende do que foi ajustado entre as partes na realizacao do negócio, certo?? mas segundo a legislacao aplicavel, se o alienante conhecia o defeito ele deve restituir o bem acrescido de perdas e danos mas se o alienante nao conhecia o defeito ele deve arcar apenas com a devolucao do valor recebido mais as despesas do contrato, OK?? alem do mais a responsabilidade do alienante persiste ainda que o bem pereça em poder do alienatário, se perecer por vicio oculto já existente ao tempo da tradicao. Mas seja rápida para entrar com a acao pois o adquirente decai do direito de obter a redibicao no prazo de: 30 dias: para coisas móveis 1ano para imóveis, contados esses prazos da entrega efetiva do bem. Se o vício só puder ser conhecido mais tarde em virtude da natureza do mesmo, o prazo acima so começa a ser contada do momento em que dele se tiver ciência até o prazo máximo de 180 dias para bens móveis, ou 1 ano para bens imóveis. No que diz respeito ao nome da acao, se hover contrato escrito entre as partes pode-se pedir uma acao de obrigacao de fazer, mas se nao houver contrato, deve-se constituir o devedor em mora, ou seja, vc deve escrever uma peticao ao juiz descrevendo tudo o que aconteceu e dizer tb que nao houve a formalizacao no negócio jurídico por maio de um contrato, pedindo ao juiz que notifique o devedor mediante uma notificacao judicial, apos essa notificacao ser juntada aos autos processuais, vf pode ingressar com uma acao de obrigacao de fazer, mas se em todo caso vc pesquisar o assunto mais profundamente e ainda estiver duvidando do nome da acao, proponha uma AÇÃO ORDINÁRIA.

Esta pergunta foi fechada
Há 9 anos
Fazer pergunta semelhante
Faça sua pergunta
Tem uma dúvida sobre direito? Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!
Faça sua pergunta