Ola. Nao sei exatamente em que categoria a minha duvida se enquadra. Preciso saber como proceder com relacao ao direito autoral. Estou escrevendo um livro, e por diversas vezes faco citacoes e transcricoes (sempre de pequenos trechos, com mencao da fonte, autor, editora, etc.). Busquei detalhes sobre isso na Biblioteca Nacional e na lei do direito autoral, mas nao e especificado com clareza qual o tamanho que uma citacao/transcricao deve ter para dispensar de uma autorizacao por escrito do autor mencionado. Se eu tiver de buscar autorizacao para cada citacao ou transcricao, meu livro nunca sera impresso, devido a grande quantidade de material que preciso usar como ilustracao de minhas ideias. Por favor, preciso de orientacao legal sobre como me certificar de que meu livro nao tera problemas apos a publicacao. Se for preciso mais detalhes, ou mesmo agendar uma consulta, e so me informar um telefone para contato e o valor da consulta, que terei prazer em telefonar. Obrigado, antecipadamente pela atencao. Andre Zielasko (51)592.3367

Respostas

    ?

    Patrícia Almeida Galvao Quarta, 30 de maio de 2001, 0h47min

    olá, andre!
    eu estou fazendo uma pesquisa sobre direitos autorais.
    bom, como vc já deve ter visto na lei, desde que as citações de outros autores não se tornem a idéia principal do livro vc não precisará pagar direitos autorais.
    O ECAD é o órgão responsável pela cobrança dos direitos autorais, por que vc ñão visita o site ...www.ecad.com.br
    qualquer outra informação envie para o meu e mail..se eu puder ajudar....
    patty