Rescisão Contratual

Há 19 anos ·
Link

Trabalho em uma imobiliária, e a inquilina de um proprietário cliente nosso, quer sair do imóvel, porque ela vai comprar uma casa. O aluguel é de de 12 meses, sendo que faltam somente 4 meses para o término, sendo que no nosso contrato de locação a multa contratual é de 3 meses de aluguel. Gostaria de saber se o valor da rescisão será de 3 meses de aluguel como previsto no contrato ou se será proporcional devido os meses que já foram cumpridos.

Grata,

Cristiane Santos

3 Respostas
Walter Goulart Filho
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Prezada Cristiane.

Conforme dispõe a Lei Inquilinária, os contratos de locação regulamenta a relação locatícia, mediante disposições legais. No artigo 4º. da lei n 8.245, explica que somente se aplica a multa proporcional, mdiante a ajuda do artigo do Código de Processo Civil, quando no contrato fica omissa ou não fica estipulada a multa expressamente. Estando condicionada a multa expressamente, a mesma PODERÁ SER APLICADA.

Lembre-se que tudo poderá ser resolvido amistosamente, A INQUILINA HOJE, SERÁ A PROPRIETARIA AMANHÃ, e voce será consultada, por "ELA".

Espero lhe ter sido util.

Sucesso!!!!

Vanderley Muniz
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Olá

A multa é OBRIGATORIAMENTE proporcional.

Assim sendo apanha-se o valor de 03 meses de aluguél, divide-se por 12, muitiplica-se por quatro; período faltante para o cumprimento da obrigação contratual.

Abraços

Ana Lúcia
Advertido
Há 19 anos ·
Link

Concordo com o Dr. Vanderley, hoje, pelo atual código civil, não se faz por mera faculdade, porém, obrigação ao juiz aplicar a proporcionalidade. No seu caso, 4/12 avos, calculados sobre a soma de 3 aluguéis. BOA SORTE

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos