Estou desenvolvendo minha monografia de graduação do Curso de Direito sobre Bioética e Biodireito (aspectos gerais), porém dentro desse trabalho abordarei a questão da clonagem humana frente aos avanços da biotecnologia. Gostaria da ajuda das pessoas interessadas nessa área por meio de opiniões detalhadas sobre o tema ora proposto. Agradeço desde já a atenção.

Cristiane

Respostas

    ?

    Vitor Vilela Guglinbski Quinta, 28 de fevereiro de 2002, 19h18min

    Olá Cristiane. Meu nome é Vitor Guglinski, sou quartanista do curso de Direito do Instituto Vianna Júnior em Juiz de Fora-MG. Também estava pensando em desenvolver minha monografia abordando a clonagem humana e suas conseqëncias jurídicas. Atualmente faço estágio com o Juiz da 2a. vara cível de JF e ele me informou que a literatura é parca no que tange ao presente assunto. As questões levantadas por mim são as seguintes: como seria resolvida a questão dos testes de paternidade se a clonagem humana fosse liberada? Como poderiamos saber se o filho é da matriz ou do clone? Qual seria a nacionalidade de um clone cuja células foram colhidas em países diferentes? Pois, por exemplo: no Brasil o critério de nacionalidade é o jus solis e, na Itália é o jus sanguinis. Imagine você que o nascimento dessa criança se desse no Oriente Médio, onde a lei é o Alcorão! Isto sem falar nos direitos do nascituro.Estas são apenas algumas problemáticas civis.

    Já acerca da área criminal, há outra séria de problemas que a clonagem humana acarretaria, tais como: identificação na esféra médico-legal, pois, como ficaria a identificação de um criminoso que foi clonado? Imagine o problema que seria desenhar o retrato falado de um criminoso.

    Estas são algumas questões, creio eu que, as principais.

    Espero ter colaborado em alguma coisa e, se vc puder me informar acerca da bibliografia que vc utilizou, desde já agradeço. Um grande abraço e sucesso na sua carreira, que com certeza é uma das mais nobres. Até...