Prefeitura pode desapropriar terreno que tem imposto pago em dia pelo proprietário?

Há 15 anos ·
Link

Boa tarde,

Por gentileza, gostaria de uma orientação a respeito de um terreno que minha mãe herdou do pai dela, há mais de 30 anos. Esse terreno está na zona rural da Paraíba, está cercado e, é cuidado por uma tia que mora lá perto, só não há nada construído nele.Tem documentos que provam que pertence a minha mãe, e o imposto está em dia. Acontece que funcionários da prefeitura, entraram no terreno sem permissão,e sem comunicar,tiraram fotos, mediram,e segundo minha tia que procurou saber do que se tratava, o próprio prefeito disse, que escolheu o local para fazer uma escola,que não precisa de todo terreno só uma parte dele, e que não pode escolher outro local, pois é uma ordem do Governo Federal.Nada nos foi comunicado,e gostaria de saber se isso não é invasão e abuso de poder, e se ele pode exigir na justiça desapropriação uma vez que não tem nada construído? Nós moramos no Rio de Janeiro, minha mãe é doente, tem problemas psiquiátricos,o terreno é o único bem que ela tem em seu nome, tenho como provar isso, mas mesmo assim, a justiça pode dar razão a prefeitura e nos obrigar a vender a qualquer preço, por se tratar de obra pública? O que devemos fazer para impedir?

Por favor nos orientem, pois estamos aflitos com essa situação.

Desde já, agradeço a atenção.

6 Respostas
GLC
Há 15 anos ·
Link

Desapropriação é o ato pelo qual o Poder Público, mediante prévio procedimento e indenização justa, em razão de uma necessidade ou utilidade pública, ou ainda diante do interesse social, despoja alguém de sua propriedade e a toma para si, portanto a Prefeitura terá que fazer a indenização.

.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Boa noite,

Doutor(a) GLC, muito obrigada por seus esclarecimentos,mas tenho uma outra dúvida, e se nós não concordarmos com o valor da indenização, é possível recorrer? Toda a família da minha mãe mora em volta, meu avô deixou tudo dividido para os filhos, e só minha mãe, não construiu lá.Existem outros terrenos que estão vazios, mas a Prefeitura só quer utilizar o dela.O problema também, é o valor sentimental pela terra, minha mãe não quer se desfazer dela.Adiantaria construir alguma coisa lá, para evitar a desapropriação? Isso leva em média quanto tempo?

Desde já,agradeço a atenção novamente.

Autor da pergunta
Há 15 anos ·
Link

Mensagem duplicada

GLC
Há 15 anos ·
Link

Antes de tudo sou do sexo masculino. Respondendo a sua pergunta: Não. A primeira etapa para a desapropriação de um imóvel é a edição de um decreto do Poder Executivo, publicado no Diário Oficial, declarando a área de utilidade ou necessidade pública para fins de desapropriação. Na sequência, o representante do Poder Público encaminha uma carta convocando o proprietário do imóvel para tentativa de acordo ou entra em juízo com ação de desapropriação. Espero ter ajudado

Autor da pergunta
Há 14 anos ·
Link

Boa tarde

Dr. GLC ,muito obrigada por sua ajuda, e desculpe-me, pois não quis ofendê-lo, ao começar minha pergunta, coloquei os parênteses por não conseguir identificá-lo, por sua iniciais.

Foi de grande ajuda suas informações, ao menos fico tranquila em saber que a desapropriação só ocorrerá mediante ato público,e conhecimento da justiça, pois nosso receio, era que eles apenas se instalassem no local, e minha mãe, perdesse seu direito.

Agradeço a atenção, e o tempo aqui prestado pelo senhor.

Att, Adriana

GLC
Há 14 anos ·
Link

Nada de desculpa, pois na realidade não saberia se era homem ou mulher. Abraços.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos