Falência de Empresa e baixa na CTPS

Há 14 anos ·
Link

Pessoal, tenho um conhecido que está passando pela seguinte situação: A empresa onde ele trabalha está muito próximo da falência, e existem boatos de que o proprietário poderá sumir/desaparecer a qualquer momento. Tenho as seguintes dúvidas de como ele deve proceder caso isso ocorra.

1 - Como poderá dar baixa da carteira de trabalho, se a empresa fechar sem fazer a rescisão do funcionário. Quem ele deve procurar ??

2 - Ficará ele inabilitado de conseguir outro empregado com carteira assinada enquanto legalmente a CTPS dele não possuir a rescisão da empresa que o dono desapareceu??

3 - Quanto tempo em média demora para que judicialmente essa baixa na CTPS seja realizada?

4 - Ao consultar o extrato da CAIXA, ficou sabendo que o empregador não recolheu nenhum FGTS até o momento. A empresa falindo, existe a possibilidade de judicialmente recuperar o valor do FGTS que é de direito do empregado? Como proceder?

Agradeço a ajuda, Juliano

1 Resposta
Amauri_Alves
Há 14 anos ·
Link

Se a empresa sumir ele ajuiza reclamação trabalhista e o juiz pode determinar que a secretaria da Vara proceda às anotações.

Se o pedido for só esse e a empresa não se manifestar pode ser que não demore muito, mas não há como prever o "prazo" de uma ação.

A pessoa pode ter, sei lá, 20 contratos de trabalho em aberto na carteira, isso não obsta EM NADA a obtenção de outro emprego. O que uma coisa tem a ver com a outra? O empregado trabalha em quantas empresas quiser.

Quanto ao FGTS o empregado poderá pleitear isso na ação de anotação. Se a empresa "apresentar" falência (juridicamente falando) e o trabalhador for vitorioso na ação, o crédito que tem direito será habilitado no processo de falência.

Esta pergunta foi fechada
Há 11 anos
Fazer pergunta semelhante

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Faça sua pergunta Pergunte à maior rede jurídica do Brasil!. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos