patricia Sexta, 06 de julho de 2001, 10h17min

    Christiane,

    Bom dia!!

    O tema de minha dissertação de mestrado discorre sobre os bancos de sêmen e a investigação de paternidade. Se você já tiver conseguido algum material e puder me disponibilizar, gostaria de analisá-lo para inclusão em meu trabalho.
    A dica é que você procure junto ao Conselho Federal de Medicina e departamento de genética de universidades material para você poder começar a se itnerar do assunto.
    Aguardo resposta.

    Abraço,
    Patrícia.

    ?

    Renata Annechino Domingo, 10 de março de 2002, 13h37min

    Olá Christiane, vamos começar com a bibliografia que você pode utilizar na sua monografia, de fato é muito difícil encontrar literatura sobre esse tema que é bastante atual.
    1- Obra - Reprodução Assistida: Até onde podemos chegar? Compreendendo a ética e a lei - Autores: Deborah Ciocci alvarez de Oliveira e Edson Borges Jr - Editora Gaia;
    2 - Reprodução Assistida em face da bioética e do biodireito. Aspectos do Direito de Família e do Direito das Sucessões - Autor: Tycho Brahe Fernandes - Editora Diploma Legal;
    3 - A Reprodução artificial e os direitos da Personalidade - Autora: Ana Cristina Rafful - Editora Themis;
    4 - O estado atual do Biodireito - Autora: Maria Helena Diniz - Editora Saraiva - ótimo livro, porém caro.
    5 - O Direito "In Vitro". Da bioética ao biodireito - Autores: Regina Fiuza Sauwen e Severo Hryniewicz - Editora Lumen juris.
    Quanto a opinião, gostaria que fosse um pouco mais específica, direta com as questões, pois fica muito difícil falar de uma forma genérica.
    Aguardo suas perguntas.
    OBS: Se vc tiver literaturas diferentes destas, envie os nomes para mim, bem como emita seu parecer sobre questões que circundam o tema também, sempre são bem vindas

    ?

    Fernando Trindade de Menezes Sábado, 18 de maio de 2002, 14h06min

    Temos uma defesa a fazer!
    É referente a um casal(Luana e Ricardo)impossibilitado de ter filhos.
    O casal procurou uma pessoa para fazer a fertilização in vitro.
    Os gametas femininos e masculinos foram de laboratórios.
    Carla recebe R$80.000 mais despesas médicas para ser fertilizada.
    Ricardo separa-se e não reconhece a paternidade após o nascimento. Carla, com seu marido com alto grau de alcoolismo, tbem não reconhece a maternidade. Somente Luana aceita ser mãe da criança.
    O MP considera a Carla mãe da criança deverá assumir a criança. Luana busca seus direitos.
    Como procede a defesa do MP e baseado em que considera a Carla como a mãe?

    Aguardo resposta urgente!!!!!!

    S

    Strapasson Domingo, 31 de outubro de 2010, 17h53min

    Dra. Renata, estou começando agora a minha monografia e me interessei pelo assunto, teria como me dar algumas dicas? Na realidade estou um pouco perdida. Poderia me ajudar?
    Obrigada.

    P

    Pâmela Thais Quarta, 08 de dezembro de 2010, 11h26min

    Olá, sou acadêmica pesquisadora e a linha de pesquisa que atuo esta relacionada ao tema que aqui se encontra em debate tenho outras bibiliografias para recomendar :

    Fernandes, Tycho Brahe.A Reprodução Assistida em Face da Bioética e do Biodireito.Editora: Diploma Legal

    Wider, Roberto.Reprodução Assistida - Aspectos do Biodireito e da Bioética. Editora: LUMEN JURIS

    Este aqui é do meu professor orientador na pesquisa, na minha opinião ele serveria para embasar a sua monografia, busque saber mais a respeito dele lendo sua sinopse

    RICARDO FERREIRA DAMIÃO JUNIOR.Material Genético Humano - Aspectos Jurídicos Sobre a Sua Disponibilização - 2010- Editora Juruá

    E se precisar de mais doutrinas, busque pela editora Juruá, pois ela está publicando muitos livros relacionados a esse tema e englobando o Biodireito e a Bioética