Escritório no VERMELHO
Desde abril do ano passado (1999) estagio em um escritório de pequeno porte, de uma advogada amiga da minha família. Assim que cheguei lá, o escritório estava ainda terminando de ser montado; a doutora advogava já há um ou dois anos, mas só agora estava montando seu escritório próprio em um lugar decente. Nos primeiros meses estava tudo indo muito bem... eu vislumbrado com a prática do Direito (meu primeiro estágio), os clientes pagando, as causasaumentando em número, o escritório crescendo, até que alcançou um número considerável (levando-se em conta ser apenas uma advogada) de clientes, em sua maioria de classe média-alta. As causas advogadas são cíveis: separações e divórcios, inventários, etc... mas principalmente revisões de débitos contra bancos e financeiras, de pessoas físicas ou jurídicas.Grande parte dos clientes são empresas atingidas pela famosa "crise", com graves problemas financeiros - é comum coordenarmos processos de falência, por exemplo.
Desde o final do ano passado, no entanto, as coisas começaram a ficar tenebrosas. A inadimplência por parte dos clientes, que já ocorria como exceção, passou a se tornar a regra.A advogada não é lá uma cobradora nata, então temos clientes devendo desde o início de 1999. Se fosse contabilizado de maneira detalhada, os débitos ao escritório totalizariam mais de R$50.000,00. Esse mês (janeiro de 2000) apenas uma cliente efetuou pagamento... R$700,00, referente a uma parcela que deveria ter sido paga em outubro do ano passado. Continuando as coisas dessa forma, vislumbro inclusive o fechamento do escritório.
Gostaria de ouvir conselhos dos srs. nesse sentido. Qual a melhor maneira de cobrar um cliente? Como conciliar isso com a ética profissional? O que os srs. aconselhariam a advogada com quem estagio, e mesmo a este estagiário ainda envolto em fraldas jurídicas?
Antecipadamente grato,
"Magnaud" [email protected]