Companheiro tem direito a herança?

Há 15 anos ·
Link

Meu avô e minha avó tinham um apt em Pilares, minha avó morreu em ago 2008 e minha mãe e meu padastro foram morar lá com meu avô, depois disso, minha mãe faleceu em nov 2009 e meu avô faleceu em jan 2010. Então, eu e meu irmão ficamos com 25% cada um e meu tio com 50% do imóvel. Meu padastro tem direito a parte desse imóvel?

Atente para o seguinte: O apê nem chegou a ficar para minha mãe pq ela faleceu antes do meu avô e depois que meu avô morreu quem ficou com o apê fui eu, meu tio e Diego. Ele nem chegou a ser da minha mãe. Meu padastro morou lá por cerca de 2 anos e meio.

Agora ele diz que tem direito a parte do bem é verdade?

5 Respostas
Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Ele nao tem nenhum direito sobre o imovel. So teria direito se fosse casado no civil e em comunhao total de bens. Como eh uniao estavel, a lei preve que esse tipo de uniao figura o mesmo que casamento em comunhao parcial de bens e nesse regime os bens de heranca e doacao nao se comunicam.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Eles não fizeram nenhum documento que registre a união estável, mas ele recebe pensão dela da Prefeitura.

Maria Tereza Adv.
Advertido
Há 15 anos ·
Link

Direito a pensao por morte ele tem, e tambem tem direito a metade dos bens adquiridos APOS a uniao deles, e comprados com a renda do trabalho de um ou de ambos, por exemplo se eles compram um carro de 20.000,00 , 50% eh de heranca da sua mae, ou seja eh de vcs, os filhos e a outra metade eh dele. Os bens vindos de HERANCA ou DOACAO nao se comunicam, por isso ele nao tem direito a essa casa,. Voce como herdeira, pode dar abertura no inventario. Caso ele nao queira sair da casa por livre e espontanea vontade vc pode solicitar judicialmente que ele saia da casa.

S.D.W.
Há 15 anos ·
Link

Prezada Renata, A resposta proferida por Rosa Albuquerque está absolutamente correta. Como herdeiros, vocês podem dar início ao inventário. Sugiro que procure, o quanto antes, um Escritório de Advocacia.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

O inventário já está aberto desde 2010. Acredito que já tenha sido aprovado pela justiça, mas ainda não assinamos a escRITURA. Agradeço imensamente o retorno.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos