Tenho uma amiga que é curadora do irmão, ele é esquizofrenico. A mãe dela abdicou desta curatela e passou a responsabilidade para ela. Ela tem 10 anos de posse desta curatela. Nunca houve problema algum. Só que ela fez um empréstimo no banco e n foi em beneficio do curatelado, e n pediu autorização ao Juiz. Agora o irmão dela deu queixa e tá na justiça e pediu a curatela para ele. Alegando que o emprestimo n foi em beneficio do curatelado. A audiência ocorrerá na semana que vem. E aconteceu que o curatelado está internado em estado grave, devido a um infarto. AGORA EU PERGUNTO AO SENHOR: O QUE OCORRERÁ? ELA PERDERÁ ESTÁ CURATELA POR ALGUM DESTES MOTIVOS? FICAREI MUITO GRATO POR SUA RESPOSTA. BOA NOITE!

Respostas

    J

    Julianna Sábado, 26 de março de 2011, 1h09min

    Pois é, isso é motivo pra perfer sim a curatela.
    Isso q ela fez eh crime, usou de ma fe, aproveitou da situaçao em benefício proprio.
    Alem de.responder processo criminal, pode ser condenada a devolucao do valor total emprestado, aquele valor final da soma de todas as parcelas.
    Eh perigoso o infarto dele cair nas costas dela, como resultado pelo impacto e estresse emocional sofrido por ele apos a descoberta do golpe.
    Diga a sua amiga pra arranjar um bom advogado.
    O juiz vai tirar dela a curatela e sr ninguem se habilitar ele mesmo determina alguem.
    Abraco**

    ?

    Tuquinha Segunda, 28 de março de 2011, 0h50min

    BOA NOITE DRA.

    Tô com um caso praticamente igual a este.
    SOU CURADORA DE MEU IRMÃO A 9 ANOS. FIZ UM EMPRESTIMO PARA A COMPRA DE UMA CASA, ONDE MORA EU E MEU IRMÃO, ELE TEM PROBLEMAS MENTAIS IRREVERSSIVEIS. SÓ QUE NÃO PEDI AUTORIZAÇÃO PARA FAZER O TAL EMPRESTIMO, MAS O EMPRESTIMO FOI FEITO ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE PARA ISSO.
    EFETUEI A COMPRA NA MÃO DE OUTRO IRMÃO. TENHO CONTRATO, EXTRATO E TUDO MAIS. SÓ QUE ELE MOVEU UMA AÇÃO ALEGANDO SOBRE O EMPRESTIMO, E QUANDO COMPREI A CASA ELE ME APOIOU E TD MAIS A REALIZAR ESTE EMPRESTIMO.
    AGORA MEU IRMÃO (CURATELADO) ESTÁ INTERNADO EM ESTADO GRAVE E A AUDIÊNCIA SERÁ NO DIA 01-03-2011.

    ELE ESTÁ ALEGANDO QUE FIZ O EMPRESTIMO PARA BENEFÍCIO PRÓPRIO.
    TENHO TESTEMUNHAS QUE SÃO OS OUTROS IRMÃOS.

    DRA. CORRO O RISCO DE PERDER ESTÁ CURATELA? E SEU EU PERDER TEREI QUE PAGAR A DÍVIDA?
    TENHO SÓ MAIS UMA DÚVIDA. CASA O MEU IRMÃO VENHA A FALECER TEREI DIREITO A APOSENTADORIA (NUNCA TRABALHEI E SEMPRE SOBREVIVE EM FUNÇÃO DELE, AOS SEUS CUIDADOS)?

    J

    Julianna Segunda, 28 de março de 2011, 1h51min

    boa noite...

    se vc colocou o imovel em nome do seu irmao com usufruto seu, otimo. ponto pra vc.
    agora, se a casa esta em seu nome.......problemas a vista.
    vc tera q convencer o juiz a sua boa intençao, q aos olhos da justiça nem foi tao boa assim, uma vez q a casa estando em seu nome nao sera tao facil....
    qto a receber pensao por morte nao existe essa possibilidade, uma vez q era ele seu dependente e nao o contrario. alem de q pensao por morte so para conjuges e filhos.
    procure um advogado para te representar nesta açao amanha mesmo.
    boa sorte**