Qual o prazo o INSS tem para recorrer de sentença 2ºgrau
Foi publicada em 11/01/2011 no DJ a sentença de 2ºgrau, quero saber qual o prazo o INSS tem para recorrer?
Agradeço a sua ajuda.
Sentença de 2º grau? Isto não existe. A sentença ou decisão foi por juiz singular ou por tribunal? O tribunal é que seria o 2º grau. Se o recurso foi contra sentença de juiz federal comum ou juiz estadual investido de competencia federal para julgar causas previdenciárias de fato o prazo é de 30 dias. Se for contra decisão (sentença) de juiz de juizado especial federal o prazo para recurso à turma recursal é de 10 dias.
Se foi o tribunal não foi sentença e sim acórdão. Sendo assim e não se tratando de juizado especial federal o prazo para recorrer para instancia superior como STJ e STF é em dobro. Ou seja, 30 dias após o acórdão do tribunal. Ressalto que pode haver muitos recursos possíveis no próprio tribunal antes de ir aos tribunais superiores. Se for. A minha resposta acima é considerando que o processo já está em condições de subir aos tribunais superiores sem necessidade de outros recursos intermediários.
Boa noite Eldo, será que pode me ajudar? Hoje acessei o meu processo, para ver se o INSS recorreu e encontrei a seguinte posição que repasso abaixo:
Processo 696440-7 Apelação Cível Data 28/01/2011 10:41 - Procuradoria G. Justiça/ Min. Público - Intimação do Ministério Público Destino Intimação do Ministério Público
Poderia esclarecer porque da intimação ao MP.
Grato pela sua ajuda Sérgio
O Ministério Público no caso está autuando como fiscal da lei. Não como parte representando a sociedade. Deve ser para um de seus membros (conhecido como promotor de justiça na primeira instancia e procurador de justiça na segunda) dar parecer sobre razões de recurso apresentado pelo INSS. O parecer tanto pode ser favorável a voce, desfavorável ao INSS ou parcialmente favorável ao que voce deseja. Como também o Ministério Público pode dizer que não há interesse e nenhum parecer faz. O parecer não obriga os juízes do tribunal. Eles podem julgar totalmente contra o parecer se entenderem. Como podem acatá-lo total ou parcialmente. Mas a falta de intimação do Ministério Público é caso de nulidade do proocesso. Procedimento normal e corriqueiro em tribunais.
Gente gostaria que alguém me ajudasse, fiquei afastado do trabalho pelo inss por 4 anos e fui reabilitado em uma outra função por não haver possibilidade de retorno ao meu cargo de origem, então entrei com processo administrativo no inss para receber o auxilio acidente, lá me disseram que o médico reconheceu meu direito ao beneficio pela classificação da minha doença e pela atividade que eu exercia, mais para me conceder esse beneficio o inss esta me pedindo o cat, a questão é que não possuo a cat pois não foi feito na época do meu afastamento. A pergunta é posso requerer o cat no sindicato mesmo apos 2 anos terem se passado, ja que a empresa não quer me fornecer.
Boa noite Eldo, se puder me responder agradeço... entrei no meu processo e encontrei esta situaçao: 02/02/2011 16:46 Remessa Interna - Seção de Mandados e Cartas Cíveis 02/02/2011 16:36 Devolução da Procuradoria/MP - Intimação do Ministério Público Data Ciente 10/01/2011
A pergunta é a seguinte: O prazo do INSS recorrer continua o mesmo anteriormente apontado pela publicaçao no DJ , ou altera porque o MP foi intimado e abre novo prazo ao INSS? Pode explicar o que vem a ser Cartas Cíveis?
Desde já agradeço sua cooperação. Sérgio