João Leonardo Fustaino Junior Terça, 23 de março de 1999, 10h51min

    O tema escolhido por V. Exa. é de interesse estelar, pois nossa legislação não está preparada para encarar com inteligência típica os novos problemas.
    As áreas do direito que serão afetadas são muitas, não só o direito civil ou penal, mas também as demais.
    Um estudo específico do direito que mais será prejudicado é o direito da sucessão, pois todos os prazos serão afetados.

    ?

    Felipe Barros Terça, 16 de maio de 2000, 11h08min

    A biotecnologia, conforme dito, pode sim trazer malefícios para a humanidade, mas, ao contrário, também será benvinda em se tratando de um avanço que possa resultar em benefícios, tais como aumento da produção de alimentos, e consequente queda do preço dos mesmos, com diminuição da fome. Contudo, o temor ante, principalmente, o avanço dos transgênicos (alimentos geneticamente modificados), é enorme, e justificado. As grandes empresas, principalmente americanas, com o apoio do FDA, têm conseguido modificar, por exemplo, os genes das batatas, com a implementação de genes de ratos, para torná-las mais resistentes e polpudas. Dizem não haver perigo. Será verdade? Muitos cientistas contestam, e a população mundial, principalmente a européia, tem-se mostrado avessa a esta nova realidade consumista, advidnda de nossos irmãos ianques. Muitas implicações podem surgir desta realidade factual: 1- o consumidor tem o direito de saber o que está pondo no seu prato de comida, havendo de serem tais alimentos modificados geneticamente devidamente rotulados pelos mercados e empresas produtoras; 2- o patrimônio genético dos organismos é protegido constitucionalmente, devendo a biodiversidade ser tutelada por meio de leis que imponham sanções severíssimas àqueles que excederem os limites.

    Caso disponha de material a respeito do tema, peço encarecidamente o envio.

    ?

    andrea carla veras lins Sábado, 06 de janeiro de 2001, 11h04min

    Marcelo,
    Só queria ressaltar que no caso dos trangênicos, que trazem consequencias saudáveis para os seres humanos em várias áreas, traz como consequência, a necessária regulamentação, pois deve-se cuidar do direito do consumidor, da patentiação dos trangênicos, do direito de comércio e marketing dos grandes trustes internacionais.

    Parabéns pela escolha do tema, e procure sempre relacioná-lo buscando soluções práticas e não só filosóficas.

    Atenciosamente,

    ANDREA CARLA VERAS LINS