Novela da Globo: Clara foi presa por qual crime naquele "flagrante preparado"?
O brasileiro aceita cada bobagem... Uma delas, geralmente em novelas de tv, "Meritíssimo, eu protesto!" (do patrono), ou então, "Jura dizer a verdade (por Deus), somente a verdade"...
Acabou - ontem - mais uma novela cheia de baboseira jurídica: seguindo a trama, um investigador e um advogado se esmeram em flagrar uma suspeita forçando-a a cometer um crime (com balas de festim). Isto não é um "flagrante preparado"? E mesmo assim a suposta assassina foi presa na novela. E aí minha indignação: o autor (um [...] do ponto de vista jurídico), deve ganhar rios de dinheiro às custas da ignorância neste País.
Também concordo que não se deve perder tempo com ficção que não se sustenta na vida real. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Até onde eu entendo, este fórum se destina a ajudar pessoas com problemas reais.
Deve-se entender que circula muita inteligência no ciberespaço, mas não está escrito em lugar nenhum que toda essa inteligência está a serviço do bem. Como também nós sabemos que, infelizmente, pessoas ainda confundem ficção com realidade (lembram-se de um programa da Globo que mostrava crimes reais, e cuja simulação era, evidente, interpretada por atores?) Pois bem, pessoas mais humildes denunciavam o ator, confundindo-o com o crimininoso). Eu até uso isso em sala de aula, para ilustrar que devemos ter uma visão crítica e não simplesmente confiar no que está escrito. Vamos pesquisar e analisar por nosso próprio discernimento.
Não sou da área de direito, mas, se professora fosse dessa área, aproveitaria qualquer absurdo que a mídia vincula para trabalhar em sala de aula. Já aproveitei em sala de aula filme tão inocente como "Os Deuses Devem Estar Loucos". É aproveitar o que a gente tem e trabalhar. No mais, o pão é para o pão e a TV se encarrega do circo.
Abraços