O povo egípcio finalmente se libertou das mãos de um ditador, mas será mesmo que ruma para a liberdade?

O mundo ocidental está de olho naquele país africano acompanhando o desenrolar dos fatos. Após quase 30 anos de dominação, enfim, poderá o povo chegar a tão esperada democracia. Democracia é uma palavra muito atual. Significa governo do povo. Num momento da história onde os regimes absolutistas vão caindo vertiginosamente e dando lugar a tão falada e sonhada democracia, parece ter chegado a vez do povo do milenar Egito.

O governo naquele país agora é de transição até as eleições que são anunciadas para setembro próximo. Em setembro então finalmente, poderão escolher deputados, senadores, governadores, prefeitos e presidente, tal qual fazemos aqui na república tupiniquim e em boa parte do mundo. A pergunta é: Será mesmo que a partir dali, das eleições, serão um povo livre? Com a tal democracia virão a corrupção, os políticos, com eles os assessores e uma conta gigantesca para o país pagar. Não estou nem de longe imaginando que no atual governo não havia corrupção, não, mas será que as coisas vão melhorar ou vai apenas mudar o nome dos opressores? Povo livre é um povo que pensa e não um povo que elege “representantes” para pensar e decidir em seu lugar. A democracia representativa é uma farsa, isso porque talvez a única coisa realmente inalienável no ser humano seja a vontade. Para mim, a única situação que realmente mudou dos tempos da ditadura para cá, foi o direito de poder falar mal do governo impunemente. Hoje o sujeito pode escrever na internet, no jornal, onde quiser, esbravejar que a escola pública é um lixo, que o atendimento na saúde pública é um caos, que as polícias não funcionam, que os poderes estão inertes, que fulano é corrupto e tudo mais. Mas para quê adianta tudo isso se essas reclamações não têm eco, se caem no vazio, se o povo não pensa e não reflete sobre sua própria sorte?

A justificativa para todos os males é a tal democracia. O político corrupto é pego com a “boca na butija” ou com dinheiro na cueca, como prefiram e se defende como? Ora, diz ele, sou vítima de perseguição política, querem me destruir e acabar com a democracia tão valiosa para o povo.

Se o povo faz uma manifestação de descontentamento, vem o político e diz que é uma minoria atacando a democracia. A corrupção é regra neste mundo democrático, degenerado em oclocracia.

A reflexão que se faz necessária é de se saber se a democracia compensa. Rousseau e Montesquieu idealizaram isso, toda essa mazela e corrupção, gastos imensuráveis, governo hipertrofiado, cabides de emprego, legislativo mais caro do mundo e nada que possa efetivamente ser feito, isso porque a democracia justifica todos os males? Com a palavra agora, o povo do Egito!

Respostas

    ?

    Fernando Stefanes Rivarola Segunda, 14 de fevereiro de 2011, 11h22min

    Acabei de receber um mail com o seguinte teor: SOMENTE ALGUMAS COMPARAÇÕES BÁSICAS......

    CURIOSIDADES DE UM PAÍS DE LOUCOS

    Um motorista do Senado ganha mais para dirigir um automóvel do que um oficial da Marinha para pilotar uma fragata !

    Um ascensorista da Câmara Federal ganha mais para servir os elevadores da casa do que um oficial da Força Aérea que pilota um Mirage.

    Um diretor que é responsável pela garagem do Senado ganha mais que um oficial-general do Exército que comanda uma Região Militar ou uma grande fração do Exército.

    Um diretor sem diretoria do Senado, cujo título é só para justificar o salário, ganha o dobro do que ganha um professor universitário federal concursado, com mestrado, doutorado e prestígio internacional.

    Um assessor de 3º nível de um deputado, que também tem esse título para justificar seus ganhos, mas que não passa de um "aspone" ou um mero estafeta de correspondências, ganha mais que um cientista-pesquisador da Fundação Instituto Oswaldo Cruz, com muitos anos de formado, que dedica o seu tempo buscando curas e vacinas para salvar vidas.

    O SUS paga a um médico, por uma cirurgia cardíaca com abertura de peito, a importância de R$ 70,00, equivalente ao que uma diarista cobra para fazer a
    faxina num apartamento de dois quartos.

    PRECISAMOS URGENTEMENTE DE UM CHOQUE DE MORALIDADE NOS TRÊS PODERES DA UNIÃO, ESTADOS E MUNICÍPIOS, ACABANDO COM OS
    OPORTUNISMOS E CABIDES DE EMPREGO.

    OS RESULTADOS NÃO JUSTIFICAM O ATUAL NÚMERO DE SENADORES, DEPUTADOS FEDERAIS, ESTADUAIS
    E VEREADORES.

    TEMOS QUE DAR FIM A ESSES "CURRAIS" ELEITORAIS, QUE TRANSFORMARAM O BRASIL NUMA
    OLIGARQUIA SEM ESCRÚPULOS, ONDE OS NEGÓCIOS PÚBLICOS SÃO GERIDOS PELA BRASILIENSE COSA NOSTRA

    O PAÍS DO FUTURO JAMAIS CHEGARÁ A ELE SEM QUE HAJA RESPONSABILIDADE SOCIAL E COM OS
    GASTOS PÚBLICOS.

    JÁ PERDEMOS A CAPACIDADE DE NOS INDIGNAR.
    PORÉM, O PIOR É ACEITARMOS ESSAS COISAS, COMO SE TIVESSE QUE SER ASSIM MESMO, OU QUE NADA TEM MAIS JEITO.

    V

    Vini_1986 Segunda, 14 de fevereiro de 2011, 12h13min

    Lamentável, colega Fernando...

    Porém, atribuo a culpa de tudo isso ao nosso povo - um povo que está mais preocupado com o futebol, com a novela das oito e com o BBB.

    Costumo comparar os políticos com empregadas domésticas.
    Você a contrata para limpar sua casa, mas, se ela não limpa, o que você faz?
    Se você descobre que ela está furtando seus objetos, o que você faz?
    Por que não fazemos o mesmo com os políticos?

    A tão famosa "Parada Gay" aqui em São Paulo - segundo alguns jornais chegam a passar pela Avenida Paulista mais de 3 milhões de pessoas - onde as pessoas se reúnem para lutar pelos direitos dos homossexuais. Acho interessante como as pessoas não são capazes de fazer o mesmo para lutar pela segurança, pela educação, pela saúde, contra a corrupção, etc.

    Costumo receber "pedradas" quando digo isso, mas sou contra a Copa do Mundo aqui no Brasil, pois creio que temos coisas mais importantes para nos preocuparmos - quanto dinheiro para o futebol e nada para as outras coisas...

    Enfim, o brasileiro poderá assistir à Copa do Mundo do quintal de casa, mas se ele passar mal pode morrer dentro de um hospital porque faltam médicos para atendê-lo.

    Como aceitar que um Senador, um só, segundo o Jornal da Globo, custe mais de R$ 30 milhões por ano!?

    E a tal da aprovação automática nas escolas!?!?!?!?!?
    Bem, quanto mais ignorantes no país, melhor para os políticos...

    Resumindo, pretendo fazer a minha parte para tentar melhorar nosso país, cabe a cada um tentar também...

    Abraços!

    I

    ISS Segunda, 14 de fevereiro de 2011, 14h41min

    é isso que nós aqui chamamos de demonocracia ou melhor democracia será que os egipcios se inspiraram num movimento de uma tal" de diretas já", se for logo pedirão retorno de mubarak.

    C

    Carlos Alberto F. B. Segunda, 14 de fevereiro de 2011, 14h48min

    Pois é..... continuo anulando o meuvoto, e vou anular até ser um vovô, depois disso nunca mais vou comparecer as urnas.

    ?

    Fernando Stefanes Rivarola Segunda, 14 de fevereiro de 2011, 15h12min

    Vini, de certa maneira estamos fazendo nossa parte discutindo o assunto. Talvez o problema seja não ter voz suficiente para alcançar as multidões. Mudar a forma de pensar e agir seria uma saída, uma luz no fim do túnel, mas como você bem observou vamos ter copa do mundo, olimpíadas, tudo regado a dinheiro público. O ISS também tem razão. Se o povo voltasse para o antigo regime talvez as coisas fossem melhores. Conversando com parentes e amigos que vivenciaram o regime militar fico com a impressão que os tais anos de chumbo só foram ruins para os baderneiros e arruaceiros. parece que não havia "cracolândia", os hospitais atendiam as pessoas, a escola pública era de boa qualidade(disso tenho certeza porque estudei em uma), bandido era tratado como bandido;o exército se ocupava construindo pontes e estradas, podia-se sair a noite para passear nas grandes cidades. Os bandidos eram outros. Nossa presidenta por exemplo andava sequestrando embaixador americano naquela época, supostamente "lutando pela democracia". Sei não, mas gostaria de ter nosso Mubarak de volta!

    I

    ISS Segunda, 14 de fevereiro de 2011, 15h15min

    quanto a "anos de chumbo", tenho comigo que faltaram chumbos.

    ?

    Fernando Stefanes Rivarola Terça, 22 de fevereiro de 2011, 19h58min

    E mais uma vez democracia vai justificar o injustificável. Essa criminosa ex escrivã da polícia que aparece num vídeo sendo despida à força pelos próprios pares, agora quer passar por vítima e ao que tudo indica vai conseguir seu intento. Ela foi presa em flagrante por ter cometido um crime gravíssimo(concussão) e a prova do delito estava dentro das calças. Daí a pergunta: Qual a maneira de descobrir a prova senão despindo a pilantra. A tv está mostrando os fatos como se ela fosse uma coitada. Mentira! Quem assiste o vídeo todo ouve as palavras de baixo calão e as ameaças feitas pela delinquente. Agora a pouco, ouço na tv o presidente da OAB/SP, da qual eu faço parte dizer textualmente que jamais os policiais poderiam ter despido a criminosa; Meu Deus, se não pode tirar a roupa então como descobrir a prova do crime??!! Diz ela que foi constrangida, violentada, ora , violentado foi o povo de SP que teve a má sorte de ter como funcionária pública uma desqualifcada sem vergonha como essa. Mas viva a hipocrisia! Os pseudo chatos de plantão já estão gritando aos quatro ventos que os direitos da criminosa foram violados e certamente no final das contas elaserá até indenizada. Atenção bandidos, larápios, marginais, aqui nesta república de bananas o crime compensa!!

    V

    Vini_1986 Terça, 22 de fevereiro de 2011, 20h53min

    Fernando, concordo plenamente com você!

    Se a TV tivesse dado outro enfoque, as pessoas estariam aplaudindo os policias!

    Vou apenas copiar um trecho do que eu escrevi para uma amiga:

    "O que me irrita é esse protecionismo todo com os bandidos!

    O camarada sequer pode ser algemado porquanto isso fere a dignidade da pessoa humana!!!

    Enfim, não defendo uma conduta agressiva dos policiais, violando os direitos das pessoas a qualquer custo, mas também não acho correto atar as mãos da polícia, dos juízes, promotores, etc., tudo isso com o intuito de proteger vagabundos!

    Acho que deveríamos pensar mais na sociedade, pois na área penal tudo é voltado para a defesa do acusado, mas parece-me que a lei esqueceu das vítimas, ou seja, todos nós..."

    V

    Vini_1986 Terça, 22 de fevereiro de 2011, 20h56min

    Obs: Faltou dizer que a TV manipula as pessoas...

    "Por que pensar se a TV já me dá tudo mastigado?"

    ?

    Fernando Stefanes Rivarola Quarta, 23 de fevereiro de 2011, 11h12min

    É Vini, "a gente tamos ferrado"...rsrsr. Acho que a pior parte disso tudo é ter de assistir, compreender as entrelinhas, saber que se está sendo enganado e não poder fazer absolutamente nada. Esse debate de agora por exemplo, quantos participam, quantos se interessam? Os políticos se preocupam em manter seus currais e com a democracia, que como já disse, se tornou justificativa para todos os males; já o povo, bom, o povo...

    Abraço.

    V

    Vini_1986 Quarta, 23 de fevereiro de 2011, 12h20min

    Fernando, a Copa do Mundo está aí, cara!

    Por que eu iria me preocupar com outra coisa?

    Acho incrível como a TV influencia as pessoas...

    Não faz muito tempo que minha mãe me contou que assistiu a uma reportagem e ficou chocada.

    Em suma (perdoem-me caso eu conte a história de forma errada, mas é essa a essência da coisa), uma mãe levou seu filho ao médico, um bebê, porque este estava mal. Sei lá porquê, a mamadeira deixou uma "marquinha" branca na boca da criança. A médica, extremamente "responsável, afirmou que a mãe havia colocado cocaína na mamadeira do bebê.

    Resumindo mais, a mãe foi presa - claro, jurando que ela nunca faria nenhum ao filho, etc., e foi orientada por sei lá quem a não comentar nada na cadeia, caso contrário ela estaria literalmente ferrada.

    Graças à grande divulgação do caso na imprensa, as presidiárias (esqueci de mencionar que o bebê faleceu) viram a "acusacão de que a mãe havia dado cocaína ao filho e que este havia morrido.

    O que aconteceu?

    As presidiárias espancaram a mãe (vou poupá-los dos detalhes), deixando-a cega e acho que com deficiência auditiva, entre outras coisas.

    O mais "legal" é que depois ficou comprovado que a mãe NÃO tinha dado cocaína ao filho, ou seja, a mãe era inocente...

    Realmente, "a gente tamos ferrado"...

    Abraços!

    B

    Bruno Vinicius Domingo, 10 de abril de 2011, 12h35min

    O que é liberdade para você meu amigo?
    é algo inato do homem? é uma situação conquistada através do tempo?
    é um rio intermitente? é um estilo que nunca vamos alcançar?
    Em economia existe um problema que é a resolção do equilíbrio entre as necessidades ilimitadas e a escassez de recursos para suprir essas necessidades. A liberdade sendo uma necessidade não pode ser conquistada por completa por falta de recursos. é uma forma de exemplificar essa questão. Obrigado.