clt flex com direitos autorais

Há 15 anos ·
Link

Uma montadora de Sao Bernardo do Campo, terceiriza parte da area de informatica para uma empresa "Laranja". Esta, por sua vez, exige que os trabalhadores que se reportam a montadora, emitam NF. Os trabalhadores fazem parte do quadro de funcionarios da montadora, mas para terem seu emprego, emitem NF para a empresa Laranja. Para despistar a fiscalizacao, a empresa Laranja, esta alterando o esquema de NF, e exigindo que os analistas sejam CLT FLEX com direitos autorais. Ou seja, ao inves de emitirem NF, serao registrados em carteira, porem da seguinte forma: Exemplo de NF de R$ 4.000,00 - Em carteira sao registrados R$ 900,00 e o restante R$ 3.100,00 sao pagos como direitos autorais. 1) Isso juridicamente despista a fiscalizacao ? 2) Os trabalhadores nao tem direito algum de ferias, horas extras, PLR, reajuste, etc. Caberia uma acao contra a montadora, ou precisaria ser contra a empresa Laranja ?

obrigada, desde ja agradeco atencao. Alessandra Santos,

3 Respostas
Imagem de perfil de Noélia Sampaio
Noélia Sampaio
Há 15 anos ·
Link

Desconheço este regime de CLT flex, porém tenha certeza de uma coisa, isso que estão fazendo é uma fraude, no intuito de sonegar impostos e seus direitos trabalhistas. Sendo denunciado, sem dúvidas, voce receberá na integra os direitos trabalhistas, bem como os envolvidos serão penalizados, pois trata-se de crime. Espero ter contribuído.

Daniel Vasconcelos
Advertido
Há 15 anos ·
Link

CLT FLEX e mais uma forma de forjar as leis...

Imagem de perfil de Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Maria da Glória Perez Delgado Sanches
Há 15 anos ·
Link

Para constar:

    Art. 9º da CLT: Serão nulos de pleno direito os atos praticados com o objetivo de desvirtuar, impedir ou fraudar a aplicação dos preceitos contidos na presente Consolidação.

Significa que qualquer ato dirigido à não aplicação da CLT, por meio de fraude, desvirtuamento ou impedimento, é nulo.

Basta que se comprove a presença dos requisitos do contrato de trabalho: a pessoalidade, a onerosidade, a continuidade, a exclusividade e a subordinação.

Preenchidos tais requisitos, o empregador deverá ser condenado a pagar ao empregado todos os direitos relativos aos últimos cinco anos anteriores à propositura da reclamação trabalhista (que pode ser proposta antes de completados dois anos após o desligamento da empresa).

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos