Parente querendo me processar
Prezados senhores Por favor me ajudem. Tenho uma casa com a escritura no meu nome. Meu irmao mais velho esta querendo a casa porque foi o meu pai que comprou. Mas no ato da compra eu paguei a metade do valor e por esse motivo meu pai acabou deixando a escritura no meu nome. Agora o meu irmao quer de qualquer jeito se apossar da casa e disse que vai entrar na justica. Pelo jeito ele vai falar na justica que eu fiz a cabeca do meu pai para deixar a escritura no meu nome. Meu pai nao deixou nenhum testamento. Sera que se me irmao entrar na justica vou perder a casa por ele ser o filho mais velho ou por algum outro motivo? E mais, ele me perturba todos os dias e ja nao estou mais aguentando.
Por favor gostaria de receber alguma luz. Grato pela atencao
Estou respondendo por sensibilidade, um advogado membro deste forum irá lhe auxiliar melhor, pois sou apenas participante deste esclarecedor recinto de dúvidas. Jamais poderá ser feito nada, se a casa é sua por escritura. Porém, se o Sr. seu pai aparecer como dono em conjunto a você nesta escritura de compra e venda, seu irmão poderá pleitear a parte dele que lhe cabe na justiça. De resto, será uma briga de família. Acalme-se, por favor.
Sérgio Carlos
Sr. Sergio Carlos
Muito obrigado pela mensagem. Na escritura consta somente o meu nome. Fiquei aliviado por saber que nao perderei a casa. O que me irrita agora e que ele esta me incomodando muito. Meu irmao nao deu sinal de vida durante 30 anos e aparece do nada falando para entregar a casa. Ele nunca se preocupou com a familia. Ele fala alto, ou melhor, grita para toda vizinhanca escutar. Me chama de ladrao e que eu estava tirando os direitos dele. Se tivesse algum jeito de afasta-lo da minha vida seria bom.
Agradeco muito pela atencao!
O fato de ter relação consanguínea não torna uma pessoa a mais correta,mais justa, mais digna. Nem obriga a quem quer que seja a amá-la ou suportá-la. Muitas vezes vemos pessoas usando da relação familiar para atormentar o parente. Voce pode, por exemplo, registrar uma queixa de injúria e calúnia. O resultado numa condenação, caso seu irmão seja primário, será, provavelmente, o pagamento de cestas básicas (transação). Todavia, eu acho MAIS EFICAZ uma ação de reparação de danos morais, pelo crime de injúria, com grave ofensa pública à honra (voce precisará de testemunhas). Até porque o que move esse seu irmão é a ganância. Sentir no bolso dói mais em pessoas assim. Acho que essa medida (ou as duas) o deixarão livre desse irmãozinho. Cabeça fria e ações inteligentes. Boa sorte.