foi parado em uma blitz e por não estar com o documento(que não chegou ainda pelos correios)IPVA2010, mais estava com o comprovante do banco, meu carro foi aprendido,tive que pagar guincho,patio e tudo mais...isso esta certo sendo que esta tudo pago e comprovado com o bilhete do banco do brasil...

Respostas

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Sábado, 05 de março de 2011, 21h33min

    Rafael,

    Não entendi a sua pergunta.

    Atenciosamente,
    Pádua

    e-mail: [email protected]

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Quarta, 09 de março de 2011, 23h35min Editado

    Olá, Pádua

    Por que os radares fiscalizam* o IPVA? Qual a finalidade disso?

    Obrigado.

    I

    ISS Quinta, 10 de março de 2011, 7h40min

    ....foi parado em uma blitz e por não estar com o documento(que não chegou ainda pelos correios)IPVA2010....Salvo engano, o IPVA em questão refere-se ao exercício (2010), é que estava atrasado, assim estando em outro exercício é possivel que também o licenciamento também estivesse atrasado. O que faltou foi ele postar pelo menos o ultimo digito da placa, e informar o Estado.
    Particularmente fico com: ele estava com IPVA e Licenciamento atrasado.

    M

    Morro do Conselho Quinta, 10 de março de 2011, 8h37min

    Vocês saberia dizer se um veículo sendo conduzido por um motorista não habilitado é apreendido ou só multado?

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Sexta, 11 de março de 2011, 16h50min

    Morro do Conselho!

    Embora não haja previsão de remoção no Artigo 162 Inciso I do CTB, tal é aplicado em alguns locais sob a alegação que para que seja aplicado a penalidade de apreensão, o veículo deve ser removido.

    Esse é o entendimento inclusive da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

    Logo, se for abordado nesse Estado nessa condição, o veículo será removido ao pátio, mesmo que outro condutor habilitado esteja presente.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Sexta, 11 de março de 2011, 16h57min

    Morro do Conselho,

    Ele é apreendido até que seja conduzido por alguém devidamente habilitado.

    Atenciosamente,
    Pádua

    e-mail: [email protected]

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Segunda, 14 de março de 2011, 17h19min

    Fernando e Pádua

    Vocês realmente não visualizaram a minha questão?!

    Obrigado.

    OBS: Sei que ninguém aqui é obrigado a responder, mas quando alguém me dirige uma pergunta, costumo expor meu comentário, e quando não sei, digo: "Desculpe não poder te ajudar."

    Assim, o consulente não perde tempo esperando por uma resposta.

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Segunda, 14 de março de 2011, 23h15min

    Rafael!

    Desculpe por não lhe ter respondido. Não havia notado a sua pergunta dirigida à minha pessoa (postagem de 05/03).

    Desconheço qualquer tipo de fiscalização para averiguação/autuação do IPVA.

    Onde verificou isso?

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Quarta, 16 de março de 2011, 20h51min Editado

    Pois, é, Fernando...

    Infelizmente, ficamos em meio a um mar de dúvidas, quando lemos que o IPVA não gera multa E que eles serão fiscalizados.

    []

    * http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/08/12/rodovias-terao-radares-para-cacar-devedores-de-ipva-em-sao-paulo-757366769.asp

    O site diz, basicamente, o seguinte:
    "O governo Paulista vai apertar a fiscalização aos devedores de IPVA... Os radares serão ligados a uma central de informações do DETRAN. Será possível saber... se o dono não pagou IPVA"

    Agradecido.

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Segunda, 21 de março de 2011, 23h14min

    Continua como tudo estava. O IPVA, portanto, gera multas.
    .
    PÁDUA,

    Não é feio dizer que não sabe... Feio, é dizer "Não entendi a sua pergunta." (05/03/2011 21:33) e depois fugir.

    Atenciosamente.

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Segunda, 21 de março de 2011, 23h17min

    Ninguém sabe, mas o pedágio gera, sim, multas. É alvo de fiscalização.

    L

    Lissandro Sampaio- Porto Alegre/RS Segunda, 21 de março de 2011, 23h35min

    sim o veículo é notificado por não portar o documento de trânsito atual,além de guincho e diaria no depósito. quanto ao radar ele só notifica após a data de vencimento da placa conforme o calendário de escala.

    P

    Pádua (e-mail: [email protected]) Terça, 22 de março de 2011, 8h58min

    Rafael,

    Para um bom entendedor, uma só resposta basta.

    A sua pergunta foi respondida pelo colega Fernando, com uma outra pergunta que, até agora, não foi respondida por você.

    Veja o que ele disse:

    "Desculpe por não lhe ter respondido. Não havia notado a sua pergunta dirigida à minha pessoa (postagem de 05/03).

    Desconheço qualquer tipo de fiscalização para averiguação/autuação do IPVA.

    Onde verificou isso?"

    Eu também tenho o mesmo desconhecimento do Fernando, mas não necessito ficar repetindo respostas de outro colega quando a pergunta é dirigida para ambos e ele respondeu primeiro.

    Atenciosamente,
    Pádua

    e-mail: [email protected]

    I

    Ignotum per ignotius Terça, 22 de março de 2011, 10h12min

    O ipva não tem nada com os detrans e sim com receita estadual, portanto caso haja apreensão caberá recurso administrativo e uma ação contra o agente/autoridade de trânsito. E por falar em agente, o mesmo não pode aplicar apreensão devido a mesma ser uma penalidade. O ctb define que a autoridade de trânsito pode aplicar tanto a medida administrativa quanto a penalidade enquanto o agente somente a medida administrativa. O correto é a autoridade de trânsito somente determinar a apreensão em conjunto com a multa em recurso de 1ª instância.

    I

    Ignotum per ignotius Terça, 22 de março de 2011, 10h19min

    Alguém sabe informar em qual Art. do CTB o DETRAN/RJ se baseia para realizar vistoria anual e cobrar taxa para esse "Serviço"?

    I

    Ignotum per ignotius Terça, 22 de março de 2011, 10h25min

    O ipva não tem nada com os detrans e sim com receita estadual, portanto caso haja apreensão caberá recurso administrativo e uma ação contra o agente/autoridade de trânsito. E por falar em agente, o mesmo não pode aplicar apreensão devido a mesma ser uma penalidade. O ctb define que a autoridade de trânsito pode aplicar tanto a medida administrativa quanto a penalidade enquanto o agente somente a medida administrativa. O correto é a autoridade de trânsito somente determinar a apreensão em conjunto com a multa em recurso de 1ª instância.
    Não confundem IPVA vencido com CRLV vencido que é o enquadramento no Art. 230 inciso "V".

    L

    Lissandro Sampaio- Porto Alegre/RS Terça, 22 de março de 2011, 12h54min

    Toda a vez que você estiver com sua familia ou a trabalho indo a algum lugar e for parado diga que vai chamar seu advogado e ingressar com recurso administrativo e bla,bla ,bla porque você nào quia pagar o IPVA porque sua tese diz que não tem nada a ver o IPVA com a apreesão do veículo que todo mundo tá errado em pagar porque não traz prejuízo nenhum. Rsrsrs!!! cada ideia que aparece.

    F

    Fernando (www.sigarecursos.com.br) Quarta, 23 de março de 2011, 19h03min

    Rafael!

    Tomei conhecimento do teor da reportagem que vc citou(http://oglobo.globo.com/cidades/sp/mat/2009/08/12/rodovias-terao-radares-para-cacar-devedores-de-ipva-em-sao-paulo-757366769.asp). Em seguida, entrei em contato com alguns Policiais Rodoviários do Estado de São Paulo.

    A resposta foi unânime: "nós não abordamos veículos (automóveis ou motocicletas) flagrados pelos novos radares com problemas de IPVA mas sim com o licenciamento irregular".

    A resposta é óbvia: no Estado de São Paulo, o IPVA dos automóveis e motos pode ser pago nos seguintes meses:
    1) integralmente (com desconto) em janeiro;
    2) integralmente, mas sem desconto em fevereiro;
    3) parcelado, nos meses de janeiro, fevereiro e março.

    O calendário de licenciamento desses mesmos veículos é o seguinte (pelo dígito final da placa):
    1 - abril;
    2 - maio;
    3 - junho;
    4 - julho;
    5 e 6 - agosto;
    7 - setembro;
    8 - outubro;
    9 - novembro;
    0 - dezembro.

    Para licenciar nesses meses, os débitos devem estar quitados (multas, IPVA, Seguro Obrigatório, taxa de licenciamento, etc).

    Assim, se o veículo está com o licenciamento vencido, é bem provável que o IPVA e demais encargos também estejam. Logo, uma coisa puxa a outra, dando a impressão que a fiscalização está abordando veículos exclusivamente com o IPVA em atraso.

    Assim, especificamente no Estado de São Paulo, não há fiscalização exclusiva para flagar veículos com débito de IPVA , mas sim com o licenciamento irregular.

    Atenciosamente,

    Fernando

    www.sigarecursos.com.br

    MSN e e-mail: [email protected]

    .

    C

    CamilaK Quinta, 24 de março de 2011, 18h06min

    Lissandro...
    O Phylip está certo em sua narrativa....
    o ipva é um imposto estadual cobrado anualmente, como o proprio nome diz Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.
    o documento de porte obrigatorio é o CRLV, certificado de registro de licenciamento e veiculos.
    uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

    DPVAT: danos pessoais causados por veiculos auto motores de via terrestre.
    CRLV:certificado de registro de licenciamento e veiculos.
    IPVA: imposto sobre a propriedade de veiculos automotores
    CRV: Certificado de registro de veiculo

    R

    RafaeL T. DexteR Suspenso Quarta, 30 de março de 2011, 12h09min

    Pádua

    "até agora, não foi respondida por você"
    - PODES PROVAR TAL ALEGAÇÃO? Pois eu respondi, sim, veja o comentário '16/03/2011 20:51'.

    "não necessito ficar repetindo respostas de outro colega quando a pergunta é dirigida para ambos e ele respondeu primeiro"
    - Eu perguntei aos DOIS, logo, queria visualizar as respostas de AMBOS. Se o Fernando respondeu primeiro ou não, são outros quinhentos.

    Mas tudo bem... Ignore quem pede a SUA ajuda, só responda depois de um ultimato.

    Mesmo assim, agradeço a resposta.
    .
    Fernando

    Obrigado mais uma vez.

    Então é um equívoco das matérias em não explicarem corretamente quanto ao assunto, pois do jeito que está, da a impressão que o IPVA gera multa (pelo menos a meu ver).