Há 3 anos atrás eu era estudante universitária e fui chamada para trabalhar no vestibular! Para trabalhar eu precisava de ter inscrição no INSS, então eu entrei no site da previdência e me cadastrei com Segurado Facultativo, gerando um número de inscrição. Agora eu me formei e resolvi tirar minha carteira de trabalho. No entanto o número de Pis/Pasep que saiu na minha carteira é diferente do número que eu já tinha. Sou formada em Medicina e vou começar a fazer residencia fevereiro de 2011. Apesar de receber uma bolsa de estudos, a residencia não configura vínculo empregatício, eu não sou considerada trabalhador assalariado, e tenho que fazer minha contribuição como autônono. A própria instituição onde vou fazer a residência já recolhe a contribuição. Ela desconta 20% da minha bolsa antes de me pagar.

A minha dúvida é: Qual número eu devo apresentar? O número de INSS que tirei em 2007 ou o que veio na carteira?

Já fui na Previdencia e eles me falaram que o número que tenho que usar é o que eu tirei em 2007 e o que o número de Pis/Pasep que veio na minha carteira só passa a ser válido no dia que eu tiver um trabalho de carteira assinada? Isso é verdade?

E que quando minha carteira for assinada a primeira vez, esse dois número serão unificados. É isso mesmo?

Não sei o que fazer, se alguém puder me ajudar?

Obrigada

Respostas

    D

    DA23 Quarta, 26 de janeiro de 2011, 15h57min

    Oi Aline.

    Até onde eu sei, pode acontecer mesmo de uma pessoa ser cadastrada no PIS em duplicidade. O que eu a aconselharia é procurar a Caixa Econômica Federal e solicitar uma pesquisa de PIS. Nesta pesquisa constará o seu número de PIS ativo, que é o que você deve apresentar.

    É por estes casos que quando a pessoa vão solicitar a CTPS deveria ser sempre consultado o cadastro do PIS, para conferência, para não gerar cadastros com duplicidade.

    Espero ter ajudado!

    Daiane Santiago

    J

    JQuestion Quarta, 26 de janeiro de 2011, 17h31min

    Neste caso você pode solicitar que a empresa que lhe cadastrou no pis pela segunda vez faça uma RDT- Retificação de Dados do Trabalhador.

    D

    Denis2 Quarta, 26 de janeiro de 2011, 17h44min

    Aline

    Concordo com a DA23. Se houverem dois cadastros de PIs a própria CEF, na hora, faz a unificação. Um fica ativo e o outro convertido. Para fazer a unificação eles deixam os dois cadastros exatanente iguais, então o sistema faz a unificação.

    Me deculpe o Jean, mas a RDT vai alterar seus dados no FGTS e não vai unificar o PIS.

    Sucesso

    V

    valeris Segunda, 31 de janeiro de 2011, 21h35min

    Comigo aconteceu o mesmo, eu tenho essa carteira de trabalho nova que já vem o numero do PIS, daí trabalhei em uma empresa privada saí recebi o FGTS tudo certo.Depois entrei aqui na prefeitura do municipio, quando da contratação levei todos os documentos e a carteira de trabalho com o numero do pis em que já era inscrito, só que aí quando peguei meu contra-cheque ele tem outro numero PIS/PASEP.E agora o que devo fazer? Sei que o da empresa privada é pis e o da prefeitura pasep mas mesmo assim até onde sei o numero tinha que continuar sendo o mesmo.

    D

    DA23 Quarta, 02 de fevereiro de 2011, 9h38min

    Valeris,

    Você tem razão, o número deveria ser o mesmo. Pra você eu deixo o mesmo conselho, procure a Caixa Econômica e peça uma pesquisa de PIS, para saber qual está ativo. Compare com o número da prefeitura, se não for o mesmo, apresente a Pesquisa, para que possa ser regularizado.

    Daiane

    V

    valeris Quinta, 03 de fevereiro de 2011, 1h52min

    Obrigado! Bom conselho farei isso.

    G

    Giselle Gomes Quarta, 18 de setembro de 2013, 20h28min

    Eu tenho um problema, trabalhei no setor público de 2005 até 2011 e eles me passaram o número do pasep. Depois saí do setor público e comecei a trabalhar em empresa privada e passei o mesmo número do pasep e agora é pis. Então fui na CAIXA e pedi o extrato de FGTS de contribuição e descobri que tenho dois números e o PASEP está no nome diferente, já pedi junto a CAIXA uma solicitação de verificação de dados. Assim gostaria de saber se eu perco o Abono salarial pois tenho mais de cinco anos de contribuição e eu trabalhei mais de trinta dias de 2012 com carteira assinada. E quanto ao tempo de contribuição eu perco.

    G

    Giselle Gomes Quarta, 18 de setembro de 2013, 20h30min

    Eu tenho um problema, trabalhei no setor público de 2005 até 2011 e eles me passaram o número do pasep. Depois saí do setor público e comecei a trabalhar em empresa privada e passei o mesmo número do pasep e agora é pis. Então fui na CAIXA e pedi o extrato de FGTS de contribuição e descobri que tenho dois números e o PASEP está no nome diferente, já pedi junto a CAIXA uma solicitação de verificação de dados. Assim gostaria de saber se eu perco o Abono salarial pois tenho mais de cinco anos de contribuição e eu trabalhei mais de trinta dias de 2012 com carteira assinada. E quanto ao tempo de contribuição eu perco.

    N

    Necinha Lauper Terça, 29 de abril de 2014, 10h07min

    Meu problema também é o mesmo, comecei a trabalhar em uma empresa em 2008, foi meu primeiro emprego e nunca tinha ido atras do cartão cidadão da caixa, ano passado 2013 fiz o cartão e foi criado um novo nº pis, e nesse novo nº de pis não tem saldo no FGTS e mas eu recebo o abono salarial, e com o outro nº do pis tem saldo no FGTS, é necessario ir na agencia fazer unificação?

    S

    SkyEverest. Suspenso Terça, 29 de abril de 2014, 11h31min

    Sim, vc deveria ter informado a CAIXA o nº que vc já tinha no FGTS. Volte lá e peça que acertem isso.

    J

    jessicacs Segunda, 04 de agosto de 2014, 17h47min

    Hj fui sacar meu seguro desemprego que estava agendado para o dia 02/08/14 e nao consegui, pois quando cheguei na caixa economica me informara que um novo numero de pis foi gerado em meu nome e que o antigo pis tinha cido desativado. Eu gostaria de saber se vou ter que me cadastrar novamente para receber o seguro desemprego e se vou ter que esperar novamente de 30 a 45 dias para que o mesmo seja liberado. Ja tem dois meses que estou desempregada, e essa seria a minha primeira parcela do seguro desemprego.

    Obrigada.

    D

    Denis2 Terça, 05 de agosto de 2014, 17h51min

    Em principio, pela situação relatada, não muda nada. Vc passa a receber com novo número e pronto. Se vc tiver o cartão cidadão no PIS antigo pode jogar fora, mas em qualquer agência vc recebe com a CTPS e o novo nº do PIS.

    K

    kleiton.prazees Quarta, 13 de agosto de 2014, 20h49min

    Boa noite a todos,
    Amigos estou com um grande problema, trabalhei em uma empresa apenas por 15 dias em 2005, nem chegou a ter rescisão quando sai.
    Hoje já trabalhei em 4 empresas e foi gerado um numero de Pis no qual inclusive ja recebi o FGTS e o Abono salarial, hoje fui verificar o extrato e consta como inativo o pis e o pis ativo nunca houve deposito e agora o que devo fazer?

    D

    Denis2 Quinta, 14 de agosto de 2014, 19h09min

    Kleiton, peça para sua empresa mandar um documento chamado RDT ( retificação de dodos do trabalhador) para a Caixa a fim de que ela corrija o número do seu PIS na conta onde está sendo depositado o FGTS.

    D

    Desconhecido Quinta, 16 de outubro de 2014, 14h39min

    eu problema também é o mesmo, comecei a trabalhar em uma empresa em 2009 com menor aprendiz de carteira assinada .Em 2010 sair da empresa e servi a Marinha do brasil ,foi milita no período de 1 ano.Tive baixa com reservista milita em 2011 e mesmo foi em dezembro contratador para trabalha em empresa privada . em 2013 meu numero de pis/pasep foi trocado sem me avisa,só fui constada quando fui tirar meu cartao cidadao para recebe o abano salarial em 2014 . Mas o problema disso tudo é que meu cadastro ainda consta como pasep . vou caixa economica os funcionario nao tema acesso ao pasep . Resumindo to perdido sem orientaçao . O que fazer ? esse ano faz 5 anos que eu assine a carteira de trabalho de tenho de direito de recebe meu abono salarial ..

    Leia mais: jus.com.br/forum/213034/tenho-dois-numeros-de-pis-pasep-o-que-fazer#ixzz3GKZqcUFp

    D

    Desconhecido Quinta, 16 de outubro de 2014, 14h40min

    qm for me ajunta me responte no meu i-mail blz
    [email protected]

    Anne Cociani

    Anne Cociani Quarta, 08 de abril de 2015, 16h10min

    Ola, em 1996, em ivaipora no parana, eu fiz minha primeira carteira e fiquei registrada , depois me mudei para sc e fiz outra carteira pois nao achei a antiga..pois bem, fui recentemnte na previdencia pra ver quanto tempo eu tenho de contribuiçao, e nao consta a primeira empresa da carteira antiga, apenas as empresas da carteira nova, e la eu fui registrada certinha, e tinha o pis, o que eu faço?

    Cleiton Luís Soares Centeno

    Cleiton Luís Soares Centeno Quinta, 11 de junho de 2015, 11h03min

    Fui sacar meu pis na CAIXA no ano em que fechava cinco anos de contribuição e não constava que eu era contribuinte, me indicaram ir no Ministério do trabalhador para consultar no CAGED o que tinha ocorrido e lá puxaram o outro pis que por sinal estava inativo e me deram um comprovante para apresentar na CAIXA junto com minha carteira de trabalho, para resolver a situação...AINDA NÃO FUI NA CAIXA...DÃÃÃ

    Vagner Araujo

    Vagner Araujo Segunda, 13 de julho de 2015, 10h56min

    ola bom dia!!! queria q mim tirasse uma duvida eu trabalhei tres anos como conselheiro tutelar e ha dois sou contribuinte atraves do MEI queria saber se esses cincos anos de contribuiçao ja mim dão direito ao pis?

    H

    Hosana Terça, 21 de julho de 2015, 5h24min

    Tenho dois números de pis,para ativar o pis correto só no ministério do trabalho que ativa,obrigada Hosana.