"EMPRESTIMO" DE NOME PARA COMPRA DE CARRO

Há 14 anos ·
Link

Caros Colegas,

Fui procurado este semana por uma pessoa que comprou um automóvel financiado para um amigo, ou seja "emprestou" o nome para compra. Ocorre que a pessoa para quem ele emprestou o nome não vem pagando as prestações do veículo, e se não bastasse ele também recebeu algumas multas do Detran.

Muito bem, tenho algumas dúvidas sobre como proceder.

1 - Ele pode exigir o veículo e vender ou quitar as dívidas?

2 - Pode haver a substituição do polo passivo no contato frente a financeira?

3 - ele pode quitar a divida e depois comprar o verdadeiro devedor? qual ação seria?

4 - caso ele queria pegar o carro que esta em seu nome e o outro se recuse a entregar ele pode pedir força policial?

5 - E por fim como ele faz para regularizar sua situação frente ao detran com respeito as multas já que não era ele que guiava o carro no momento das infrações?

agradeço toda ajuda, visto não ser minha area, mas gostaria de ajudar esta pessoa. Obrigado.

4 Respostas
Cristina SP Original - No FAKE
Há 14 anos ·
Link

Caso complicado em Dr.

Primeiro já começou tudo errado, mas ... Estamos aqui pra isso.

Ele pode quitar o débito para evitar a busca e apreensão do veículo, e em seguida entrar com a reintegração de posse, uma vez que o bem móvel lhe pertence.

E o faça o mais breve possível, pois as financeiras (tenho amigos na área) são rápidas no gatilho, com 30 dias já pedem a busca do bem.

Com relação ao Detran, ele pode pedir ao AMIGO que lhe forneça a cópia da CNH para que sejam lançadas em sua habilitação as infrações. Agora as que já foram lançadas, não sei lhe informar, talvez um despachante possa solucionar.

Com relação a sua dúvida de substituição do pólo passivo, bom, se o rapaz já fez o financiamento no nome de TERCEIRO é porque não conseguiu financiar em nome próprio, certo ?

Boa Sorte.

Autor da pergunta
Advertido
Há 14 anos ·
Link

Obrigado dra. Cristina, ajudou sim. O casinho é bem complexo mesmo. Quanto as multas pensei que talvez seria interessante ele provar que não estava guiando o veículo, e que portanto o outro que deviria ser responsabilizado por elas.

grato

Cristiane79
Há 14 anos ·
Link

Boa Tarde! O meu caso é pior que esse, eu tinha uma Micro Empresa aberta em 2001 más que por motivos financeiros estava inativa(sem restrições nenhuma)meu esposo era funcionário do irmão, que pediu para usar a ME até resolver uns problemas de imposto da empresa dele.meu esposo me convenceu e emprestamos,em seguida ele falou que precisava abrir uma conta jurídica,na verdade eu não entendia nada pois abrimos a ME porquê tinha que ter N.F eu tinha 20 anos em 2001 meu esposo que já era comerciante 15 anos + que eu.Voltando ao início, Depois da conta aberta,veio O financiamento de um carro eu não tinha nem trabalho de sair de casa ele já mandava os documentos prontinhos pelo meu esposo sem se quer perguntar se podia,más meu esposo confiando ou com medo de perder o emprego me convencia... Até que um dia eu fui comprar um jogo de sofá e acusou 2 cheques sem fundo,enchi o saco do meu esposo que falou com o outro ,ele falou não,não se preocupe eu vou pegar o cheque ela leva no banco e já era!(meu nome né?)acredita que ele abriu outra empresa, no nome do meu esposo e eu só fiquei sabendo pq chegou cartinha de banco?ele falou que o irmão prometeu uma casa pra ele,que ele era seu braço direito tanto chaveco, que ia deixar nosso nome limpo.o que aconteceu brigamos meu esposo perdeu o emprego,estamos com nome sujo,o carro 5 parcelas em atraso e ele pagando como quer,recebo cobrança o tempo todo, pedí busca e apreensão e até agora nada o jurídico negocia com ele quando ele se esconde me ligam, e eu já falei manda ordem de busca e apreensão pois eu não tenho dívidas minhas só as dele em 2009 eu transferí a ME para nome dele e da esposa más ele tinha feito empréstimos e não pagou, aí ainda consta meu nome não ganhamos nada de dinheiro nesse rolo!Foi burrice nossa cair nessa...agora com nosso nome sujo, ele já está usando o nome da filha que fez 19 anos.nova empresa novos empréstimos, tenho como provar tudo, testemunhas são várias...e quero por favor que me falem quais os nossos direitos isso é estelionato?ele tem bens!$$$ nós pagamos aluguel e andamos de ônibus...Sim agora deu um carro 0km p/filha sem ter pago o que está em meu nome!(no meu é uma Montana 2008 pelo Itaú leasing)tenho 3 filhos, e não posso fazer um crediário por causa desse pilantra já me deu vontade de tacar fogo no carro de tanta raiva, pois ele promete pagar tudo e nada... ainda acha ruim, quando ligamos na empresa dele cobrando...a empresa dele é conhecida na praça, ameacei detonar ele na televisão,ele teve a cara de pau de falar que eu estava fazendo chantagem. ME AJUDEM POR FAVOR! O QUE POSSO FAZER?

Cristiane79
Há 14 anos ·
Link

Sim,no meu caso parece que busca e apreensão não existe, pois desde 2009 ele vem pagando no jurídico com 5 parcelas em atraso! mês passado, me ligaram cobrando a parcela do mês 10/2010. Quem cobra é a Mônaco advogados.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos