Pai que nunca quis saber do filho!!! Me ajudem...
Olá, tenho um filho de 5 anos, fiquei com o pai biologico dele até ele completar 1 ano depois disso nós separamos nunca fomos casados, ele nunca se enteressou pelo filho nem quando estavamos juntos não queria nem pagar nada pro filho dele desde quando nasceu, um mes antes de meu filho completar 2 anos conheci meu namorado atual, como meu filho era pequeno e o pai biologico não ia ver ele nem se importava meu namorado passou a ser o pai dele definitivamente, pro meu filho não existe outro pai a não ser meu namorado o qual moramos juntos hoje, depois de todo este tempo ele quer pegar um advogado pra ver meu filho, mas depois de tanto tempo ele quer isso agora? que amor é este? só se ama um filho depois dos 5 anos? como devo proceder? ele nunca procurou pelo meu filho nem pagou pensão. Não sei o porque ele quer fazer isso agora, sei que ele não quer saber nem um pouco do meu filho, estamos tão bem sem ele, hoje meu filho tem um pai maravilhoso que ele ama muito, pra que estragar isso. Preciso de ajuda o que posso fazer?
se o filho é registrado com o nome do pai biologico, e hoje ele tem esse interesse de estar perto da criança, dificilmente o seu atual namorado irá obter sucesso na adoção unilateral, alegando abandono afetivo. é quase que 99% que o juiz irá regulamentar as visitas do pai biologico, mesmo que seja visitas acompanhada ou assistidas, para que pai e filho possam se conhecer e criar uma relação afetiva.!
a adoção é o seu atual marido que deve solicitar judicialmente, porem o pai biologico será citado no processo, ou seja se ele não concordar, dificilmente o seu marido irá conseguir a adoção unilateral, pois a criança só tem 5 anos, o juiz provavelmente irá entender que o pai tem o direito de conquistar o filho afetivamente. se o pai quer ver o filho agora, é 100% que ele consiga com a regulamentação de visitas.
o pai não deve nada, ou seja, não existe atrasados. pois até agora não teve nenhuma decisão judicial, a pensão só poderá ser cobrado depois da decisão do juiz. no seu caso, seu marido deve tentar a adoção, e voces provarem que o pai biologico nunca foi prensente, nunca procurou saber do filho e não tem nenhuma relação afetiva com a criança, é dificil, mas vale a pena tentar. tudo irá depender do juiz e do MP.
Sei que o pai biologico tem direitos, mas que pai é esse que só quer saber do filho depois de tanto tempo? Confio na justiça, mas como um juiz poderá permitir isso, como vai ficar meu filho neste caso, a confusão que acontecerá na sua cabeça!!! Queria poder evitar isso, amo meu filho mais que tudo nessa vida!!!
Bruna, entendo voce, eu particularmente passei por situação muito semelhante a sua, infelizmente quem sofre com toda essa situação são os nossos filhos. mas entenda, ele é o pai biologico e registral, existem leis e cabe ao juiz executa-las, a menos que voce prove que esse pai tenha alguma pena criminal acima de 2 anos, seja traficante ou usuario de drogas. caso contrario, é quase certo que ele irá conseguir o direito de visitas, como voce tambem poderá entrar com ação solicitando a pensão para o seu filho.
ALGUÉM PODE ME AJUDARR?tenho um filho de 3 anos de uma relação conturbada que cuminou em mª da penha e medidas protetivas. o pai não paga pensão nem tão pouco procura o filho a quase 2 anos, a 2 anos me casei legalmente e o meu marido é apaixonado pelo meu filho, vivemos juntos a 2 anos e meio desde que meu filho tinha 4 meses, inclusive meu marido fez uma declaração de dependencia economica para que o menor tivesse plano de saude e outros beneficios da empresa onde meu marido trabalha, eu tbm trabalho com carteira assinada, temos uma vida estavel. o pai da criança é autonomo e alega que não pode pagar pensão pois ja tem mais 2 filhos de outros 2 relacionamentos. minha duvida: para meu filho o pai biologico nem existe pois o mesmo nunca participou da vida dele material ou afetivamente, o bebe chama meu marido de papai, o reconhece como pai e o ama muito, POSSO DAR ENTRADA NUMA AÇÃO DE DESTITUIÇÃO DE PATRIO PADER E ADOÇÃO UNILATERAL? provavelmente o pai iologico não aceite apenas para "incomodar" pois não tem interesse na formação moral do filho.