Tenho dois números de Pis/Pasep. O que fazer?
Há 3 anos atrás eu era estudante universitária e fui chamada para trabalhar no vestibular! Para trabalhar eu precisava de ter inscrição no INSS, então eu entrei no site da previdência e me cadastrei com Segurado Facultativo, gerando um número de inscrição. Agora eu me formei e resolvi tirar minha carteira de trabalho. No entanto o número de Pis/Pasep que saiu na minha carteira é diferente do número que eu já tinha. Sou formada em Medicina e vou começar a fazer residencia fevereiro de 2011. Apesar de receber uma bolsa de estudos, a residencia não configura vínculo empregatício, eu não sou considerada trabalhador assalariado, e tenho que fazer minha contribuição como autônono. A própria instituição onde vou fazer a residência já recolhe a contribuição. Ela desconta 20% da minha bolsa antes de me pagar.
A minha dúvida é: Qual número eu devo apresentar? O número de INSS que tirei em 2007 ou o que veio na carteira?
Já fui na Previdencia e eles me falaram que o número que tenho que usar é o que eu tirei em 2007 e o que o número de Pis/Pasep que veio na minha carteira só passa a ser válido no dia que eu tiver um trabalho de carteira assinada? Isso é verdade?
E que quando minha carteira for assinada a primeira vez, esse dois número serão unificados. É isso mesmo?
Não sei o que fazer, se alguém puder me ajudar?
Obrigada
Oi Aline.
Até onde eu sei, pode acontecer mesmo de uma pessoa ser cadastrada no PIS em duplicidade. O que eu a aconselharia é procurar a Caixa Econômica Federal e solicitar uma pesquisa de PIS. Nesta pesquisa constará o seu número de PIS ativo, que é o que você deve apresentar.
É por estes casos que quando a pessoa vão solicitar a CTPS deveria ser sempre consultado o cadastro do PIS, para conferência, para não gerar cadastros com duplicidade.
Espero ter ajudado!
Daiane Santiago
Aline
Concordo com a DA23. Se houverem dois cadastros de PIs a própria CEF, na hora, faz a unificação. Um fica ativo e o outro convertido. Para fazer a unificação eles deixam os dois cadastros exatanente iguais, então o sistema faz a unificação.
Me deculpe o Jean, mas a RDT vai alterar seus dados no FGTS e não vai unificar o PIS.
Sucesso
Comigo aconteceu o mesmo, eu tenho essa carteira de trabalho nova que já vem o numero do PIS, daí trabalhei em uma empresa privada saí recebi o FGTS tudo certo.Depois entrei aqui na prefeitura do municipio, quando da contratação levei todos os documentos e a carteira de trabalho com o numero do pis em que já era inscrito, só que aí quando peguei meu contra-cheque ele tem outro numero PIS/PASEP.E agora o que devo fazer? Sei que o da empresa privada é pis e o da prefeitura pasep mas mesmo assim até onde sei o numero tinha que continuar sendo o mesmo.
Eu tenho um problema, trabalhei no setor público de 2005 até 2011 e eles me passaram o número do pasep. Depois saí do setor público e comecei a trabalhar em empresa privada e passei o mesmo número do pasep e agora é pis. Então fui na CAIXA e pedi o extrato de FGTS de contribuição e descobri que tenho dois números e o PASEP está no nome diferente, já pedi junto a CAIXA uma solicitação de verificação de dados. Assim gostaria de saber se eu perco o Abono salarial pois tenho mais de cinco anos de contribuição e eu trabalhei mais de trinta dias de 2012 com carteira assinada. E quanto ao tempo de contribuição eu perco.
Eu tenho um problema, trabalhei no setor público de 2005 até 2011 e eles me passaram o número do pasep. Depois saí do setor público e comecei a trabalhar em empresa privada e passei o mesmo número do pasep e agora é pis. Então fui na CAIXA e pedi o extrato de FGTS de contribuição e descobri que tenho dois números e o PASEP está no nome diferente, já pedi junto a CAIXA uma solicitação de verificação de dados. Assim gostaria de saber se eu perco o Abono salarial pois tenho mais de cinco anos de contribuição e eu trabalhei mais de trinta dias de 2012 com carteira assinada. E quanto ao tempo de contribuição eu perco.
Meu problema também é o mesmo, comecei a trabalhar em uma empresa em 2008, foi meu primeiro emprego e nunca tinha ido atras do cartão cidadão da caixa, ano passado 2013 fiz o cartão e foi criado um novo nº pis, e nesse novo nº de pis não tem saldo no FGTS e mas eu recebo o abono salarial, e com o outro nº do pis tem saldo no FGTS, é necessario ir na agencia fazer unificação?
Hj fui sacar meu seguro desemprego que estava agendado para o dia 02/08/14 e nao consegui, pois quando cheguei na caixa economica me informara que um novo numero de pis foi gerado em meu nome e que o antigo pis tinha cido desativado. Eu gostaria de saber se vou ter que me cadastrar novamente para receber o seguro desemprego e se vou ter que esperar novamente de 30 a 45 dias para que o mesmo seja liberado. Ja tem dois meses que estou desempregada, e essa seria a minha primeira parcela do seguro desemprego.
Obrigada.
Boa noite a todos, Amigos estou com um grande problema, trabalhei em uma empresa apenas por 15 dias em 2005, nem chegou a ter rescisão quando sai. Hoje já trabalhei em 4 empresas e foi gerado um numero de Pis no qual inclusive ja recebi o FGTS e o Abono salarial, hoje fui verificar o extrato e consta como inativo o pis e o pis ativo nunca houve deposito e agora o que devo fazer?
eu problema também é o mesmo, comecei a trabalhar em uma empresa em 2009 com menor aprendiz de carteira assinada .Em 2010 sair da empresa e servi a Marinha do brasil ,foi milita no período de 1 ano.Tive baixa com reservista milita em 2011 e mesmo foi em dezembro contratador para trabalha em empresa privada . em 2013 meu numero de pis/pasep foi trocado sem me avisa,só fui constada quando fui tirar meu cartao cidadao para recebe o abano salarial em 2014 . Mas o problema disso tudo é que meu cadastro ainda consta como pasep . vou caixa economica os funcionario nao tema acesso ao pasep . Resumindo to perdido sem orientaçao . O que fazer ? esse ano faz 5 anos que eu assine a carteira de trabalho de tenho de direito de recebe meu abono salarial ..
Leia mais: jus.com.br/forum/213034/tenho-dois-numeros-de-pis-pasep-o-que-fazer#ixzz3GKZqcUFp
Ola, em 1996, em ivaipora no parana, eu fiz minha primeira carteira e fiquei registrada , depois me mudei para sc e fiz outra carteira pois nao achei a antiga..pois bem, fui recentemnte na previdencia pra ver quanto tempo eu tenho de contribuiçao, e nao consta a primeira empresa da carteira antiga, apenas as empresas da carteira nova, e la eu fui registrada certinha, e tinha o pis, o que eu faço?
Fui sacar meu pis na CAIXA no ano em que fechava cinco anos de contribuição e não constava que eu era contribuinte, me indicaram ir no Ministério do trabalhador para consultar no CAGED o que tinha ocorrido e lá puxaram o outro pis que por sinal estava inativo e me deram um comprovante para apresentar na CAIXA junto com minha carteira de trabalho, para resolver a situação...AINDA NÃO FUI NA CAIXA...DÃÃÃ