FORO INTIMO? PODE ISSO? ADVOGADO RENUNCIA ALEGANDO Q MINHA IRMA O TRAIU

Há 15 anos ·
Link

Gente o negócio é bizarro !!!

Por favor estou sem entender alguns pontos de como as as leis podem ser aplicadas. Alguém tem alguma sugestão sensata (sem brincadeira por favor) é serio. Tem alguma manobra legal que eu possa tomar em alguns dos pontos apresentados abaixo???

Após procuração e contrato assinado com advogado e pagamento efetuado, quanto tempo ele teria para protocolar a ação?

Porque quando eu achava que a qualquer momento o advogado estaria me ligando para me informar a data da audiência, ele me ligou para informar que era melhor protocolar uns documentos extras antes de iniciar a ação, pq mais tarde o juiz poderia não aceitar e com a falta dos documentos era quase certo que eu perderia a ação.

Até ai eu entendo, mas dois meses para chegar essa conclusão sem nenhum contato???

O que é o foro íntimo?

Obviamente eu expressei a minha indignação com o que me parece falta de conduta do meu advogado.

Do momento que eu me expressei ele não gostou e disse que renunciaria e o motivo " foro íntimo" já que ele é ex namorado da minha irmã e alega que não precisa prestar explicações pq a renuncia sob o pretexto de foro íntimo não o obriga a prestar contas o pq renunciou.

E alem disso ele me disse que poderia deixar o caso também pq minhas expectativas do processo eram incompatíveis com a realidade, o que na era verdade, ele inventou isso depois ele explicou os riscos e eu entendi antes de assinar tudo.

Depois disso ele enviou uma notificação por carta para informar os riscos e disse que eu não concordei e dei respostas incompatíveis com os fatos que ele apresentou, o que não foi verdade eu não disse nada e nem escrevi nada só escrevi que ser era a situação que tínhamos então que fizéssemos o melhor com o que tinha, isso seria algo incompatível???

Eu não sei o que é foro íntimo , mas mesmo que isso seja verdade por mais absurdo que soa, quando ele me aceitou como cliente, obviamente ele já sabia que ele era ex namorado da minha irmã, mesmo que esse tal foro íntimo o permita renunciar, isso não era novidade alguma em dois anos que eles namoraram nos sempre socializamos em diversas ocasiões, demorou 2 meses para ele lembrar disso?

O pior que isso foi uma troca, ele devia dinheiro a minha irmã, nos combinamos que eu pagaria a minha irmã diretamente e isso quitaria a divida dele com ela, só que no contrato o valor foi colocado como "valor quitado" sem referencia alguma ao acordo paralelo .

Minha irmã entregou a ele as "promissórias" originais, que ele assinou e não existe nenhuma copia das originais, pq nunca achávamos que ele usaria de ma fé, mais vestígio ou provas da divida dele com ela e eu não conseguiria provar o valor pago a ele já que recibo não foi fornecido e o valor e apenas citado como quitado/pago.

Ele já deixou claro que me processara se eu for atrás de recuperar algum valor dele já que não existe evidencias de pagamento. E claro como parece que ele planejou tudo isso ele foi esperto em não deixar nenhum rastro, nada escrito etc.

Sei que não seria valido gravar a conversar, mas mesmo que fosse ele já recusa em me atender ou falar comigo. Ou seja protocolar queixa na OAB seria um erro da minha parte já que não tenho qualquer prova, ele fez muito bem feito tudo.

No final ele me disse que eu acerte com a minha irmã, deixou bem claro que ela era culpada pq ele o traiu durante o relacionamento, algo que se verdade eu não tinha a mínima idéia pois nenhum dos dois ou ninguém jamais trouxe isso a tona, ele nunca agiu de forma incompatível a boa fé comigo ou com alguém da minha família.

Ele foi frio e calculista quando a oportunidade bateu a porta dele.

Mas depois minha irmã disse que ele a acusava de te-lo traido pq ela terminou o relacionamento mas era tudo pq ele nao aceitava a separacão e ficou atras dela por umas semanas.

Parece algo de filme ou noticiário de radio A.M, mas alguém já soube de algum caso assim tão bizarro e se sim saberia algumas manobras judiciais que possam ser tomadas?

Realmente eu agradeço a ajuda, pois por mais que e desanimador, triste deparar como uma situação dessa eu ainda prefiro a opção "lei" a outras que eu jamais poderia viver sabendo que fiz ou eu seria tão ruim quanto essa pessoa.

Obrigada

3 Respostas
Mateus Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

A observação que eu vou fazer não será animadora, mas tem a pretensão de te apontar o caminho da verdade.

A relação cliente/advogado obedece, na legislação brasileira, às mesmas regras a que se submetem o namorado e a namorada.

O namorado e a namorada ficam juntos se os dois ao mesmo tempo quiserem. Quando qualquer dos dois a qualquer momento parar de querer, pode cair fora sem mais nem menos, muito menos dar explicações.

Isso é o chamado "foro íntimo".

O processo é o lugar onde duas "verdades" se batem, para o juiz no final dizer qual daquelas duas "verdades" é realmente a Verdade.

Se o juiz perceber que é Verdade o que você nos contou, mesmo sem você ter na mão papelzinho nenhum assinado por ele, o juiz vai dizer que você tem direito a receber o dinheiro da dívida (danos materiais) e a estimativa da dor de cabeça pela quebra do contrato de honorários (danos morais). Tal como acontece após a briga entre dois namorados.

Toda a dificuldade será, então, relativa à prova. Testemunhal, documental, ou gravações em que todos os gravados saibam que estão sendo gravados.

Qual será a mais convincente, no final ?

Não sei.

[email protected]
Há 15 anos ·
Link

Minha querida,

Vc disse que no contrato de honorários está como "quitado" o pagamento. Se o contratado que é o advogado em questão não cumpriu sua parte na contratação vc tem direito de receber dele o que pagou de volta. Lembre-se, já está pago, quitado, e vc não obteve a contraprestação.

A relação de cliente-advogado é uma relação de confiança. Se vc não confia no seu advogado, o mais certo a fazer é rescindir o contrato e procurar outro mesmo. Ao que parece seu advogado rescindiu o contrato com vc pq. vc não confiou nele, nem nos procedimentos que ele queria levar a termo em seu favor, embora isso demandasse tempo. Enfim, "foro íntimo" é uma questão pessoal interna à pessoa.

Como ele sentiu que vc não confiava nele, ele usou essa prerrogativa para rescindir o contrato com vc.

Exija seu dinheiro de volta e, em caso negativo, represente na OAB, ou procure outro advogado para tomar as devidas providencias em relação ao contrato entre vc e seu ex-advogado.

[email protected]

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Entendi a qusetao do foro intimo.

Mesmo na hipotesis quando um advogado manipula um fato por vinganca, pq a suposta traicao era pre existente ao contrato e ele mesmo me disse que servia de licao por ter uma irma "V".....

Eu entendo que a lei tem que entender "verdade" como algo provado, mas pelo bem do argumento sem ir a frente apenas presuma que a lei concorda que a minha versao dos fatos como algo "provado".

No meu caso o advogado premeditou algo para prejudicar o cliente, assim sendo da parte dele ja nao aplicaria "foro intimo", ou seja isso seria uma conduta de ma fe, certo?

A outra pergunta:

Mesmo que exista o fator foro intimo que possa ser aplicado nesse caso mesmo as provas em meu favor nos olhos da OAB nao existe nenhuma lei ou regulamento que o advogado quando tem que protocolar (se esse e o termo de iniciar a acao) em numero X de dias???

Como ele deu nota de recisao de contrato apenas 2 meses depois, presume-se entao que nos dois meses eu era cliente dele e que nesses dois meses nao existia comflito de elacionamento, isso seria um argumento plausivel de atencao???

A pergunta chave eh o advogado que sentou em cima disso por dois meses, sem nenhuma justificativa que poderia alegar (tipo faltou algo, nao pagou etc), supondo que tudo estava certo nao falatava nada por 2 meses seguido.....

Nao existe qualquer outra regra que se aplica nessa situacao especificamente voltada ao prazo de protocolar o processo?

Novamente obrigada

Kely

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos