Há 3 anos atrás eu era estudante universitária e fui chamada para trabalhar no vestibular! Para trabalhar eu precisava de ter inscrição no INSS, então eu entrei no site da previdência e me cadastrei com Segurado Facultativo, gerando um número de inscrição. Agora eu me formei e resolvi tirar minha carteira de trabalho. No entanto o número de Pis/Pasep que saiu na minha carteira é diferente do número que eu já tinha. Sou formada em Medicina e vou começar a fazer residencia fevereiro de 2011. Apesar de receber uma bolsa de estudos, a residencia não configura vínculo empregatício, eu não sou considerada trabalhador assalariado, e tenho que fazer minha contribuição como autônono. A própria instituição onde vou fazer a residência já recolhe a contribuição. Ela desconta 20% da minha bolsa antes de me pagar.

A minha dúvida é: Qual número eu devo apresentar? O número de INSS que tirei em 2007 ou o que veio na carteira?

Já fui na Previdencia e eles me falaram que o número que tenho que usar é o que eu tirei em 2007 e o que o número de Pis/Pasep que veio na minha carteira só passa a ser válido no dia que eu tiver um trabalho de carteira assinada? Isso é verdade?

E que quando minha carteira for assinada a primeira vez, esse dois número serão unificados. É isso mesmo?

Não sei o que fazer, se alguém puder me ajudar?

Obrigada

Respostas

    D

    Desconhecido Quinta, 23 de julho de 2015, 19h18min

    Anne Cociani e Vagner Araujo a minha orientação é averiguá com a caixa econômica 0800- 726-0101 pode ser localizada se contem mas de um PIS e irão informar o numero e tb informação sobre abonos salarias e PIS

    Luiz Fernando Pereira

    Luiz Fernando Pereira 336324/SP Quinta, 26 de novembro de 2015, 14h58min

    Aos interessados,

    Vou dar um breve auxilio em casos de duplicidade de PIS/Pasep. Vale para qualquer outro documento importante.

    A primeira coisa é tentar resolver administrativamente requerendo com os órgãos.

    Não havendo outra opção, será necessário recorrer judicialmente para que unifiquem os dados em uma pessoa só.

    Espero ter ajudado.

    Dr. Luiz Fernando Pereira
    Advogado
    Email: [email protected] |

    S

    Sandra Santos Santos Terça, 16 de fevereiro de 2016, 19h04min

    Ajudem por favor trabalhei na prefeitura de minha cidade entre2009 a 2010 em 2012comecei a trabalhar numa empresa privada sai em Maio de 2015fui receber meu país mais na caixa e no Banco do Brasil nao aparece meu número antigo so aparece o que fizeram na empresa nova a caixa fez um processo e mandou desde Outubro de 2015 mais até hoje não tive resposta o que devo fazer pra receber meu país pois estou desempregada esse dinheiro vai me ajudar muito por favor me ajudem

    Fabricio Alves

    Fabricio Alves Sábado, 20 de fevereiro de 2016, 9h21min

    tenho dois numero de pis sendo quer nunca recebir por na minha raiz uma carteira consta um emprego e a outra consta dois queria saber como faço pra normalizar pra eu receber meu pis já ate passoa a data e não sei como recorrer pra acerta o que esta errado

    Milan Santa Rita

    Milan Santa Rita Segunda, 21 de março de 2016, 22h40min

    ola pedi a segunda via do meu catão cidadão e venho com outro numero do PIS
    tenho mais de cinco anos de contribuição e não recebi meu PIS sera que tem a ver com as numeração serem diferente
    oque devo fazer?

    Marcos Vinicios Miguel Santos

    Marcos Vinicios Miguel Santos Sábado, 30 de julho de 2016, 10h31min

    bom dia
    trabalhei na prefeitura em 2009 e me cadastraram com um numero de pis e depois em 2012 trabalhei numa empresa q fez outro pis para mim
    quando fui receber o pis em 2015 disseram que eu não tinha direito ainda pois a caixa unificou e ficou valendo o novo e não o antigo, logo não tinha 5 anos de cadastro.. queria saber se isso é correto ou posso correr atrás

    Alice Pinheiro

    Alice Pinheiro Terça, 20 de setembro de 2016, 19h25min

    olá, a minha situação é o seguinte, quando estava na universidade, em 2009 foi convocada para trabalhar no vestibular, tirei meu numero do PIS com estudante. Nesse ano foi contratada pela uma empresa privada para trabalha com carteira assinada, desde de quando entrei em março é descontado todo o mês um valor para o FGTS, só que agora eu foi consultar pelo site na caixa e não consta, fala que é inexistente....foi o mesmo número que eu dei para colocar no meu contrato. na minha carteira de trabalho não consta nenhum numero referente ao PIS. O que eu devo fazer?

    Alice Pinheiro

    Alice Pinheiro Terça, 20 de setembro de 2016, 20h42min

    sempre aparece NIS sem cadastro social

    B

    Beatriz Quarta, 21 de setembro de 2016, 9h39min

    Tenho dois numeros de pis e não to conseguindo pegar meu fundo de garantia, vou ir na caixa essa semana pra fazer pesquisa qual é o pis certo porque nenhum está válido e eu queria saber se eu pedir pra eles fazer a pesquisa sai na hora o numero do pis certo e ele também tem que carimbar né

    L

    Leandro Segunda, 24 de outubro de 2016, 15h11min

    Quando tirei minha carteira de trabalho [modelo novo, que vem com o número do pis] veio com um número do pis, ai trabalhei durante 6 anos em uma empresa, quando sai de lá meu numero do pis foi alrerado, gostaria de saber se terei que fazer outra carteira de trabalho, ou simplesmente quando for assinar minha carteira novamente, a futura empresa faz essa correção? Desde ja agradeço.