RESGATE DE CHEQUE DEVOLVIDO MOTIVO 12
Bom dia! Em 2008 tive um cheque devolvido por motivo 12 e agora quero resgatá-lo. Já procurei a pessoa para quem passei e a mesma repassou o cheque para terceiros e não conseguimos localizar com quem se encontra. A pessoa para quem eu passei o cheque propos que eu vá ao banco, procure algum papel (tipo declaração) para que ela assine como que tivesse recebido o cheque. Gostaria de saber como isso funciona, se essa informaçao procede e como devo agir, pois preciso resgatar esse cheque com a máxima urgencia, devido à venda de um imóvel que está em negociaçao na CEF e sem isso resolvido nao consigo realizar a venda do mesmo, pois meu nome se encontra no SERASA. Obrigada.
Éri.La, esse procedimento implica em ilicitude, pois a pessoa que trocou o cheque para o primeiro credor tentou e não conseguiu haver a importância. Está de posse do seu cheque e sem o valor correspondente. Em tese, estaria sendo ludibriado. Além disso, o portador desse cheque pode protestá-lo, gerando outros contratempos para voce. Aliás, isso pode estar acontecendo. Voce precisa verificar se o cheque está ou não protestado em cartório. Sugiro que, a partir das informações constantes do registro no SERASA voce procure o banco/agência que incluiu seu nome. Essa agência bancária poderá localizar o portador (que é seu cliente), e, chamando-o, viabilizar a operação de troca.
Eu pedi a microfilmagem deste cheque no meu banco mas o mesmo nao o localizou. Estou sem saber como proceder, visto que o tempo está passando e preciso resolver esta pendencia para vender meu apartamento. Na verdade já está vendido, o novo proprietário já está aguardando a liberação da CEF e eu agora não sei como agir, estou com receio de não conseguir resolver este problema. Obrigada.
Os bancos somente fazem microfilme de cheques que tenham sido compensados normalmente, ou seja, aqueles que tenham sido efetivamente debitados nas contas -o que não ocorreu com o seu, pois foi devolvido. A sua agência tem registro de qual banco/agência fez a apresentação, nos relatórios de cheques devolvidos/compensados das datas de devolução. Com um pouquinho de boa vontade, o seu gerente pode ajudá-lo a descobrir onde buscar a localização do portador do cheque. Ou, como já disse, através das informações do SERASA.