A organização internacional AVAAZ, que coordenou a coleta de assinaturas para o Ficha Limpa, mantém uma série de iniciativas em defesa dos direitos da população brasileira e mundial. Sua recente inciativa foi denunciar o crime ambiental que representa a construção da mega hidrelétrica de Belo Monte, com a tomada de uma área maior do que o Canal do Panamá no coração da Amazônia. Desde a passagem de Marina Silva, que renunciou por discordar de absurdos como esse, que tem havido grande pressão. Há poucos dias, o Presidente do Ibama também renunciou, sob pressão. No silêncio, o seu substituto, AMÉRICO RIBEIRO TUNES, assinou a licença para esse crime. O Brasil precisa de eficiência para gerir o sistema energético que já tem. Desmatar a Amazônia e remover milhares de indígenas para criar uma noca hidrelétrica é algo impensável, que só cabe na cabeça daqueles que lucrarão com isso. O mundo condenará, com razão, esse descalabro, essa insanidade. A não ser que consigamos repetir a façanha do Ficha Limpa. Faltam apenas 5 dias. Acesse o link a seguir e tome uma atitude. http://www.avaaz.org/po/pare_belo_monte/?vl

Respostas

    C

    Carlos - Pr Quinta, 03 de fevereiro de 2011, 18h43min

    Me desculpe...

    Mas você tem que aprender a olhar o contexto das coisas.

    Tente descobrir a que interesses esse site (realmente) atende e verá que o caso de Belo Monte está carregado de hipocrisia.

    Área muito maior que esta que será tomada pelas águas (numa obra que vai servir ao futuro do país e ao bem-estar do seu povo) é devastada todo ano pelo fogo, mas, como isso nao dá "ibope" e impedir tal crime nao atende a interesses internacionais nebulosos (manter o Brasil na pobreza), nao se vê mobilização dessa natureza.

    ?

    Desconhecido Quinta, 03 de fevereiro de 2011, 22h03min

    Carlos-Pr, agradeço mas dispenso o conselho. Ao menos nesse caso. Voce contesta minha crítica ao projeto apenas comparando o seu inegável dano ao meio ambiente com outro igualmente criminoso. Como a dizer que se pode cometer um crime, já que outro está sendo cometido e não é combatido. Foi assim que aprendeu a "olhar o contexto das coisas"?
    Pergunto-lhe o que sabe do projeto Complexo Belo Monte? Passo-lhe, para que olhe o contexto, alguns dados a respeito:

    1) O projeto de R$30 bilhões é tão economicamente arriscado que o governo precisou usar fundos de pensão e financiamento público para pagar a maior parte do investimento.
    2) Apesar de ser a terceira maior hidrelétrica do mundo, ela seria a menos produtiva, gerando apenas 10% da sua capacidade no período da seca, de julho a outubro.
    3) Uma fonte de energia muito maior, mais ecológica e barata está disponível: a eficiência energética. Um estudo do WWF demonstra que somente a eficiência poderia economizar o equivalente a 14 Belo Montes até 2020. Todos se beneficiariam de um planejamento genuinamente verde, ao invés de poucas empresas e empreiteiras

    ?

    Desconhecido Quinta, 03 de fevereiro de 2011, 22h11min

    Há 510 anos o Brasil não se mostra incompetente para administrar as suas fronteiras e a Amazônia. Se ali tem-se instalados diversos grupos internacionais, furtando nossa fauna e nossa flora e patenteando-as nos seus países de origem, se há regiões onde os estrangeiros têm direito de ir e vir que o próprio nacional tem limitado, é fácil concluir que algo de muito errado acontece na região amazônica. Aquela região precisa de PRESENÇA DO ESTADO, não de devastação de florestas.

    ?

    Desconhecido Sexta, 04 de fevereiro de 2011, 11h47min

    Retificando a digitação, na primeira frase: "Há 510 anos o Brasil SE MOSTRA INCOMPETENTE...

    C

    Carlos - Pr Sexta, 04 de fevereiro de 2011, 12h05min

    Fumaça de caminhão faz bem para a saúde de alguém ou para o meio ambiente???

    Por que o Avazz nao faz uma campanha para banir os caminhões das cidades e das estradas.

    Só o fato de estar vivo, faz com q o ser humano seja causa um dano ambiental (gás carbônico, e outras coisas que nao precisam ser citadas). Portanto, a civilização polui. Este é um fato.

    O que se deve fazer é ter o bom senso de buscar neutralizar ou minimizar aquilo que é necessário. É só imaginar como estaria o Brasil sem Itaipú ou Tucuruí e vc vai entender do que estou falando.

    Nao se trata de justificar um crime com outro, pois como disse, se fôssemos levar sua lógica às últimas conseqüencias, estaríamos tendo que comer alimentos crus, dentre outros exemplos toscos.

    Admiro sua preocupação, mas creio que ela tenha que ser direcionada de forma mais eficaz... o exemplo das queimadas seria um bom começo... e se isso valer de alguma coisa, teria meu total apoio.

    Grande abraço

    ?

    Desconhecido Sexta, 04 de fevereiro de 2011, 12h45min

    Sr Carlos, o seu apoio é indispensável. Toda mente pensante deste país tem valor inestimável. E a sua argumentação demonstra claramente essa capacidade e disposição.
    A questão das queimadas é outra grande preocupação que tenho, sim. Mas, volto ao assunto: se essa hidrelétrica custará R$30 bilhões, esse valor e esse projeto SOMENTE podem ser aplicados ali, na Amazônia? Voce tem certeza disso? O que se pretende? Dar motivo para uma intervenção internacional para a defesa do maior pólo produtor de oxigênio do planeta desse crime iminente? E voce não sabe que esses "interesses internacionais nebulosos" estão há muito doidos para isso? A Amazônia, nos mapas das escolas americanas, NÃO FAZ PARTE DO TERRITÓRIO BRASILEIRO, mas sim de uma área de proteção internacional. Voce, tenho certeza, sabe disso.
    Itaipú e Tucuruí são de importância capital, com certeza. Assim como são certas também a ineficiência e o desperdício da energia gerenciada pelo Estado. Dito por órgãos governamentais,não por mim.
    Quanto aos caminhões serem banidos, é possível. Nem precisaríamos do apoio de qualquer organismo estrangeiro. Bastaria que produzíssemos meios de transporte menos poluentes. Agora, se não forem os caminhões, outros meios de transporte terão que ser, porque o país não pode parar. E a civilização que polui precisa sobreviver, poluindo ou não. Falando em poluição, voltamos à preservação da Amazônia...

    G

    gisleno martins castro Sábado, 19 de fevereiro de 2011, 20h05min

    Mande estas entidades estrangeiras combater o Estados Unidos,China e demais paises que nao fazem nada pelo meio ambiente so o destroi.Sou um ambientalista mas temos que olhar as coisas com logica,necessitamos da energia e do crecimento ordenado do Brasil.Estas ongs estrangeiras sao mantidas por seus paizes de origem para tentarem roubar nossas riquezas,pois nao podemos esquecer do cupuaçu e varios outras riquezas Brasileiras que os mesmo roubam do Brasil e fazem as patentes.

    ?

    Desconhecido Segunda, 21 de fevereiro de 2011, 9h02min

    Exatamente, Gisleno. Voce tem toda a razão. O cupuaçú, as ervas medicinais, os animais silvetres, a madeira. Patrimônios brasileiros que são furtados e patenteados no exterior. Temos o caso de veneno de cobra brasileira que tem aplicação medicinal patenteada no exterior, que exporta para o Brasil esse medicamento ao preco de ouro. O mesmo acontece com propriedades de muitas plantas medicinais. Então, estamos constatando que somos INCOMPETENTES para zelar pelo que é nosso. E essa incompetência pretende chegar ao seu clímax com a construção de uma mega hidrelétrica dentro do coração da Amazônia. É o mesmo que o sujeito tirar da sala a poltrona para que a mulher pare de traí-lo com o carteiro. Alagaremos parte da Amazônia, já que somos incapazes de dela cuidar.

    J

    Jaime - Porto Alegre Quinta, 10 de março de 2011, 15h42min

    A final de que lado está esse tal A.L.G.O.? O progesso exige energia e está deverá ser gerada de fontes limpas. Embora essa HidroEletética cause alguns danos, estes podem ser comepnsados com ouras medidas que tragam benefícios. O país precisa de energia e tecnologia para se desenvolver e deixar de ser dependentes de outras potências. Essa papo já está meio gasto. Vamos apoiar o progresso com racionalidade implantado medidas que preservem o meio ambiente sem estancá-lo. Eta gente radical! querem fazer tempestade em copo dágua. Veja a reação do radical ALGO quando diz: "seu apoio e dispenável ou dispenso sua manifestação" Esse é o ponto. Os radicais não estão interessados em opiniões que os contrariem, querem fazer prevalecer suas piniões a qualquer pereço.
    Um abraço,
    Jaime

    ?

    Desconhecido Quinta, 10 de março de 2011, 20h40min

    Caro Jaime,
    ao invés de repetir as minhas colocações iniciais, limito-me a sugerir-lhe que LEIA COM ATENÇÃO os textos aqui postados, antes de formar opinião. O Sr. me chama de radical, partindo de uma LEITURA EQUIVOCADA da primeira frase do texto que escrevi em 04/02/2011, em resposta ao Sr Carlos, a quem elogiei. Por favor, leia-o novamente.
    Depois disso, se desejar, posso complementar minha argumentação. Até porque eu concordo parcialmente com as suas opiniões.

    ?

    Desconhecido Quinta, 10 de março de 2011, 20h40min

    Caro Jaime,
    ao invés de repetir as minhas colocações iniciais, limito-me a sugerir-lhe que LEIA COM ATENÇÃO os textos aqui postados, antes de formar opinião. O Sr. me chama de radical, partindo de uma LEITURA EQUIVOCADA da primeira frase do texto que escrevi em 04/02/2011, em resposta ao Sr Carlos, a quem elogiei. Por favor, leia-o novamente.
    Depois disso, se desejar, posso complementar minha argumentação. Até porque eu concordo parcialmente com as suas opiniões.

    I

    ISS Domingo, 13 de março de 2011, 7h56min

    Vamos sim parar com a costrução de usinas Hidroelétricas... no lugar dessas vamos logo construir algumas usinas "atomicas", é mais "confiável", não utiliza grande àreas, basta uns tambores de 200lts para guardar o resíduo...

    ?

    Desconhecido Domingo, 13 de março de 2011, 16h17min

    Prezado ISS,
    absolutamente não. Em momento algum sugeri que substituamos a energia limpa das hodroelétricas por energia atômica. Isso seria uma insanidade. Temos a matriz energética mais limpa do planeta. Que bom. Aliás, temos outros segmentos de energia limpa, como a eólica, a alavancar. Estou questionando pontualmente a implantação de hidrelétricas na região amazônica sem critérios minimamente discutido, a um custo absurdo (a previsão inicial para Belo Monte está em torno de R$ 30 bilhões!!), sem atender às exigências de proteção ambiental. Belo Monte é apenas uma das várias hidrelétricas previstas para serem construídas na região, algumas já em andamento. Gostaria de contribuir, anexando uma importante matéria sobre o tema:

    BELO MONTE SERÁ CAOS NA REGIÃO
    Extraído de: Associação dos Juízes Federais do Brasil - 10 de Março de 2011

    Esta é a previsão do MPF com o início da construção do canteiro de obras
    Procuradores da República, que atuam no Pará, foram categóricos: a liberação da instalação do canteiro de obras da hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, sem o cumprimento de ações de prevenção e redução dos impactos socioambientais do projeto -as chamadas condicionantes -pode provocar uma série de problemas como o colapso da infraestrutura urbana na região e danos irreversíveis ao Meio Ambiente e à população do Xingu.

    As condicionantes haviam sido estabelecidas em 2010 pelo próprio Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). No entanto, o órgão federal recorreu ao TRF-1, em Brasília, contra a decisão do juiz Ronaldo Destêrro, da 9ª Vara da Justiça Federal em Belém. Resultado: o desembargador federal Olindo Menezes cassou liminar anteriormente expedida, o que automaticamente possibilita ao consórcio tocar a obra. Segundo Menezes, não há necessidade do cumprimento das condicionantes listadas na licença prévia concedida ao projeto.
    "Atitudes como essa só comprovam que hoje o Ibama é o maior responsável pelo desmatamento na Amazônia", critica Felício Pontes Jr, procurador da República. "Em todas as etapas do licenciamento o governo federal vem desrespeitando a Constituição e as leis ambientais, com o auxílio do Ibama, que deixou de ser um órgão técnico e agora cede a pressões políticas", disse.
    Outro procurador da República, Ubiratan Cazetta, foi taxativo: "O início da obra sem as condicionantes pode provocar o caos em termos de infra-estrutura na região de Altamira". Estimativas extra-oficiais às quais os procuradores da República tiveram acesso apontam que o simples anúncio da obra, no ano passado, já atraiu cerca de 8 mil pessoas em busca de emprego para a cidade de Altamira, a maior da região. O governo federal estima que 100 mil pessoas migrarão para a região e 32 mil permanecerão lá após as obras. Altamira terá parte de seus bairros inundados, entretanto não há estudo conclusivo sobre o impacto.
    Para o MPF, a licença que permite a instalação do canteiro de Belo Monte é totalmente ilegal porque nem sequer está prevista no ordenamento jurídico brasileiro. Além disso, levantamento do MPF aponta que, das 66 condicionantes estabelecidas em 2010, 29 não foram cumpridas, quatro foram realizadas parcialmente e sobre as demais 33 não há qualquer informação.
    Vale explicar ainda que entre as condicionantes estão ações como a construção e reforma de escolas e hospitais, providências para o reassentamento de famílias atingidas pela barragem, recuperação de áreas degradadas, garantia da qualidade da água para consumo humano na região, iniciativas para garantir a navegabilidade nos rios, regularização fundiária de áreas afetadas e programas de apoio a indígenas. Ou seja, tem muita coisa a ser feita antes da obra propriamente dita.

    S

    SSOS Terça, 18 de setembro de 2012, 11h16min

    A.L.G.O, Olá tudo bem? estou fazendo um TCC e quero fazer sobre os aspectos positivos e negativos decorrentes da construção da usina de Belo Monte... e a luz da alteração do código florestal seria possível essa construção? por gentileza se poder me ajudar com conteúdo, indicar livros, textos, artigos etc...e mesmo sua opinião, ou a outro que interessar em me auxiliar, agradeço...

    L

    letycia rocha Quarta, 29 de maio de 2013, 12h05min

    Eles roubam nossas riquezas, verdade!!
    mais e nos que estamos deixando destruir nossa fauna e flora! expulsando nossos índios de suas terras, dando margem para outros crimes??????
    não somos melhores, estamos agindo contra nos mesmos, isso e pior!!

    A.L.G.O ...Também estou tentando preparar minha tese sobre o assunto BELO MONTE.
    E um tema apaixonante, quanto mais se ler, mais eu penso no crime que estão cometendo em construir essa usina, e depois não terá mais volta!
    como o SSOS DISSE ACIMA.
    Se puder me ajudar com indicações, artigos tudo sobre o tema ficarei muito agradecida!
    [email protected]
    Obrigada desde já.

    S

    Sayuri Matsuo Quarta, 03 de julho de 2013, 12h31min

    Estou fazendo um trabalho sobre [url]http://www.felsberg.com.br/areas-de-atuacao/direito-ambiental] direito ambiental[/url], e gostaria de saber quais leis a belo monte está infringindo, alguém me ajuda?