Sérgio Coutinho Sábado, 07 de dezembro de 2002, 15h00min

    Renata,

    Na minha monografia de conclusão da especialização em Direito do Trabalho, tenho prosseguido estudos de anos sobre uma perspectiva ontológica do Direito, a partir da Ontologia do Ser Social de G. Lukács.

    Está convidada para ler meus artigos neste Jus Navigandi pois predomina neles este ponto de vista. Basta usar o mecanismo de busca para localizá-los, digitando meu nome. Aguardo teus comentários sobre eles.

    Se quiser outros textos interessantes sobre a proposta lukacsiana, posso enviar por e-mail.

    Qual é teu plano de trabalho, como organizou teu estudo?

    No aguardo de uma resposta,

    Sérgio Coutinho

    ?

    Jorge Kleber Teixeira Silva Terça, 07 de janeiro de 2003, 17h48min

    Olá Renata
    Li o seu e-mail e indico os livros do Miguel Reale - Lições Preliminares de Direito , é muito bom , será útil para vc.
    Ah também indico, que pesquises em sites de Direito que possuem artigos como o www.faroljuridico.com.br ,
    Sucesso
    Jorge Kleber
    [email protected]

    ?

    Gustavo Bedran Segunda, 17 de fevereiro de 2003, 8h43min

    Para se tecer sobre um tema tão profundo, faz-se necessário, ler alguns autores, como o Alemão Friedrich Nietzsche, principalmente as óbras " Assim Falou Zaratustra" e " Além do Bem e do Mau" principalmente do segundo, pois ele comenta a justiça e a moral desde os tempos de Sócrates, criticando e visando construir uma filosofia mais atual e possível...

    Se eu puder contribuir mais me mande e-mails

    ?

    Adriana Crizóstomo de Silva. Terça, 25 de março de 2003, 0h46min

    Primeiro, há uma pré-disposição de sua parte a retomar o tema da justiça no cenário jurídico, numa tentativa inusitada de propor muito sadiamente uma ultrapassagem dos pressupostos juspositivistas, tanto do realismo de Alf Ross e do positivista normativista de Hans Kelsen ( que tanto influencia nossos juristas, os operadores do Direito no Brasil).
    Tente buscar os clássicos juspositivistas no que tange à justiça; tente Lenio Luiz Streck, com a quebra da seqüência do paradigma do Direito normativista; tente Katarina Sobota, com um entendimento particular dos muldes retóricos da argumentação "racionalista" das decisões judiciais( Não mencione a norma!) e João Maurício Adeodato em sua Filosofia do Direito e no seu mais recente trabalho Ética e Retórica. Já ia esquecendo do nosso ilustre Friedrich Müller. Os trabalhos dele são ótimos, podem ajudar na sua pesquisa.
    Renata, quis com isto te ajudar. Sou ainda iniciante( comecei agora meu 2º período) por isto espero que veja criticamente estas sujestões e, é claro, opte por algumas.
    Boa sorte; estou esperando sua resposta.

    Com muito Prazer!!!!

    Adriana Crizóstomo

    ( Faculdade de Direito do Recife)

    ?

    Adriana Crizóstomo de Silva. Terça, 25 de março de 2003, 0h53min

    Renata, desculpe. Eu não tina relido o escrito.São os clássicos jusnaturalistas( Agostinho, Aquino, Grotius, Kant, e recentemente Del Vecchio, etc.

    Outra correção: é Crizóstomo da Silva.
    E para você, que não conhece minha cidade,ela faz parte da região metropolitana de Grande Recife.

    Descultas.........

    ?

    Marco Aurelio Quinta, 08 de maio de 2003, 15h23min

    Olá.

    Estou estudando Filosofia do Direito e me deparei com a Teoria Escandinava Realista do Direito, num trabalho do professor livre-docente da USP Ari Marcelo Solon; alguém pode me esclarecer mais sobre o assunto? Sei que é pouco comum, e nada de preciso achei nas buscas que dei, e a bibliografia citada no livro é estrangeira, quase toda alemã e escandinava, o que inviabiliza meu aprofundamento do tema.
    Aguardo sugestões.