Em primeiro lugar, eu gostaria de parabenizar a todos que estão envolvidos na produção deste site, que é de excelente serverntia para os estudantes de direito.

Eu gostaria de obter maiores informações sobre Alberto Guerreiro Ramos e, por isso, venho solicitar aos senhores que me transmitam, via e-mail,quaisquer informações de que dispunham sobre esta personalidade! Se possível, gostaria de obter toda a biografia desta celebridade, que é Alberto Guerreiro Ramos.

Desde já agradeço pela atenção e espero anciosamente a resposta.

Grato

Felipe Lobão Ferraz Ribeiro

Respostas

14

  • 0
    ?

    Fernando J. C. Gomes Sábado, 02 de novembro de 2002, 22h30min

    Prezado Felipe,

    Você pode colher várias informações em diversas páginas da internet.

    Digite o nome ALBERTO GUERREIRO RAMOS no site de busca Yahoo! (http://br.yahoo.com) que você terá 5.080 respostas.

    SDS.

    Fernando

  • 0
    A

    Alberto Guerreiro Ramos Sábado, 15 de dezembro de 2007, 12h29min

    Prezado Felipe,

    O Velho Guerreiro me ensinou a sempre lembrar que ele era da Bahia, e tinha um grande orgulho de nossa ancestralidade Africana. O pai de Guerreiro, meu Avo Vitor Juvenal Ramos, nasceu escravo em !873. mas do tal Ventre Livre. A Mae dele nasceu na Angola, e foi por sua proppria familia vendida ao negreiro. Depois de sermos exilados da Patria Amada, nenhum de nos voutou ao Brasil a nao ser para visitar familia. O conselho do escritor previo sobre o Yahoo e valido. Boa sorte smpre.
    Alberto Guerreiro Ramos, filho.

  • 0
    A

    andrea estevam Quarta, 26 de março de 2008, 22h33min

    Caro Alberto

    Venho estudando parte da obra de seu pai. Nos textos biograficos somente aparece o homem público, o Guerreiro pai, filho, torcedor não aparece.
    Encontrei sua resposta por uma das infinitas buscas na web, gostaria de conversar sobre o seu pai. Seria possível? Gostaria muito de compreender o homem Guerreiro.

  • 0
    F

    Francisco da Cunha Silva Sexta, 28 de novembro de 2008, 8h45min

    Caro Alberto Guerreiro Ramos Filho

    Na condição de ex-aluno de prof. Guerreiro Ramos no mestrado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 1980, tive a gratificante e instigante oportunidade de descortinar novos insights na área das ciências humanas e sociais. Minha dissertação de mestrado (na UFSC) - "Políticas e Diretrizes para uma Vida Rural Sustentável - um estudo à luz da Teoria da Delimitação de Sistemas Sociais" - já refletia meu entusiasmo à linha mestra de pensamento elaborada por seu inesquecível pai.
    No momento estou concluindo meu doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas (também na UFSC) com a tese: "O Trágico como Condição do Humano - ressignificação da tragédia na civilização ocidental em interfaces com a ética, a política e a técnica".
    Para melhor destacar a biografia de meu Grande Mestre Guerreiro Ramos (uma das referências em minha tese), gostaria de saber qual o dia (abril de 1982) de seu falecimento.
    Tenho também todo o interesse em continuar participando deste forum!
    Cordialmente
    Francisco Cunha

  • 0
    F

    Francisco da Cunha Silva Sexta, 28 de novembro de 2008, 8h47min

    Aguardo sua resposta.
    Francisco Cunha

  • 0
    A

    alberto guerreiro ramos_1 Quarta, 28 de janeiro de 2009, 11h03min

    Mau caro Francisco,
    O velho Guerreiro nos deixou em 6 de abril 1982, no Hospital Cedars-Sinai, em Los Angeles. Recentemente, baralhando seus arquivos pessoais deixados a mim por minha Mae, eu li que seu obito oficial no Consulado em Los Angeles o constata como "branco". A vida e estranha, nao?
    Boa sorte com seus estudos, Alberto.

  • 0
    M

    Marcleide Pederneiras Domingo, 01 de fevereiro de 2009, 21h44min

    Prezados,
    sou doutoranda em Administração e começamos a estudar o maravilhoso Alberto Guerreiro Ramos e sinto vontade de ler mais e mais de seus escritos, portanto, gostaria de saber se algum de voces tem artigo do referido autor em ingles ou mesmo em portugues.
    Se alguém tiver gostaria de ter acesso. Pode enviar os arquivos para o meu e-mail: [email protected]
    Grata e estou honrada em participar deste forum.

  • 0
    M

    Marcos Lael Sábado, 18 de abril de 2009, 1h30min

    Prezado Alberto Guerreiro Ramos Filho,

    É uma alegria enconrtá-lo. Conheci o seu pai o - excepcional pensador brasileiro - Guerreiro Ramos no mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com a obra A Nova Ciência das Organizações. Registro minha enorme satisfação por reconhee o Guerreiro como administrador. Sou administrador, ocupo o cargo de Vice-presidente do Conselho Federal de Administração (CFA) e estou muito interessado em criar uma homenagem oficial da profissão ao Guerreiro Ramos. É para mim uma questão de justiça ao nobre brasileiro. Gostaria do consultá-lo em nome da família sobre isto. Respeitosamente. Marcos Lael

  • 0
    M

    Marcos Lael Segunda, 11 de maio de 2009, 19h05min

    Prezado Alberto Guerreiro Ramos Filho,

    Informo que o Conselho Federal de Administração (CFA) publicou uma pequeno livro com o título "A Organização Racional do Trabalho" referente a uma monografia escrita pelo grande mestre Guerreiro Ramos como prova de concurso para um cargo no seviço público. A obra não está a venda e tem a finalidade de divulgar o pensador da administração. Foi distribuida para bibliotecas de instituições de ensino superior para estudo dos estudantes.

    Marcos Lael Alexandre

  • 0
    C

    Cristiane_1 Quinta, 21 de maio de 2009, 14h54min

    Caro Alberto Guerreiro Ramos (filho),

    Preciso estudar a obra de seu pai entitulada "A Nova Ciência das Organizações".
    Entrei em contato com a editora e me informaram que a obra está esgotada.
    Reproduzo abaixo a mesagem recebida da editora em resposta a minha pergunta:

    "Entrei em contato com o setor da Editora que cuida dos contratos e me informaram que os direitos de publicação desta obra não pertencem mais à Editora FGV, o contrato expirou há alguns anos e nenhum dos herdeiros do autor foi localizado, por isso não temos como autorizar. Converse com a Biblioteca e informe que o livro está esgotado e não será mais publicado, me parece que nessa situação a cópia é permitida.

    Att.
    Marcelo Rocha Pontes
    Gerente de Vendas
    Editora FGV "

    O aditivo à lei brasileira de direitos autorais que regulamenta a reprodução de obra esgotada está em tramitação mas ainda não foi aprovado. Sendo assim, não posso copiar o livro cujo único exemplar obtive na biblioteca.

    Os direitos da obra pertencem à família? Você pode autorizar uma reprodução?
    Agradeço, Cristiane Langner

  • 0
    D

    Daniela. Terça, 01 de junho de 2010, 9h28min

    Ola

    Estou estudando sobre Alberto Guerreiro Ramos,
    precisava de alguns materias como, biografia, livros, principais obras etc. . .
    meu e mail é [email protected]

    Agradeço!
    Daniela

  • 0
    N

    nadia c. silva Segunda, 21 de junho de 2010, 18h27min

    Prezado Alberto Guerreiro Filho, durante muito tempo a contribuição intelectual de Gurrreiro Ramos foi esquecida no Brasil. Estou escrevendo um texto para um livro didático para jovens do ensino médio da Bahia sobre a contribuição negra para as ciências humanas na Bahia e no Brasil. Gostaria de incluir seu pai - Guerreiro Ramos.

    Mas como foi dito, temos relativas informações sobre o homem público e nenhuma sobre sua vida privada. O foco desse texto é exatamente mostrar expressões negras que conseguiram superar os obstáculos das suas vidas e contribuir intelectualmente com o Brasil.

    Me chamou atenção quando vc mencionou que o pai de Guerreiro, Vitor Juvenal Ramos, nasceu escravo em !873 e sua mãe, Romana Guerreiro Ramos, nasceu em Angola e foi traficada para o Brasil como escravizada, é isso mesmo? Minha dúvida é como seus pais conseguiram a liberdade? Como Guerreiro Ramos conseguiu estudar, como foi a infãncia do menino Guerreiro Ramos e como ele conseguiu furar o cerco da escravidão, analfabetismo e pobreza dos seus pais no pós-abolição?

    Pode me ajudar a entender esse cenário na história de vida do seu pai?

    Te agradeço muito!

    Nádia Cardoso

  • 0
    E

    Evandro O. Brito Domingo, 27 de junho de 2010, 14h18min

    Caro Alberto Guerreiro Ramos.

    Sou professor de Filosofia e faço parte de um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (Nuer - Núcleo de Estudos e Relações Inter-étnicas). Estamos desenvolvendo um trabalho de pesquisa que consiste em pesquisar a vida e a obra dos pensadores mais eminentes do Brasil, no que se refere às teorias sobre os estudos das populações negras no Brasil. Acredito não ser necessário fazer referências à extrema importância do pensamento de seu pai acerca do tema. Por isso, gostaria de saber se podemos contar com seu apoio, direto ou indireto, no nosso trabalho.
    Atenciosamente,
    Evandro O. Brito

  • 0
    P

    Patrica Lapilar Segunda, 23 de setembro de 2013, 13h25min

    Boa tarde,
    Sou produtora do programa HERÓIS DE TODO MUNDO, série de cinebiografias de personalidades negras nos campos das artes, ciência, política e educação que integra o projeto A COR DA CULTURA – Parceria TV Globo, Canal Futura e Lapilar Produções artísticas.
    São interprogramas, de 2 minutos cada um, que quer mostrar ao público heróis brasileiros que quebraram barreiras, que venceram apesar dos enormes obstáculos enfrentados, que lutaram por uma vida melhor para todos.
    Entre outros, a terceira série de programas, homenageará Guerreiro Ramos.
    Gostaria de saber se podem me ajudar com informações sobre quem detém os direitos de imagem de Guerreiro Ramos, pois sem a autorização de um herdeiro, não poderemos prestar a homenagem a ela no programa.
    Fico a disposição e desde já agradeço.

Essa dúvida já foi fechada, você pode criar uma pergunta semelhante.