Quais código,comentado ou anotado,vocês indicam
Quais escritores desses códigos vocês indicam, penal, e processo penal,civil, e processo civil e constituição, todos comentados ou anotados.
Código Civil Comentado, coordenado por Cezar Peluso é muito bom. O preço que não é bom.
Eu tenho também o Código Civil Interpretado, organizado pelo Antonio Cláudio Costa Machado. Os autores comentam todos os artigos, parágrafos etc. E em comparação com os outros livros do gênero, é o mais barato do mercado (sem prejuízo da qualidade).
Processo Civil eu não indico nenhum. Os únicos que comprei são ruins demais. O do Autor citado acima – Antonio Cláudio Costa Machado – ouvi falar que é bom, porém, não conheço.
Processo Penal do Fauzi Hassan Choukr.
Código Penal do Nucci.
Constituição Comentada também não sei o que indicar. Eu só conheço do José Afonso da Silva (COMENTÁRIO CONTEXTUAL À CONSTITUIÇÃO). Quando alguém me pergunta algo assim eu digo para comprar um curso, e indico a André Ramos Tavares.
Companheiro,
Se ainda estiver procurando um Código de Processo Civil comentado, pode comprar o do José Miguel Garcia Medina que é muito bom.
Eu imaginava que essa obra fosse escrita estilo o CPC comentado do Marinoni/Mitidiero, mas não. Muito melhor.
A segunda edição do CPC Marinoni/Mitidiero ganhou Prêmio Jabuti.
Eu tenho a primeira edição e não vi grande coisa, aliás, a verdade é que o livro é muito ruim. Não se compara com as outras obras do Marinoni.
Rgp1,
O Código Civil (E os Leis Civis) do Nelson Nery Jr. é muito bom, mas, como eu disse acima, ele não comenta todos os artigos. A meu ver, esse é o ponto negativo da obra. Apenas por esse detalhe, eu ficaria com o Peluso.
Os outros livros dele eu não conheço, mas nunca ouvi ninguém reclamar. Até o Lenio Streck disse que seu livro sobre Princípios é bom, então, pode comprar qualquer livro dele tranquilo.
O importante é não comprar aqueles livros que se autodenominam “para concursos”.
O ideal seria que os autores fossem como Jorge Figueiredo Dias, que somente após 43 anos de estudos do Direito Penal que foi publicar o seu manual da parte geral.
Como ele diz, após 43 anos já posso dar o meu testemunho.
Infelizmente, muitos se renderam ao vil metal. Hoje, qualquer pangaré escreve livros.
Não é esse o caso do Peluso, tampouco do Nelson Nery. Esses são doutrinadores sérios, por isso, pode comprar tranquilo.