Sou estudante do Curso de Direito aqui na minha cidade e gostaria de obter mais informações sobre o tema acima mencionado, pois estou no meu último ano da graduação e na fase de elaboração da minha monografia. Adorei o tema escolhido, porém estou com algumas dificuldades em coletar dados. Quem puder me ajudar, desde já agradeço sinceramente. Envie sua resposta para o meu e-mail.

Respostas

    ?

    Fabiana Araújo Silva Sábado, 09 de setembro de 2000, 16h07min

    OLá Adriana,como vai? Olha tbém escolhi o tema para a minha monografia, e tenho algum material caso vc queira posso enviar a vc, sobre a reprodução assitida vc irá falar de reprodução in vitro, ICSI, etc?
    Entao tenho duas bibliografias a te indicar, uma é uma obra escrita por um especialista em reprodução humana que possui uma clínica em São Paulo, o livro se chama "Tudo por um bebê" o autor é Dr. Roger Abdelmassih e outro é `"Procriações Assistidas, aspectos juridicos, médicos e religiosos" de Eduardo de Oliveira Leite.
    Caso queira algum texto ou alguma dica só entrar em contato comigo.
    bjocasssss..
    Fabiana Araújo

    ?

    Adriana Guimarães Arêbola Quarta, 13 de setembro de 2000, 23h01min

    Oi Fabiana, gostei muito de saber que você escolheu o mesmo tema que eu, acho que nós vamos ter um pouco de dificuldade, mas venceremos. Muito Obrigado pelas indicações bibliográficas. Se você quiser eu também tenho algumas indicações para você. Dentro do meu tema pretendo abordar exclusivamente sobre a fecundação in vitro e a inseminação artificial. O Eduardo Oliveira Leite eu já consegui, mas o outro não. Vou procurar aqui na Biblioteca da universidade, se não conseguir te aviso. Olha meu e-mail é [email protected], acho que assim é mais fácil nos comunicar-mos. Me mande o seu tá legal?

    Beijos,

    Adriana.

    ?

    patricia Sexta, 06 de julho de 2001, 10h30min

    Adriana,
    Bom dia!

    Minha dissertação está diretamente ligada ao seu tema. Se você já tiver conseguido algum material e puder disponibilizá-lo, agradeceria.
    Desde já agradeço,

    Abraço,

    Patrícia.

    ?

    Renata Annechino Domingo, 10 de março de 2002, 15h09min

    Olá Adriana, vamos começar com a bibliografia que você pode utilizar na sua monografia, de fato é muito difícil encontrar literatura sobre esse tema que é bastante atual.
    1- Obra - Reprodução Assistida: Até onde podemos chegar? Compreendendo a ética e a lei - Autores: Deborah Ciocci alvarez de Oliveira e Edson Borges Jr - Editora Gaia;
    2 - Reprodução Assistida em face da bioética e do biodireito. Aspectos do Direito de Família e do Direito das Sucessões - Autor: Tycho Brahe Fernandes - Editora Diploma Legal;
    3 - A Reprodução artificial e os direitos da Personalidade - Autora: Ana Cristina Rafful - Editora Themis;
    4 - O estado atual do Biodireito - Autora: Maria Helena Diniz - Editora Saraiva - ótimo livro, porém caro.
    5 - O Direito "In Vitro". Da bioética ao biodireito - Autores: Regina Fiuza Sauwen e Severo Hryniewicz - Editora Lumen juris.
    Quanto a opinião, gostaria que fosse um pouco mais específica, direta com as questões, pois fica muito difícil falar de uma forma genérica.
    Aguardo suas perguntas.
    OBS: Se vc tiver literaturas diferentes destas, envie os nomes para mim, bem como emita seu parecer sobre questões que circundam o tema também, sempre são bem vindas
    O que você acha que deve ser feito com os embriõe excedentes que foram criopreservados (congelados), devem ser destruídos, doados a casais estéreis, vendidos, doados para pesquisa? Você acha que esses embriões são de propriedade de quem, da clínica ou dos Pais?
    Você acha que qualquer pessoa pode fazer uso das técnicas de reprodução assitida, independente de serem solteiras, homoxessuasi, divorciadas, viúvas?
    O que vc acha da barriga de aluguel ou mãe de substituição?
    O que vc acha dos bancos de sêmen e óvulos? Esses doadores devem ser ressarcidos monetariamente pela "doação" e se o filho vier a descubrir a paternidade do doador, tem direito a herança de seu pai biológico?

    Obs: Caso tenha material mande-me, estará contribuindo muito.Posso enviar-lhe o meu projeto de pesquisa se quiser.

    --------------------------------------------------------------------------------

    ?

    sandra Terça, 04 de maio de 2004, 11h29min

    Renata, estou fazendo monografia nesta área. Se puder me mandar algum material ou fonte de pesquisa atualizada ficarei muit grata, Sandra.

    P

    Priscilla Rodrigues Quarta, 26 de dezembro de 2007, 12h40min

    Olá. Estou no 9º período de direito e meu tema para monografia será MÃE DE SUBSTITUIÇÃO. ainda não temho muito materialmas, caso vc tenha algo e puder disponibilizá-lo p mim, desde já agradeço. Ah, se for possível mande p o meu e-mail que é; [email protected]

    G

    Gaya Suspenso Quinta, 10 de abril de 2008, 9h13min

    Olá caro colega

    é monografia não é brincadeira não hein rs

    Mais creio que posso lhe ajudar até pq ja passei por isso tb
    podemos trocar mais ideias e informações pelo seguinte [email protected]

    Abrçs

    B

    Benedito de Pina Almeida Prado Junior Quarta, 28 de maio de 2008, 22h24min

    Cara Adriana, apesar de já ter completado a maioridade, a fertilização "in vitro" carece de regulamentação no Brasil. Como o limite para o privado é a lei e não havendo norma legal regulando os limites dessa atividade, a mesma teve início e se propagou pelo país. Com o crescimento da utilização da técnica e a falta de norma legal, o problema cresceu (embriões excedentes congelados; gestações múltiplas de alto risco), sendo que o CFM publicou uma Resolução que orienta os limites deontológicos da atividade médica nesa área. A decisão do CFM foi no sentido de restringir o número de embriões implantados por tentativa e a não autorizar o descarte até que uma lei normatizasse o descarte (princípio da precaução).
    Um reflexo dessa atividade não normatizada por lei é a atual discussão sobre a lei de Biossegurança que decorre da existência de embriões congelados sem expectativa de implantação.
    Voce pode consultar a resolução no site do CFM.
    Boa sorte
    Benedito
    Médico e Advogado

    A

    auerica lopes Domingo, 30 de novembro de 2008, 19h22min

    ola faço curso tec e gostaria de saber mais sobre este assunto...
    se puder me enviar mais informaçoes sobre religiao,codigo penal eu agradeço...
    obrigadooo se puder me mande por e-mail [email protected]