Estamos diante de um caótico quadro no tocante ao ensino nas faculdades de Direito. As influências já superadas do positivismo que teima em dar os últimos suspiros ainda é capaz de fomentar debates e opiniões da seguinte linhagem:"direito é aquilo que está escrito"; "o juiz deve ser a boca da lei". Pior ainda, quando esta visão limitada do fenômeno jurídico se mistura com uma insaciável sociedade de consumo capaz de colocar o bem material acima da dignidade humana, formando assim meros operadores do Direito preucupados com os vencimentos das carreiras em vez da função social de cada uma.
O MEC não pode mais compactuar com a abertura de "cursinhos" de Direito. Tem que haver um controle rígido na qualidade do ensino jurídico.
AQUELE(A) QUE TEM ALGUMA COLABORAÇÃO A DAR, FIQUE A VONTADE!

Respostas

    O

    O AUTOR Quinta, 24 de abril de 2003, 18h06min

    Reticação do tema dada pelo autor:
    "ENSINO NAS FACULDADES DE DIREITO"

    M

    Marco Antonio de Souza Quarta, 30 de abril de 2003, 14h28min

    Concordo plenamente, acretido que seja de fundamental importância que as instituições se preocupem mais com o social do que com a simples aplicação da lei.

    A

    ana claudia Terça, 05 de agosto de 2003, 14h46min

    Vinicius,

    Sua preocupação tem fundamento.
    Em uma palestra na faculdade de direito ouvi um delegado dizer que a delegacia era como assistência social, a qualquer hora do dia ou da noite você é atendido pelo "delegado". Na teoria tudo é lindo mas, na prática este delegado com certeza nunca precisou de uma delegacia.