Fazendo uma pesquisa no INSS verifiquei que no período de 25/06/1997 a 19/02/1999 não existe contribuição registrada no meu NIT. Fui orientada pelo funcionário da Previdência a solicitar uma série de documentos para a Empresa em que trabalhei na época. O dono da empresa me respondeu que a folha de pagamento na época era feita por uma assessoria e que os documentos não existem mais pois, como já se passaram 10 anos, foram queimados. Levei ao INSS cópias de comprovantes de pagamento que resgatei de um processo que foi aberto contra a empresa na época, minha carteira profissional, a rescisão do contrato, mas o INSS informou que nada disso serviria. Isso é correto? Como deverei fazer agora para regularizar o cadastro da Previdência? Daqui a 1 ano posso solicitar minha aposentadoria. Se essas contribuições não forem atualizadas perderei 20 meses.

Respostas

    S

    Sandra Helena Quarta, 07 de janeiro de 2015, 15h02min

    D Almeida, boa tarde. Peguei o meu CNIS numa agência da previdência. Estão faltando várias contribuições. No acerto de vínculos e contribuições teque que acertar só as de 1994 (base para aposentadoria por tempo de serviço) para cá, ou tenho que acertar todas? Desde 1978, quando comecei a trabalhar?

    J

    JOSE ANTONIO DA SILVA FERREIRA Domingo, 16 de agosto de 2015, 16h40min

    Todos esses casos relacionados acima são comuns junto ao INSS. Porém, felizmente, quando o INSS não atende as necessidades do cidadão,quer seja na admissão do vínculo, ou na falta de contribuições, mesmo vinculado, é necessário, e tem sido assim, acionar o judiciário. Este tem entendido de forma pacifica todos esses questionamentos.

    Artur Bolonhês

    Artur Bolonhês Segunda, 03 de outubro de 2016, 17h36min

    O INSS ( Previdência Social) deveria fiscalizar decentemente as empresas quanto ao repasse de contribuições descontadas dos empregados, ficam jogando a responsabilidade para o funcionário (empregado) que acaba pagando pela inércia do Empregador ou da própria Previdência !