NEGLIGÊNCIA PATERNA?
Após a última visita a casa do pai,meu filho relatou que foi para casa do vizinho sozinho e que o cachorro da casa o mordeu na mão,a lesão foi pequena,porém como sou enfermeira sei que mordedura ou arranhadura na mão causada por cão é considerado grave e precisa iniciar vacina,no entanto a orientação que meu filho recebeu do pai e da madrasta era que não me contasse o ocorrido,e logicamente tb não procuraram orientação médica. Posso acusá-lo de negligência? Devo procurar a vara da família ou o conselho tutelar. Fora que acho muito grave meu filho de 6 anos ficar sozinho na casa de vizinhos. Trabalho com crianças vitímas de violência sexual e já acompanhei muitos casos de crianças abusadas por parentes de amiguinhos. O que faço?
Se o seu filho cair da cama, bater a cabeça no chão e ficar um hematoma, será negligencia da sua parte? se o seu filho for picado pelo mosquito da dengue, será negliegencia da sua parte? ou seja qualquer tipo de acidente que ocorra com o seu filho, será entendido que foi por negliegencia? se esse tipo de fato acidental devido a uma pequena mordida de um cachorro, voce ir na justiça para acusar o pai por negligencia, estará dando inicio uma uma guerra judicial, e o maior prejudicado será o seu filho. no seu lugar, deveria apenas ter uma boa conversa com o pai da criança, para que tenha mais cuidados, pois a criança tem apenas 6 anos.
Porém se algo assim acontecer é meu dever socorrê-lo,ou não? Acidentes acontecem a todo instante,sim. Não o culpo pq o cachorro o mordeu,e sim pq não foi socorrido adequadamente,se tivesse me ligado para relatar o acontecido eu teria lhe orientado o que fazer. Todas as vezes que algo acontece com o menino,seja uma queda,uma febre,imediatamente eu ligo ou mando msg informando,pois acho muito importante que ele esteja ao lado da criança num momento desses,afinal independente da separação ainda somos o porto seguro dele.
que bom que voce tem esse pensamento, então pq a vontade de acusa-lo por negligencia na vara da familia ou conselho tutelar? se o pai for realmente negligente, sempre deixando o filho em situações de risco, ai voce realmente deverá comunicar o juiz da vara de familia, e solicitar que o pai tenha somente o direito a visitas assistidas. mas se essa mordida do cachorro foi uma caso isolado, o pai é um bom pai. penso que voce não deveria fazer nada, além de conversar diretamente com o pai.
Viviane, eu como mãe penso q. se o pai e a madrasta estivessem bem intencionados e cuidadosos, não pediriam ao seu filho para q. não contasse o acidente!
Acidentes sim, ocorrem nos 2 lados, e sem previsões, as consequências, e modos como são tratados revelam, o verdadeiro caráter de quem está lidando com eles.
Acho q. o fato de pedirem a ele p/ esconder de vc, não é boa coisa! E com isso espere q. em reincidência, não haverá confiança de sua parte qto as medidas q. devem ser tomadas e se foram tomadas!
Concordo com o FJ Brasil sobre a conversa direta com o pai e não apenas já pensar em acusá-lo formalmente por um acidente que ocorre facilmente entre crianças mesmo "muito bem" cuidadas. Mas também concordo que o pedido para que o caso fosse omitido não é interessante para a formação do caráter da criança. por isso uma conversa civilizada seria 100% apropriada. Boa sorte.
" independente da separação ainda somos o porto seguro dele" veja como isso é ótimo, uma mãe que realmente tem bom senso e se preocupa muito com o desenvolvimento do filho" levar tudo a ferro e fogo, usar o poder judiciario para picuinhas, no qual o desgaste entre as partes é enorme, e principalmente afeta diretamente a criança que não tem nada a ver com isso. discordo 100% da mrs. alves, e o Eduque, entendeu o sentido da situação, porem vale ressaltar que pai e mãe tambem erram, e nem todos conseguem ser psicologos o tempo todo, pensando na formação do carater do filho, e muitos até mesmo sendo errado, preferem omitir tais acontecimentos, justamente para não ter discussões com o outro genitor. com as poucas palavras, da vivane, ficou claro que ela é uma ótima mãe, e o pai errou, mas é o pai do filho dela. Parabéns viviane! seria ótimo se todas as mães separadas tivessem o seu bom senso!